Mercado de trabalho para o programador JAVA

Olá pessoal, sou novo´na área e gostaria de algumas informações sobre o java, atualmente eu trabalho com o php e delphi porém o mercado de trabalho não é nada bom pra quem trabalha com essas linguagens, entretanto, tenho ouvido dizer que o mercado pra java é muito bom. Mas qual parte do java eu deveria aprender e me dedicar? trabalhar com páginas jsp no tomcat ou em desktop? quais os bancos de dados mais usados?

Desde já peço desculpas pela falta de informação sobre o assunto e agradeço a todos que puderem me dar uma diretriz, []'s.

Direcione o foco para web (JSP, Servlets, Hibernate, JPA, JSF, Struts, Spring) com banco de dados Oracle.

Olá marceloplis, obrigado pela resposta. Onde eu posso encontrar um turorial do zero pra quem nunca trabalhou com java, iniciante mesmo? Aqui no forum será que tem esse nível? Mais uma vez obrigado…

Caelum
www.caelum.com.br
Alguns cursos têm o download grátis das apostilas (FJ11, FJ 21 e FJ26, se não me engano).

Sun
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/

vc já deu uma olhada em Artigos/Tutoriais??? Tem bastantes documentos aí…dá uma olhada. Algum pode te servir…

Opa Adolpho, valeu pela informação, mas me tira uma dúvida. Qual o propósito do java na web? É o mesmo que o php? quero dizer, o que destaca ele no mercado de trabalho?

Desenvolver aplicativos cuja interface é um browser. Quando o seu sistema tem muitos usuários eventuais, ou seja, o universo de usuários do sistema é difícil de ser determinado, é mais fácil ter uma interface WEB.

Há mais sistemas WEB do que Desktop desenvolvidos em Java. Se um é melhor que o outro só as necessidades do seu cliente vão poder dizer.

Mas já que está começando, aceite um conselho: estude primeiro muita orientação a objetos e a linguagem (sintaxe, APIs, etc).
A apostila de Java e Orientação a Objetos (FJ11) da Caelum é muito boa pra essa parte. Também pode estudar os tópicos da certificação SCJP.

Depois disto, quando quiser estudar Java para WEB, vai pelo Luca:
http://www.guj.com.br/posts/list/62777.java#329516

  • HTTP e Servlets antes de algum framework.
  • E aprenda desde cedo a programar escrevendo testes unitários antes do código.

Você pode até entrar no mercado Java do dia pra noite, mas não vai ser competente sem estudar e praticar muito antes.

De uma olhada nas ofertas de sites como Catho para java e no jornal da sua região.

Veja a sopa de letrinhas que tem em cada anuncio, estude uma a uma e veja o seu significado. Com o tempo vc descobre que algumas coisas não fazem sentido (afinal, o RH tem que escrever algo no anuncio).

Valeu pelas dicas adolfo e também concordo com você sobre estudar e praticar muito, eu atualmente nas linguagens que trabalho tô sempre estudando e tentando aprender mais, pena que não me dão oporunidade de emprego fixo, só consigo freelance, mas com certeza com sua ajuda e a do povo aqui do forum eu vou longe rs.

Adolfo, peczenyj, andretco e marceloplis muito obrigado à todos vocês pela força e boa vontade em ajudar e espero poder contar com a ajuda de vocês, realmente vou precisar rs, forte abraço pra todos…

Só mais uma coisa. Onde eu acho um tutorial de instalação do tomcat e oracle? com os dois já dá pra começar?

Qual a melhor versão do tomcat e do oracle? tipo o Apache a versão mais usada é 1.3.27…

Olá leogazio

Cara eu também to começando em Java… to mexendo ha um ano mais ou menos, recomendo a vc compra um livro sobre Java e escolher umas das IDes que são usados pelas empresas, tipo Netbeans, Eclipse…
Netbeans pra mim é mais facil…

Espero ter ajudado…

Olá Joe Satriani, primeiro quero que você saiba que sou seu fã e um dia vou solar que nem você rs. Mas voltando, tem algum bom livro ou apostila pra download free? E o que seriam as IDEs Netbeans por exemplo? Galera mais uma vez desculpa pois eu tô igual cego no tiroteio, []'s.

