Mercado de trabalho JAVA: Experiência X Conhecimento!

Estou na etapa final de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, me dedicando ao estudo de JAVA, com cursos complementares pagos, certificados etc.

Minha preocupação é: Hoje tenho 34 anos, 2 filhos e casado, e minha experiencia profissional girou em torno da área comercial/vendas. Nada de experiência prática na área de desenvolvimento.

Gostaria de ouvir os amigos… Se eu buscar uma especialização, certificação, MBA para adquirir conhecimento posso ter boas oportunidades de iniciar na carreira um pouco melhor?

Tipo, se eu resolver estagiar ou trabalhar como Jr vou ter que reduzir minha renda atual.

Qual a opinião de vocês em relação a esse mercado de Java. Vale a pena investir dessa maneira em conhecimento?

Continue girando em torno da área comercial e se aproximando do pessoal de tecnologia. Tente colher frutos do que conquistou nessa área, ou seja, além da experiencia com o Negócio, ter contatos pra te indicar pela confiança conquistada. Assim fica mais fácil sua entrada, não despreze o passado.

1 curtida

Trabalho na área administrativa de um empresa, mas muito próximo à galera de TI. Cada dia que passa, sou mais e mais notado pelas minhas aptidões que adquiri em desenvolvimento.
Assim como o @javaflex disse, procure ser notado por quem pode lhe dar uma oportunidade, tenha projetos prontos para apresentar na hora certa.

1 curtida

Área de vendas paga mais que programacao Java. Mas se mesmo assim quiser seguir em frente, entenda que certificação, MBA não vai ajudar conseguir emprego no mercado Java. Pra isso foque em aprender frameworks e como desenvolver apps CRUD.

É sempre complicado fazer transições na carreira, ainda mais se você pretende fazer isso e continuar trabalhando “pros outros”.
Mesmo em áreas próximas, como TI e SI é complicado, quanto mais sair de áreas administrativas, comerciais e ir para outro rumo.
Seria mais fácil deixar de ser empregado e tornar-se profissional liberal (médico, advogado, etc).
De qualquer maneira, você precisa definir o seu foco, entender que não terá (possivelmente) um salário compatível com o que ganha atualmente, salvo se alguma empresa (a sua, por exemplo) apostar em ti.

A área de vendas é imensa, hippies são vendedores (!) e há vendedores de coisas muito valiosas. Tem quem precise vender milhares de coisas por dia/semana/mês para que a comissão valha a pena e tem quem possa vender apenas um ou dois itens/serviços por ano.

Eu apostaria em desenvolver projetos pessoais, montar um portfólio e ter cartas na manga para comprovar o conhecimento nisto ou naquilo.