Mercado de trabalho - Vale a pena?

Acho estranho o pessoal falar tanto em virar gerente e blabla. Como se gerente ganhasse mais que programador. Na real, os gerentes que conheço ganhavam menos que os programadores sênior. Será mesmo que esse é o caminho? Ser dono de consultoria sim dá grana… Mas… gerente? pelamor, a grande maioria do pessoal que “é programador e quis virar gerente” não são os melhores gerentes. Tem gente que acha que ser programador e virar gerente tem “tudo a ver”. Será que tem mesmo?

Além disso, nenhuma profissão te torna rico a não ser que você faça algo muito especializado. E em TI, na área de Java, não é difícil encontrar salários de 8k, 9k, 10k + por aí entre os sêniors. Mas mesmo com esse salário tu não és rico. Na real, o que é ser rico pra vocês?!

E o outro alí falando em apreder francês e ir pro Canadá, poderia explicar um pouco mais? Porque honestamente, ficar rico no Canadá com TI é que não dá mesmo. Agora tem outros lugares aí que tão pagando bem como Inglaterra e Japão. Eu morei lá e não ví isso não.

Abraço

[quote=Leozin]Acho estranho o pessoal falar tanto em virar gerente e blabla. Como se gerente ganhasse mais que programador. Na real, os gerentes que conheço ganhavam menos que os programadores sênior. Será mesmo que esse é o caminho? Ser dono de consultoria sim dá grana… Mas… gerente? pelamor, a grande maioria do pessoal que “é programador e quis virar gerente” não são os melhores gerentes. Tem gente que acha que ser programador e virar gerente tem “tudo a ver”. Será que tem mesmo?

Além disso, nenhuma profissão te torna rico a não ser que você faça algo muito especializado. E em TI, na área de Java, não é difícil encontrar salários de 8k, 9k, 10k + por aí entre os sêniors. Mas mesmo com esse salário tu não és rico. Na real, o que é ser rico pra vocês?!

E o outro alí falando em apreder francês e ir pro Canadá, poderia explicar um pouco mais? Porque honestamente, ficar rico no Canadá com TI é que não dá mesmo. Agora tem outros lugares aí que tão pagando bem como Inglaterra e Japão. Eu morei lá e não ví isso não.

Abraço[/quote]

Como já disseram, para o thiago nem os 140 milhões da mega-sena ta bom…

[quote=Leozin]Acho estranho o pessoal falar tanto em virar gerente e blabla. Como se gerente ganhasse mais que programador. Na real, os gerentes que conheço ganhavam menos que os programadores sênior. Será mesmo que esse é o caminho? Ser dono de consultoria sim dá grana… Mas… gerente? pelamor, a grande maioria do pessoal que “é programador e quis virar gerente” não são os melhores gerentes. Tem gente que acha que ser programador e virar gerente tem “tudo a ver”. Será que tem mesmo?

Além disso, nenhuma profissão te torna rico a não ser que você faça algo muito especializado. E em TI, na área de Java, não é difícil encontrar salários de 8k, 9k, 10k + por aí entre os sêniors. Mas mesmo com esse salário tu não és rico. Na real, o que é ser rico pra vocês?!

E o outro alí falando em apreder francês e ir pro Canadá, poderia explicar um pouco mais? Porque honestamente, ficar rico no Canadá com TI é que não dá mesmo. Agora tem outros lugares aí que tão pagando bem como Inglaterra e Japão. Eu morei lá e não ví isso não.

Abraço[/quote]

Bem pelo visto existem salários, salários e SALÁRIOS para programadores pq 10k é mta grana.Quando abri a thread não imaginei salários dessa magnitude. O máximo que eu esperava era seniors ganhando no máximo 7k. Alias, em que parte do país o cara ganha 8k,9k,10k ou +? Leozin tem gente aqui que já comentou a inexistencia desses salários, que programador ganha mal, que o mercado tá em decadência, etc. Pode apontar esses lugares?

Em relação a ficar rico eu apenas comentei que caso eu quisesse me tornar rico de verdade (para mim rico com CLT ganha 20k, empresário em torno de seus 100k liquido) , iria para gerencia de projetos, criaria uma empresa de software, iria tirar diversas ceritificações e me tornar um arquiteto ou aprender francês e ir para o Canadá.Isso não é o meu objetico como no mesmo tópico comentei. Eu apenas quero exercer a profissão que me formei a qual possibilita trabalhar em áreas gerenciais, mas o objetivo principal é ter o bastante para criar uma família de forma digna, tranquila sem ter que morrer trabalhando.

