Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!?

Como toda área é assim, há aqueles que irão ganhar o basicão, 300 conto e nada mais na mão, e aqueles que ganham uns 8k por mês. Isso é relativo. Já vi vagas interessantes como já vi disponibilidade de vagas com salários horríveis. No geral acredito que esteja razoável, nem um mar de rosas nem muito menos um brega.

Entendi e concordo com seu ponto de vista.

A solução deve ser de acordo com a necessidade do cliente.

[quote=Leozin]acho que tem nego aqui que tem algum problema sério ou uma bitolagem gigante pela plataforma Java ou .NET ou whatever. Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo

antes de tudo, acho que já se começou mal falando de “sisteminha em clipper, cobol por 100 mangos”. Me diga uma coisa, um cliente de pequeno porte, até hoje eu nunca ví pelo menos, um cliente que tá preocupado com tecnologia, framework ou linguagem. Cliente quer solução e ponto final. Não é porque um sisteminha foi feito com delphi e outro com java que deve custar mais ou que é melhor que o outro.

Por mais que a tela seja horrível, que a linguagem seja arcaica ou o conhecimento do indivíduo que desenvolveu a aplicação seja “limitada” (ou seja um moleque de 15 ou 22 anos (que nem eu)), essa mesmo aplicação resolveu o problema do cliente. E ae, quem que tomou no c*? O cara que se achava o mais preparado por utilizar JAVA ou o cara que resolveu o problema do cliente?

E agora, quem está errado? O cara que está começando a programar, que fez o sisteminha barato ou o cara que sabe Java e está tentando provar que Java é uma silverbullet? No meu ver, o que que está errado é cara do Java, que, em primeiro lugar não conhece onde a plataforma é mais aplicada e quer que o cliente use por motivos como: multiplataforma, escalonável, multithread, alto-nível, aquele blabla de sempre

também não vou crucificar ninguém, porque quando eu comecei pensava que java era do caralho, que todo sistema feito em Java deveria ser cobrado no mínimo 20k e que em delphi deveria ser cobrado 100 mangos. Só depois de muito tempo que fui entender isso, quando eu já tava trabalhando em grandes clientes e vendo como meu pensamento arcaico me fez muitas vezes, por precoceito, deixar de chegar perto de tecnologias que não eram Java. Quando eu ví algo do gênero (tal como esse post), posso dizer que fiquei assustado num primeiro momento, mas no final das contas, era assim mesmo. O mundo não é feito de bytecodes e sim de pessoas que a cada dia procuram formas de melhorar suas vidas ou seus negócios, através ou não de sistemas de informação, de tecnologias ou de dinheiro.

bom essa é a minha opinião[/quote]

Não sou bitolado por java, ou qualquer outra coisa. Acho uma boa tecnologia e tem os seus casos de uso. Assim como já usei muito Delphi, muito C/C++ e um pouco assembly, e ainda acho que Delphi (apesar de uns bugs feios) é uma ótima linguagem, e C/C++ também.

Velho, não é questão de linguagem X ou Y ou JVM é a melhor. Beleza cara, desenvolver algo pra farmácias em C até que vai, mas em Clipper usando DBF em pleno ano de 2008 e cobrar o olho da cara por isso??? Cara, isso que não merece crédito. E outra coisa, é uma questão simples de segurança de linguagem e de BD. Vai pegar um sistema horrivel que usa Paradox, usa ele continuadamente em rede e ve em quanto tempo o banco trunca.

Agora que a qualidade de código e lógica de Clipper é uma porcaria, disso ninguém duvida.

Agora se você usa um MySQL da vida com uma implementação simples em C++, a qualidade é outra - o tempo de manutenção é outro - e a satisfação é outra! E eu não acho que demore tanto mais o seu desenvolvimento.

titanus:
Rafael, temos que pensar que na atual cituação do Brasil, ainda poucas empresas têm internet 24 horas, de boa qualidade, quando tem, é a rádio e é ruim pra caramba. E outra coisa… Que empresa hoje em dia vai querer seus dados na internet? Sei que muitas, mas em cidades pequenas, ainda usam HD de gaveta com medo das informações no computador vazar pro concorrente ou afim.

Então acredito que Web tem futuro, mas Desktop ainda vai resistir muito, muito tempo.

