Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!?

Olá amigos, seguinte, sou programador há muitos anos, mas sempre programei pra desktop utilizando Delphi (por favor não vamos criar flames sobre o delphi :wink: ), pois bem, estou vendo que a área está indo mal, muito mal… gente se protituindo, fazendo “sistemas” por R$100,00 ou menos… ou seja, simplesmente horrível.

Ao meu ver, vejo apenas 2 soluções: Ou criar a própria empresa de programação e correr atrás, ou ser funcionário de uma empresa grande, que pelo menos não utiliza desta “forma de mercado”.

Tirando estas 2 soluções as outras é mudar de direção, deixar a programação e ir pra análise, segurança em TI e etc…

Bom, o que me dizem? A área de programador ainda vale a pena? e em Java, como está? Digo no sentido financeiro, porque para nós programadores, não tem nada que substitua o prazer de programar, mas o financeiro!?!?

Bom amigos, estou aberto aqui para discutirmos…

Obrigado.

[]s

Tudo isso se resume em uma unica coisa o Mundo da informatica esta indo para a WEB e como vc disse Delphi e desktop…90% das aplicações desenvolvidas hj são voltadas para a web…então ja da para ver como ta ne?

Numa profissão que ganha bem acima de 90% da população do país, eu diria que está indo muito bem. Sem contar as vagas de emprego que sobram para todo lado.

A solução é: ‘Pare de construir sisteminhas da 100 reau e estude para construir aplicações de verdade’.

Concordo amigos, tudo está indo pra Web, mas as vezes cliente não quer web, quer local mesmo… dificilmente cliente quer deixar os dados expostos na internet… Realmente já sei que sistemas Desktop em Delphi já eram… a prostituição está muito grande.

Mas e quanto ao Java, está aquecido? É bom procurar certificações (bom eu sei que é, mas vale a pena o investimento?)

[]s

[quote=titanius]Concordo amigos, tudo está indo pra Web, mas as vezes cliente não quer web, quer local mesmo… dificilmente cliente quer deixar os dados expostos na internet… Realmente já sei que sistemas Desktop em Delphi já eram… a prostituição está muito grande.

Mas e quanto ao Java, está aquecido? É bom procurar certificações (bom eu sei que é, mas vale a pena o investimento?)

[]s[/quote]

Já ouvi comentário de um amigo meu que lá onde ele trabalha programador java ganha o triplo de programador delphi. Mesmo porque o swing tá aí e dá para fazer java para desktop.

Quanto a certificações, vale a pena sim. Por três motivos:

1. A certificação exige que você aprenda coisas que você não pensava em aprender. Melhora a sua qualidade como profissional nisso.

2. Aumenta as chances de você ganhar um emprego bem remunerado.

3. Quando o cliente pensar em entregar o sistema para o fulano de cem reais ou para você, ele vai pensar duas vezes.

lembrando que o swing ja ta velhinho tbm agora entro um cara chamado JavaFX ai não tem ideia a sun destruiu geral.

Do jeito que tá demorando, JavaFX nasce morto.

Se você está pensando em continuar fazendo ‘sistema de 100 reaus’, no estilo cliente/servidor,
Java é uma péssima escolha, você vai ter muito mais produtividade e facilidade utilizando Delphi/VB/.NET/etc…

[quote=Rafael Nunes]Se você está pensando em continuar fazendo ‘sistema de 100 reaus’, no estilo cliente/servidor,
Java é uma péssima escolha, você vai ter muito mais produtividade e facilidade utilizando Delphi/VB/.NET/etc…[/quote]

A questão rafael, não é querer, e sim necessidade. Veja minha cidade por exemplo, eu não cobro isso de meus sistemas, mas tem gente que cobra, e toma muito cliente, porque aqui na minha cidade, eles não estão nem aí se o cara tem ou não tem certificação, se é ou não em java. No máximo o cliente vai ter é 4 máquinas na empresa dele.

Mas como disse, este mercado já está saturado, porque fazer sisteminha comercial já foi época… quero alçar vôos maiores e melhores, por isso meu pensamento Java, e os amigos, que trabalham na “cidade grande” poderia expor as condições de trabalho para esta área, pois continuar no Delphi não pode ser mesmo.

[]s

É…

Uma coisa é definir seu público alvo… e ver qual a característica de seus clientes. Se onde vc mora eles estão nem ai pra tecnologia usada, então é melhor sair daí… ainda mais se esses clientes não estão nem ai para ampliar a empresa… nem renovar vc vai conseguir !!!

Nas cidades, boa parte das emrpesas (senão todas) querem dominar o mercado, crescer, crescer e crescer cada vez mais… e para isso elas tem em mente a tecnologia a ser usada em seus sistemas e (graças a Deuas) o nível dos desenvolvedores a serem contratados (certificação).

Outra coisa importante, todas teem(sem o ^ agora =] ) em mente que a internet é o melhor caminho para isso.

Fui !