O Canadá é uma boa opção para quem quer ganhar grana e se dar bem na vida. Ficar rico realmente não sei se é possível, me entusiasmei na frase em que comentei pela primeira vez sobre isso . Entretanto tenho vários conhecidos que sairam daqui e foram para lá estão trabalhando com TI e tem um padrão de vida que nunca iriam alcançar aqui no Brasil. Além do mais, se no Brasil o cara sabendo trabalhar direitinho e investindo o dinheiro em lugares certos consegue uma grana legal, imagino que muito mais no Canadá.

A sim, quanto a gerência X programador depende do perfil do cara. Não irei falar sobre isso nesse tópico para não perder o foco, mas como tu disse nem todo programador é um bom gerente.

Abraço!

Não gostou da verdade? Só em algumas capitais existirão salários medianos e mesmo assim será por métodos de contratação esdrúxulos para se trabalhar 12 ou 14 horas por dia sem hora extra remunerada (vai tudo para o banco de horas que é um buraco negro, e quando você sai da empresa leva um tapinha nas costas como forma de pagamento).

Não gostou da verdade? Só em algumas capitais existirão salários medianos e mesmo assim será por métodos de contratação esdrúxulos para se trabalhar 12 ou 14 horas por dia sem hora extra remunerada (vai tudo para o banco de horas que é um buraco negro, e quando você sai da empresa leva um tapinha nas costas como forma de pagamento).
[/quote]

thiagosc , tu poderia abrir um pouco da tua vida profissional para explicar pq tanta certeza em tuas afirmações?

1º Quanto tempo tu programou (programa)?
2º Como foram(são) tuas experiências?
3ºTu trabalha (trabalhou) quanto tempo com tecnologia?
4ºTeu salário é(foi) ruim para ser tão pessimista quando se trata de programação?

Tchê, até mesmo aí em Porto Alegre tem salários bons como esses, 7K+. O problema é que os que reclamam que o “mercado tá em decadência” são principalmente aqueles que ficam no mesmo mundinho de sempre, esperando que DO NADA o seu chefe apareça e diga “aí gurizada, todo mundo ganhando agora 10K”.

Obviamente sendo um programador comum, que só vai pro trampo esperando que a carreira um dia lhe recompense é atirar no escuro mesmo. Você está na empresa certa? O teu conhecimento é necessário pra fazer o diferencial? Você investe em sí mesmo? Tem um bom networking? Como estão a fluência em outros idiomas, como inglês?

Você como profissional é uma forma de investimento e o capital aplicado é o tempo. Quanto mais tempo dedicado a sí e quanto maior os riscos que tu tomas, maiores serão os retornos em caso de sucesso. Eu sei que parece clichê, mas no final das contas é assim mesmo. Tem vezes que vale muito, mas MUITO a pena ir pra uma empresa pra ganhar uma merreca só pra aprender e ter experiência com tecnologia X e depois disso ganhar salários astronômicos. Pra ter um salário bom não se deve só pensar em dinheiro (estranho né?).

Você pode tomar dois caminhos: Ou se juntar ao grupo da choradeira ou fazer o diferencial. Have fun!

Não gostou da verdade? Só em algumas capitais existirão salários medianos e mesmo assim será por métodos de contratação esdrúxulos para se trabalhar 12 ou 14 horas por dia sem hora extra remunerada (vai tudo para o banco de horas que é um buraco negro, e quando você sai da empresa leva um tapinha nas costas como forma de pagamento).
[/quote]

Nao vou mais discutir com você.

Se voce ganha mal, tem um emprego que trabalha 14h por dia, entao procure outro, mas nao diga que todos os empregos de ti são assim.

[quote=ari_cesar]thiagosc , tu poderia abrir um pouco da tua vida profissional para explicar pq tanta certeza em tuas afirmações?

1º Quanto tempo tu programou (programa)?
2º Como foram(são) tuas experiências?
3ºTu trabalha (trabalhou) quanto tempo com tecnologia?
4ºTeu salário é(foi) ruim para ser tão pessimista quando se trata de programação?[/quote]

Experiência mais do que suficiente em mais de um lugar. Faça o seguinte, dê uma olhada na APinfo. Veja as oportunidades lá, o quanto oferecem, tipo de contratação, localização, etc.