Não necessita-se nem ter a app rodando na internet para utiliza-la muito menos um dominio e etc… vc pode muito bem usala em uma rede uma app distribuida… ai vai da necessidade do cliente… se o cliente possui uma maquina e quer usar o sistema somente nesta maquina não vale a pena porem se for varias maquinas por exemplo um supermercado que todos os caixas usam o mesmo sistema… mesmo que so for localmente e não tiver filiais compensa mais um sistema distribuido web pois não precisara instalar o software maquina a maquina…
precisa apenas de uma maquina boa para por como servidor e o resto acessa ela…

[quote]
Velho, não é questão de linguagem X ou Y ou JVM é a melhor. Beleza cara, desenvolver algo pra farmácias em C até que vai, mas em Clipper usando DBF em pleno ano de 2008 e cobrar o olho da cara por isso??? Cara, isso que não merece crédito. E outra coisa, é uma questão simples de segurança de linguagem e de BD. Vai pegar um sistema horrivel que usa Paradox, usa ele continuadamente em rede e ve em quanto tempo o banco trunca.

Agora que a qualidade de código e lógica de Clipper é uma porcaria, disso ninguém duvida. [/quote]

Eu trabalhei um tempão num banco internacional e na verdade a parte que interessa do sistema Internet Banking é cobol.
O banco está migrando tudo oq tem em client/server PowerBuilder/C para Java/Cobol.

Se o sistema da locadora feito em clipper tá cheio de bug e está faltando com a necessidade do cliente, porque não ir lá vender um sistema que seja adequado ao cliente? Um sistema pode ser atualizado isso não é crime! Ou, só pq é locadora não significa que o cliente não queira um produto de melhor qualidade.

Se tem gente vendendo sistemas com baixa qualidade independente da linguagem deve ter cliente insatisfeito, é nessa que seu projeto com qualidade entra!

Olá pessoal sou o Fábio de Porto algre…acredito que o mercado de trabalho está muito ruim para quem está iniciando, para quem já é programador está bom, sempre tem empresas buscando alguem com experiencia e pagando um salário que dá para pagar as contas. Mas comigo a situação é diferente, estou desde setembro de 2007 buscando uma oportunidade para entrar no mercado e só o que recebo são portas fechadas, tenho curso técnico de informática com enfase em desenvolvimento, fiz um curso completo de Java (só não fiz para dispositivos móveis Jme), estou cursando superior. O resultado é nada, estou cadastrado na maioria dos sites de emprego, e principalmente os que dão enfase ao mercado de ti. Estou cadastrado também em vários grupos de discussão sobre informática e sobre oportunidades em ti, nada. Confesso aos amigos que estou muito chateado, converso com as pessoas e elas me respondem que o mercado está bom e aquecido. Outro dia meu professor na faculdade falou que uma empresa aqui da região metropolitana estava “desesperada” atrás de programadores. Bom mandei curriculo para eles, de novo, e sabem qual foi o resultado? nenhum, como sempre. Emfim, esta semana eu estava pensando em largar a faculdade e a informática para sempre (aposto que muitos estão pensando agora “oba, menos um para concorrer comigo”), pensei em montar um negócio, algo como uma revenda de carros, talvez um bar cheio de mulheres onde eu venda muita bebida …mas tomei uma decisão, vou fazer exatamente o contrário…já baixei todas as ferramentas que preciso para desenvolver, ide, bd…agora vou começar a desenvolver algo que me dê algum retorno financeiro, e que me proporcione aprender. Já que nenhuma empresa quer apostar em mim, tudo bem eu mesmo aposto, mas que elas não reclamem quando participarem de alguma licitação e perderem para minha empresa, porque é exatamente isso que vou fazer, aprender e apanhar muito, mas vou vencer no final. Depois deste post, que mais parece um desabafo, deixo um abraço a todos, e me coloco disposição se alguém quiser conversar, criticar ou sei lá…grande abraço a todos…

Fábio.
Porto Alegre…

Vagas tem de monte… mas se vc tem somente cursos e nada de experiência profissional, não pode vislumbrar cargos grandes e bons salários.

Busque vagas de estagiário. Não queira mais do que isso agora. Trabalhe um ano de estagiário, nem que seja por uma porcaria de salário. Estude e rale muito durante este período, que será o mais díficil da tua carreira. Depois que tu acumulou um ano de experiência, tu vai conseguir coisas muito melhores. E se tiver o superior completo, ter boa base de inglês (suficiente para se comunicar e se virar sozinho), aí tua situação vai melhorar mesmo. Ah, e em muitas empresas ter certificação ajuda.