Não precisa sair da sua cidade…simplesmete busque clientes fora dai…p que ter uma sede em cidades grandes com um custo alto se vc pode estar no interior pagar pouco imposto com clientes em grandes capitais…

Uma coisa e certa sisteminhas para mercado, drogaria e locadora JA ERA…

[quote=TeiTei]Não precisa sair da sua cidade…simplesmete busque clientes fora dai…p que ter uma sede em cidades grandes com um custo alto se vc pode estar no interior pagar pouco imposto com clientes em grandes capitais…

Uma coisa e certa sisteminhas para mercado, drogaria e locadora JA ERA…[/quote]

Eis meu pensamento, simples e direto… 8)
Por isso estou querendo buscar clientes fora da minha cidade, mas eis a questão: Buscar cliente para Software (desenvolvimento) ou Clientes para outras coisas na área de TI (Planejamento, Segurança e etc.). o ponto G da história é essa, programação, ainda está em alta!?

[]s

É meu caro!!

realmente vc precisa mudar, e mudar para JAVA na minha opinião é a melhor escolha, hj a grande maioria das empresas está desenvolvendo em JAVA, e procurando profissionais para trabalhar com java, tanto pra desktop qto pra web!

Estou aprendendo java, desenvolvendo um sistema, q aliás, já postei algumas dúvidas aqui! pra ser sincero, acho um pouco complicado, mas é falta de conhecimento meu! estou estudando, pq na minha opinião é a tecnologia com futuro mais certo nesse mundo de incertezas q muitas vezes é a nossa área!!

vlw!!!

Não vamos levar tbm no modo tão radical assim Java e top mas tem muita coisa feita e a ser feita em .net, não gosto da microsoft e nem dos produtos dela mas .net ainda e vivo e ta ai pra brigar com a gente…

Eu não me importaria em aprender as duas tecnologias…

Minha opiniao.

Acho que a area esta amadurecendo e com isso os salarios estao caindo ano a ano. Principalmente se voce gostar da parte tecnica vai ficar dificil (pelo menos na maioria das empresas) justificar um salario um pouco melhor.

Muitas empresas nao dao aumento aos tecnicos pois fica dificil justificar um tecnico ganhando tao bem quanto um gerente, entao eles promovem esse profissional a gerente ou coordenador, com isso ganham um mal gerente/coordenador e perdem um bom desenvolvedor (geralmente).

Mas se voce gosta da area, fome nao vai passar.

Abracos

Atualmente no Brasil a profissão de programação é vista apenas como um degrau para chegar a analista. Nos Estados Unidos e na Europa é diferente, mas Brasil é Brasil, né… :roll:

Então, se você quiser “progredir”, meu conselho é você se tornar um analista-desenvolvedor. :wink:

Velho, isso realmente varia da região.

Eu morava em Palmas, TO. Lá não tinha campo pra nada. Os melhores programadores ganhavam R$2500 e os outros tentavam vender sisteminha de ***** em clipper pra farmácia. Me dá nojo quando olho praquelas telas hj em dia.

Cara, programador que desenvolve software de fatura de água ganha R$2500.Essa é a realidade. Esse mesmo amigo meu que trabalha com isso ele é um BAITA programador em Java, um sênior daqueles que nunca se vê em lugar nenhum. Conhecendo todas as caracteristicas do Delphi e debugando o código no Hexa. Falhiu uma empresa de bdesenvolvimetno de software porque software de R$2000 reais lá era muito caro.

Dá pra viver num lugar desses?

Ainda bem que fui embora.

[quote=Sergio Figueras]Velho, isso realmente varia da região.

Eu morava em Palmas, TO. Lá não tinha campo pra nada. Os melhores programadores ganhavam R$2500 e os outros tentavam vender sisteminha de ***** em clipper pra farmácia. Me dá nojo quando olho praquelas telas hj em dia.

Cara, programador que desenvolve software de fatura de água ganha R$2500.Essa é a realidade. Esse mesmo amigo meu que trabalha com isso ele é um BAITA programador em Java, um sênior daqueles que nunca se vê em lugar nenhum. Conhecendo todas as caracteristicas do Delphi e debugando o código no Hexa. Falhiu uma empresa de bdesenvolvimetno de software porque software de R$2000 reais lá era muito caro.

Dá pra viver num lugar desses?

Ainda bem que fui embora.[/quote]

Dá sim, vende serviço para o resto do pais. Por esse preço me interesso em contratar o povo por lá mesmo, remoto. Que não vejam para SP querer cobrar o dobro.

Amigo, por um valor desses eu desenvolvo até um sistema pra banco aqui na minha cidade… se quiser me contratar por esse valor é só falar… :smiley: Aqui se você pedir um valor desses pra um cara, ele lhe chama de ladrão mesmo… complicado a vida de programador.

[]s

[quote=Jeanioz] Atualmente no Brasil a profissão de programação é vista apenas como um degrau para chegar a analista. Nos Estados Unidos e na Europa é diferente, mas Brasil é Brasil, né…

Então, se você quiser “progredir”, meu conselho é você se tornar um analista-desenvolvedor. [/quote]

Pelo menos aqui em São Paulo vi que as coisas já estão mais evoluidas, em Curitiba o pessoal tem o pescimo costume de achar que o sonho de todo programador é ser analista de sistemas!

[quote=titanius]Amigo, por um valor desses eu desenvolvo até um sistema pra banco aqui na minha cidade… se quiser me contratar por esse valor é só falar… :smiley: Aqui se você pedir um valor desses pra um cara, ele lhe chama de ladrão mesmo… complicado a vida de programador.

[]s[/quote]

Ladrão é ele quer pagar menos que isso!

Programador é profissão, não é qualquer um por aê que sabe desenvolver software.