Você constatará rapidamente que as vagas que pagam melhor são em capitais, onde o custo de vida é mais alto. Que são métodos de contratação esdrúxulos. Se participar de alguma entrevista verá que eles querem que você “vista a camisa”, que nada mais do que um eufemismo para trabalhar 14 horas por dia.

Quem fala que se ganha bem na área TI precisa cair na realidade. Não se iludam e não iludam os outros.

Qualquer mané hoje em dia tem inglês fluente. E muitos outros manés falam outras línguas também. Que diferencial é esse? O único diferencial que sei que funciona é o QI. Tendo padrinhos tudo fica mais fácil.

De resto as empresas, os gerentes e os clientes não estão nem aí. Ninguém vai lhe dar um salário melhor simplesmente porque você é um gênio que conhece várias linguagens e tem a produtividade de três desenvolvedores juntos. Você pode ser o maior gênio que a informática já viu, mesmo assim vai ganhar um valor nada a ver com a sua capacidade. Até porque não é isso que importa.

Aliás, salários em empresas não tem correlação com capacidade. Fulano pode fazer mais, trabalhar mais e se esforçar mais e receber menos enquanto alguém na mesma função e com o mesmo nível de responsabilidade pode ganhar mais. Ou seja, é um pouco de sorte ou QI, depende do que você tem.

[quote=Leozin]
Você como profissional é uma forma de investimento e o capital aplicado é o tempo. Quanto mais tempo dedicado a sí e quanto maior os riscos que tu tomas, maiores serão os retornos em caso de sucesso. Eu sei que parece clichê, mas no final das contas é assim mesmo. Tem vezes que vale muito, mas MUITO a pena ir pra uma empresa pra ganhar uma merreca só pra aprender e ter experiência com tecnologia X e depois disso ganhar salários astronômicos. Pra ter um salário bom não se deve só pensar em dinheiro (estranho né?).[/quote]

Quantos anos você tem? É uma pergunta séria. Eu digo isso porque a sua visão de mundo é parecida com a que eu tinha quando eu tinha uns 18 anos de idade e ainda estava na faculdade. Vivendo na casa dos pais, sem despesas além do que gastava normalmente, etc.

Não é qualquer mané não, acho que você tá confundindo com quem sabe ler um javadoc em inglês e acha que é fluente. Na verdade, eu ví pouquíssimas pessoas com inglês fluente, mas pouquíssimas mesmo.

E sobre QI, você acha que é algo errado? Injusto? Eu mesmo, se fosse dono de consultoria, iria preferir um cara indicado do que alguém randômico que mandou currículo. Se um funcionário de confiança meu me diz “oh, conheço um cara BOM”, a probabilidade de eu chamar ele é muito alta. Se alguém fez um trabalho decente em outro lugar, quem trabalhou com esse alguém terá boas referências sobre o mesmo. Isso é ruim?!

Que tipo de gênio se sujeita a tal empresa? Na verdade, posso dizer que o cara é um pato, não um gênio. Se tu tens um conhecimento muito bom em algo mas não o utiliza, o problema é da empresa que não tá dando oportunidade? Dos gerentes que não te enxergam?

Mas aí tem outros fatores que contribuiram pra tal situação acontecer, mas Thiago, honestamente, sorte é a desculpa das pessoas que fracassaram em fazer algo, esse assunto não vai levar a gente pra lugar nenhum.

Tenho 24. Coincidentemente essa minha idéia veio quando eu tinha os meus 19 e comecei a trampar com TI :stuck_out_tongue:

No final das contas é EXATAMENTE isso. Se o profissional não gosta da área e tá só por dinheiro, não irá muito longe não. E tem muita gente no mercado assim.

[quote=Leozin]Não é qualquer mané não, acho que você tá confundindo com quem sabe ler um javadoc em inglês e acha que é fluente. Na verdade, eu ví pouquíssimas pessoas com inglês fluente, mas pouquíssimas mesmo.

E sobre QI, você acha que é algo errado? Injusto? Eu mesmo, se fosse dono de consultoria, iria preferir um cara indicado do que alguém randômico que mandou currículo. Se um funcionário de confiança meu me diz “oh, conheço um cara BOM”, a probabilidade de eu chamar ele é muito alta. Se alguém fez um trabalho decente em outro lugar, quem trabalhou com esse alguém terá boas referências sobre o mesmo. Isso é ruim?![/quote]

Eu tenho inglês fluente porque trabalhei e trabalho com estrangeiros, e conheço diversas outras pessoas que também tem, que trabalharam comigo ao longo desses anos. Nenhum deles ganha 10k por mês, isso eu te garanto.