É isso aí, abraço. :thumbup:

Obrigado pelos conselhos amigo. Com certeza estou buscando uma vaga de estágio, mas nem isso tem. Por isso minha revolta. Quanto ao inglês, graças a deus tenho facilidade, só não falo, o resto é barbada…isso ajuda muito na hora de desenvolver e entender algo.

Valeu …

Bom amigo, ei de contrariar esta informação, em um ponto, bom… somar a informação seria o correto.

Vagas existe aos montes sim, mas pra você receber míseros 1.000,00 ou menos. Te exigem Gradução ou mais, Certificação e o escambal, pra te pagar 1.000,00!!! Ninguem sai da cidade dele, pra ganhar essa mixaria.

[]s

Amigo, se as vagas existem …poderia me indicar onde estão ? Pois como eu disse antes…estou desde setembro de 2007 procurando, e não encontro nada.

Tambem to procurando… :roll:

Pois é meu velho, estou atualmente trabalhando com manutenção de computadores e ganhando 800 pila, se tem vaga de estágio a 1000 eu to dentro…mas onde estão ? tá ruim o mercado, ruim mesmo …

Valeu…

[quote=titanius]Bom amigo, ei de contrariar esta informação, em um ponto, bom… somar a informação seria o correto.

Vagas existe aos montes sim, mas pra você receber míseros 1.000,00 ou menos. Te exigem Gradução ou mais, Certificação e o escambal, pra te pagar 1.000,00!!! Ninguem sai da cidade dele, pra ganhar essa mixaria.

[]s[/quote]

Aonde que isso acontece?

Vc já experimentou o www.netcarreiras.com.br ou www.apinfo.com?

Estou sinceramente torcendo pra vc encontrar um trabalho digno, todos merecem um.
Mas lamento dizer que lei nenhuma vai garantir trabalho pra vc… isso se conquista com competência.

[quote=fvargas_tkd]Pois é meu velho, estou atualmente trabalhando com manutenção de computadores e ganhando 800 pila, se tem vaga de estágio a 1000 eu to dentro…mas onde estão ? tá ruim o mercado, ruim mesmo …

Valeu…
[/quote]

Um estagiário numa firma onde trabalhei está tirando R$ 1200,00 com R$ 320,00 de vale refeição + Plano de Saúde Unimed ou Sulamerica isso em Curitiba.

Grande parte dos meus amigos estão tirando acima de R$ 50,00/h aqui em São Paulo e isso é normal.

Lá em Curitiba programadores Junior estão começando entre R$ 12,00/h até uns R$ 20,00/h.

Acontece na região metropolitana de Porto Alegre meu velho…estou cadastrado na netcarrerias, curriculum, catcho, manager, ciee, futura estagios, ti jobs, info jobs…tem mais que não me lembro de cabeça agora, mas tá f… com o perdão da palavra…e os estágios que aparecem, são para ganhar 450 pila no máximo…

[quote=luistiagos]… mesmo que so for localmente e não tiver filiais compensa mais um sistema distribuido web pois não precisara instalar o software maquina a maquina…
precisa apenas de uma maquina boa para por como servidor e o resto acessa ela…[/quote]

Java Web Start não é lenda, eu já vi, juro! E funciona!

Outro software interessante que lembrei é o da Last.fm.
Interessante porque geralmente você utiliza o site da Last.fm e o aplicativo desktop ao mesmo tempo, cada um pra uma tarefa. Só de ouvir falar em algo assim eu ficaria com o pé atrás, mas testei e gostei.

A APInfo é boa mesmo. Conheço muita gente que tem que tirar o currículo da Web para não ser mais “importunado”.

Concordo com o amigo que um bom salário se conquista com competência, mas como vc demontra ela se não tem oportunidade ?

É dificil né…

Valeu …

Tchê…
Como teu conterrâneo, conheço o mercado de TI aí, e só posso dar um conselho: cai fora !
Vem primeiro pra Curitiba, ralar por um ano numa fábrica de software, e depois vai pra sampa.

Ou…
Investe na revenda de carros ou no bar…

To dentro então meu amigo, como faço para encontrar oportunidades em curitiba ?