Olá leogazio

Bem, sou fã desse cara… só… toca muiiiito… vc tem um bom gosto… pelo jeito…
Sobre apostila… da uma pesquisada no Google… la se encontra várias que vc pode baixar e IDE é uma ferramenta de programação, tipo em Java tem varias… as mais populares são Netbeans, Eclipse e Java Creator Studio…
Baixa o Netbeans pra vc começar www.netbeans.org

Ate++

É o cara mesmo, tu sabe que o Vai não sabia nem afinar a guitarra né e aprendeu com ele, entre vários que eu conheço que aprenderam com ele, em questão de blues e pentatônica não tem melhor que ele não. Da IDE eu saquei, valeu pela bola e []'s…

A de nada…
E estamos aqui pra ajudar uns aos outros…
Saber muito é bom… mas saber o sufucuente e ajudar… vale mais…
Abração.

Cara… se você quer começar em Java do zero, recomendo que adquira um bom livro pra ler…

Pra iniciar, os melhores na minha opinião são “Java: Como Programar” e o “Use a Cabeça: Java”. É bem melhor do que ficar unindo tutoriais da net, que geralmente deixam a desejar.

Pelo livro você já aprende como se deve aprender, na sequencia correta, não pega vícios, e pode praticar com os exercícios. Particularmente eu acho isso bem mais vantajoso.

leogazio, faça como nosso amigo Adolfo disse, estude por partes, e para não ficar perdido tente seguir uma sequencia utilizada em livros ou apostilas da Caelum. Quando for aprender a trabalhar com java e banco de dados relacional, primeiro faça com um banco mais simples, como o mysql, pois Oracle é bem complexo e exige um estudo a parte. A caminhada é um pouco longa, mas é compensadora!!!

Abraço.

Discordo!!! Existem inúmeros caras melhores que o Satriani quando o assunto é Blues mesmo pq essa não é a praia dele. Escuta Steve Ray Vougan!!!

Mas Satriani é o cara sim, pra mim o melhor e mais criativo guitarrista atual de modo geral.

gibaholms essa não foi a forma que eu aprendi as linguagens que eu atualmente trabalho mas sem dúvidas é a melhor e mais didática maneira de se aprender, lembro quando comecei a aprender o delphi e php foi doloroso porque não fiz curso nem nada, valeu pela dica dos livros e forte abraço…

Olá…
Adorei o tópico, tb cai do nada no Java. Sai da linguagem estruturada logo para a OO e isso nem tinha um ano direito que tive contato com Linguagens de Programação.
Só para reforçar o livro do Deitel é muito bom, com ele vc aprende muito. A linguagem dele é bem clara, fora o comentário linha a linha que ele faz deixando vc por dentro de todos os passos realizados no programa.
Enquanto a IDE eu utilizo o netbeans, mas tanto faz na minha opinão, já utilizei o eclipse e me parece igual o netbeans a primeira vista. O Netbeans é mais recomendado por ser mais didático na visão dos professores.
Mas os poucos meses que tenho de contato com Java (uns 6 mese) pude perceber como ela é bom, mas requer dedicação e esforço.
No começo perdi a conta das noites que passei sem dormir me dedicando a um sistema de revendedora de carros para a conclusão do curso de Java básico que eu fazia aos sábados.

Por essas e outras, dedique-se a essa linguagem que vale apena :wink:

Com tutoriais na net niguem aprende nada… compre livros… o melhor livro para iniciar em java na minha opinião é o Java Como Programar do Deitel… para saber o basico… e depois para saber a parte de Web use o Use a cabeça jsp e servlets…