E não desvirtue o assunto. Eu não disse que é injusto, apenas que é a realidade. Essa história de “ah, se você estudar bastante você será recompensado” é bobagem. Não é assim que o mundo funciona. Isso aí é papo para enganar esses virgens de emprego que ainda não tem experiência.

Outra enganação é “aceitar ganhar merreca para aprender algo”. É assim que consultorias prostituem o mercado.

[quote=Leozin]
Que tipo de gênio se sujeita a tal empresa? Na verdade, posso dizer que o cara é um pato, não um gênio. Se tu tens um conhecimento muito bom em algo mas não o utiliza, o problema é da empresa que não tá dando oportunidade? Dos gerentes que não te enxergam?[/quote]

O mercado funciona assim. Se você não gosta ou mude de país ou de profissão. Ninguém vai te dar nada simplesmente porque você sabe mais do que cicrano.

Aliás, essa idéia é tão sem sentido porque sequer existe métrica para medir o quanto se sabe. Se houvesse algum tipo de processo, mas nem isso. Basta ver a organização das empresas, e como elas funcionam, como os funcionários são “avaliados”, etc, para se concluir que conhecimento é o menos.

Essa não é a minha opinião pessoal, é um fato facilmente verificável. Portanto acho que é você que deveria dar explicações sobre onde encontrou isso, pois não condiz com a realidade.

Existem oportunidades que só aparecem uma vez e você precisa estar no lugar e na hora certa para aproveitá-las. Isso é sorte. Isso já aconteceu comigo algumas vezes e reconheço que se estivesse um pouco adiantado ou atrasado eu não as teria pegado simplesmente porque não existiriam mais. Timing é essencial.

Novamente, qualquer um vê isso acontecer ao longo de sua vida profissional. Quem nunca viu é porque não tem experiência.

Aliás, esse negócio de sorte é tão comum. A Microsoft não seria o que é hoje se não tivesse no local certo, os EUA, na hora certa, a invenção do PC. Graças a isso ela teve a oportunidade de trabalhar com a IBM, o que possibilitou a criação do Windows e tudo mais.

Todas as histórias de sucesso são assim. Existem oportunidades que existem apenas por um período de tempo limitado, e vai da empresa aproveitá-las ou não.

Thiago, então, a pergunta é:

Você está calmo?

Esse pessoal começa a falar bobagem e depois não agüenta. Não agüenta? Toma leite.

Deveriam criar um fórum “Jardim de infância” aqui no GUJ para o pessoal mais junior.

É duro, mas tenho que concordar com o thiago. :-o

caramba, o negócio pegou fogo!

thiago, dei uma olhada na APInfo como tu comentou e percebi que os calculos salarias são de 2006. Certo que não mudaram muito, mas se os caras da TI ganham o que o site fala o negócio é desanimador. Abaixo segue os valores da pesquisa para profissionais java

 Cargo                                           CLT             Terceiro

Analista Programador Java 2.812 5.014
Programador Java 2.005 3.062

e ai pessoal o salário de vcs é superior , inferior ou é semelhante a essa média? Se for superior ou inferior , é muito ou pouco?

[quote=ari_cesar]caramba, o negócio pegou fogo!

thiago, dei uma olhada na APInfo como tu comentou e percebi que os calculos salarias são de 2006. Certo que não mudaram muito, mas se os caras da TI ganham o que o site fala o negócio é desanimador. Abaixo segue os valores da pesquisa para profissionais java

 Cargo                                           CLT             Terceiro

Analista Programador Java 2.812 5.014
Programador Java 2.005 3.062

e ai pessoal o salário de vcs é superior , inferior ou é semelhante a essa média? Se for superior ou inferior , é muito ou pouco?[/quote]

PROGRAMADOR, me fala que outro emprego você começa a sua carreira ganhando de 1k~2k?

Eu comecei como tecnico em infomática ganhando essa faixa. Tinha beneficios como pagavam metada da faculdades, alimentação na empresa e tal dai ficava nela. Sem os benefícios eu ganhava R$ 800,00. Dai sai para ganhar sem benefícios como estagiário JAVA R4 580,00 e com benefícios ficava em torno de R$ 1100,00.

E eu que fiz estágio de 1 ano ganhando R$360,00… tá certo que já faz um tempinho isso :slight_smile: