Mercado de trabalho - Vale a pena?

[quote=renamed]
Em geral profissionais de TI têm um bom salário, se comparado à outras áreas. Entretanto, isso depende muito do que vc considera ganhar bem, só trabalhando sua probabilidade de ficar rico é pequeníssima…[/quote]

Ficar rico com Java é impossível, a menos que você monte uma consultoria para explorar outros desenvolvedores, mas aí você não será mais desenvolvedor. E comparada com que áreas? Com a área de engenharia desenvolvedores de software apanham feio. Só se for comparada à área de ajudantes de pedreiro ou funcionários de redes de fast-food.

ganha mal pacaralho…
se tu quer ganhar bem vire politico ou traficante…

[quote=Thiagosc][quote=renamed]
Em geral profissionais de TI têm um bom salário, se comparado à outras áreas. Entretanto, isso depende muito do que vc considera ganhar bem, só trabalhando sua probabilidade de ficar rico é pequeníssima…[/quote]

Ficar rico com Java é impossível, a menos que você monte uma consultoria para explorar outros desenvolvedores, mas aí você não será mais desenvolvedor. E comparada com que áreas? Com a área de engenharia desenvolvedores de software apanham feio. Só se for comparada à área de ajudantes de pedreiro ou funcionários de redes de fast-food.[/quote]

então o que está fazendo aq?
troca de emprego

Todo conhecimento é valido !

Com respeito ao Java, é uma linguagem bem ampla, e com inumeros mercados(desktops, web, moveis…etc etc)

Pagar bem é relativo, voce chegando num nivel como arquiteto com algumas certificacoes, pode ter certeza que seu salario, sera bem diferenciado dos demais programadores …

O futuro é meio incerto…rsss…mas as tendencias, ja estamos vendo…aplicativos para portateis é um exemplo(alias, futuro nao, pois ja esta ocorrendo isso)

abrass

[quote=Maracuja]ou…

Vi esses dias que tão pagando 10K CLT pra um engenheiro naval recém-formado![/quote]

Conheci um cara que se formou nisso aí. Engenharia humilha computação, infelizmente. Eles ganham muito mais.

Ok, sem polemizar muito.
Se eu quiser me tornar rico de verdade eu vou para gerencia de projetos, monto uma empresa de software, faço algumas certificações e viro arquiteto de software ou aprende frances e vou para o Canadá. Meu foco com as perguntas é saber se dá para ter uma vida decente e digna como programador JAVA sem ter que ficar esmolando emprego, se matando trabalhando como na área de suporte , conseguir ter condições de ter uma casa confortável com ar condicionado, TV de 32 polegadas, tá inteiro no fim do dia para ficar com a família e filhos quando for casar, dá condições financeiras para a família sem que a mãe dos filhos tenha que sair trabalhar quando eles são pequenos, etc. São coisas simples que todo ( acho eu ) ser humano gostaria de ter e viver.

Pelo o que eu tenho visto nas resposta esse objetivo é possível de se alcançar como programador java.

[quote]
ari_cesar

Vc está generalizando…
Se fizermos uma enquete aqui, vc vai ver que essa não é a realidade dos salários até porque esse é um projeto de curto prazo, são 60 dias de projeto, se o salário não for atrativo pouca gente irá.

Eu já vi estágio em Java por 6h que pagava 500 reais por mês… e ae? Agora vou falar que Java paga mal? Não, né…

Em geral profissionais de TI têm um bom salário, se comparado à outras áreas. Entretanto, isso depende muito do que vc considera ganhar bem, só trabalhando sua probabilidade de ficar rico é pequeníssima…[/quote]

Renato, eu fiz um estágio em java que ganhei R$ 580,00 mês. Foram tempos difíceis, mas muito legais. Legal saber de alguém mais experiente na área que o pessoal lança essas barbadas para projetos de curto prazo, entretanto os de médio e longo a coisa não é bem assim.

Puxa, 10k! Acho que vou indicar engenharia Naval para quem não sabe o que fazer de faculdade ao invés de informática :P.

Abraço a todos e obrigado pelas respostas.

[quote=Maracuja][quote=andre_mbm][quote=jjose]Vendo as peguntas digo, jah é muito dificil p/ vc

.Net na sua veia

  • Pagar bem? Não conheco nenhum PROGRAMADOR com Hilux, Accord, apto em moema, paulista, mulheres top… (Vc nao vai ter isso programando) e se tiver boa coisa nao é (Accord ano 1997)[/quote]

Há programadores com tudo isso o que o sr. disse e muito mais ainda.
O fator não é a profissão e quanto de dinheiro você ganha, e sim o que você faz dele e como.
Conheço médico (meu tio) que ganha 150 mil por mês, tem tudo isso, mas vive endividado pq não sabe administrar etc etc. Enfim, espero que os senhores tenham entendido o main purpose deste post.

Abraços![/quote]

Bom, então esse “programador” ganhou dinheiro com seus investimentos e etc, talvez, pode ser; agora ganhar dinheiro mesmo, como digitador de código não acredito, pode-se ganhar muito mais sendo um bom advogado, corretor de imóveis, médico e etc. Como digitador de código se chega-se geralmente num padrão de vida mediano. Não iluda os outros.

E tb como ja disseram, tem que se gostar mto do que vc faz, senão, não da certo, o bagulho não é mole.

[]'s

[/quote]

Não, o sr. realmente não entendeu o main purpose do post…
E outra, um bacharel em direito recém saído da faculdade também ganha uma merda, pode ser o melhor do mundo. Assim como programador/computeiro. O modo que eles se posicionam no mercado de acordo com suas qualificações e/ou oportunidades é o que ditará os vencimentos. EM QUALQUER PROFISSÃO.
E o bacharel em direito tem que tirar a certificação OAB ainda, a SJCP deles. ahahahhaa

Abraço!

ari_cesar:
sim, da pra ter uma vida descente, morar num lugar legal, e ter uma casa equipada. isso depende mais de organização sua do que do salário. Obviamente, quanto mais vc ganha, mais rápido consiguirá atingir seus objetivos. Com 5.5K CLT da pra viver tranquilo na minha opnião, basta ser organizado. Não estou dizendo que é muito ou pouco, cada um sabe o valor de seu trabalho.

Thiagosc e Maracuja:
Realmente, já ouvi histórias que a Petrobras foi na faculdade atras de engenheiros navais, ja que no Brasil tem muito poucos, os que vão se formando tem emprego garantido e com bons salários. Mas isso só até a profissão ficar saturada de gente, ai o salário cai um pouco, como todas as profissões.

Agora é o seguinte… não da pra se apegar a uma tecnologia/linguagem/whatever. a bola da vez hoje amanhã já era, e a de amanhã tbm vai seguir o mesmo caminho.

[quote=mario.fts]ari_cesar:
sim, da pra ter uma vida descente, morar num lugar legal, e ter uma casa equipada. isso depende mais de organização sua do que do salário. Obviamente, quanto mais vc ganha, mais rápido consiguirá atingir seus objetivos. Com 5.5K CLT da pra viver tranquilo na minha opnião, basta ser organizado. Não estou dizendo que é muito ou pouco, cada um sabe o valor de seu trabalho.

Thiagosc e Maracuja:
Realmente, já ouvi histórias que a Petrobras foi na faculdade atras de engenheiros navais, ja que no Brasil tem muito poucos, os que vão se formando tem emprego garantido e com bons salários. Mas isso só até a profissão ficar saturada de gente, ai o salário cai um pouco, como todas as profissões.

Agora é o seguinte… não da pra se apegar a uma tecnologia/linguagem/whatever. a bola da vez hoje amanhã já era, e a de amanhã tbm vai seguir o mesmo caminho.[/quote]
Exatamente, e isso muda muito rápido, talvez na próxima semana apareça um novo curso “do momento”, talvez computação já tenha sido um dia. Não dá pra tentar se basear nessas afirmações.

[quote=ari_cesar]Ok, sem polemizar muito.
Se eu quiser me tornar rico de verdade eu vou para gerencia de projetos, monto uma empresa de software, faço algumas certificações e viro arquiteto de software ou aprende frances e vou para o Canadá. Meu foco com as perguntas é saber se dá para ter uma vida decente e digna como programador JAVA sem ter que ficar esmolando emprego, se matando trabalhando como na área de suporte , conseguir ter condições de ter uma casa confortável com ar condicionado, TV de 32 polegadas, tá inteiro no fim do dia para ficar com a família e filhos quando for casar, dá condições financeiras para a família sem que a mãe dos filhos tenha que sair trabalhar quando eles são pequenos, etc. São coisas simples que todo ( acho eu ) ser humano gostaria de ter e viver.

Pelo o que eu tenho visto nas resposta esse objetivo é possível de se alcançar como programador java.
[/quote]

Não, não é. Dá para ganhar mais que 5 mil em cidades como São Paulo e alguns outros lugares, mas você será contratado como PJ ou alguma outra coisa ilegal, precisará fazer hora extra quase todos os dias para “vestir a camisa” da empresa sem ser pago, e ficará arrancando os cabelos com projetos e prazos impossíveis. Além do mais o custo de vida dessas capitais são mais altos.

Você vai acabar ficando velho antes do tempo, se matando para pagar a escola dos seus filhos e ainda paranóico sobre perder emprego e não conseguir pagar alguma coisa.

Quer ficar tranquilo? Escolhe outra profissão ou abra uma empresa (uma de verdade e não para fraudar a CLT) e obtenha sucesso.

EDIT: e por falar nisso, já vi muitos “organizados” por aí que vivem na casa dos pais. Só quem mora sozinho sabe o quanto se gasta com tudo o que precisa. Acho que quem fala de “organizar dinheiro”, mas não precisa pagar aluguel e nem nada tem mais é que ficar quieto. Bando de marmanjo vivendo na casa dos pais até os 30, e se precisassem pagar por tudo o que usam não teriam grana para ter TV a cabo ou um carro.

[quote=Thiagosc][quote=ari_cesar]Ok, sem polemizar muito.
Se eu quiser me tornar rico de verdade eu vou para gerencia de projetos, monto uma empresa de software, faço algumas certificações e viro arquiteto de software ou aprende frances e vou para o Canadá. Meu foco com as perguntas é saber se dá para ter uma vida decente e digna como programador JAVA sem ter que ficar esmolando emprego, se matando trabalhando como na área de suporte , conseguir ter condições de ter uma casa confortável com ar condicionado, TV de 32 polegadas, tá inteiro no fim do dia para ficar com a família e filhos quando for casar, dá condições financeiras para a família sem que a mãe dos filhos tenha que sair trabalhar quando eles são pequenos, etc. São coisas simples que todo ( acho eu ) ser humano gostaria de ter e viver.

Pelo o que eu tenho visto nas resposta esse objetivo é possível de se alcançar como programador java.
[/quote]

Não, não é. Dá para ganhar mais que 5 mil em cidades como São Paulo e alguns outros lugares, mas você será contratado como PJ ou alguma outra coisa ilegal, precisará fazer hora extra quase todos os dias para “vestir a camisa” da empresa sem ser pago, e ficará arrancando os cabelos com projetos e prazos impossíveis. Além do mais o custo de vida dessas capitais são mais altos.

Você vai acabar ficando velho antes do tempo, se matando para pagar a escola dos seus filhos e ainda paranóico sobre perder emprego e não conseguir pagar alguma coisa.

Quer ficar tranquilo? Escolhe outra profissão ou abra uma empresa (uma de verdade e não para fraudar a CLT) e obtenha sucesso.

EDIT: e por falar nisso, já vi muitos “organizados” por aí que vivem na casa dos pais. Só quem mora sozinho sabe o quanto se gasta com tudo o que precisa. Acho que quem fala de “organizar dinheiro”, mas não precisa pagar aluguel e nem nada tem mais é que ficar quieto. Bando de marmanjo vivendo na casa dos pais até os 30, e se precisassem pagar por tudo o que usam não teriam grana para ter TV a cabo ou um carro. [/quote]

Me desculpe mas você me parece meio frustrado com a profissão e quer generalizar.

Primeiro que um cara que começa como programador nem sempre fica como programador o resto da vida, a tendência é você ir subindo da mesma maneira que acontece com qualquer outra profissão. Uns para a área gerencial outros para a técnica.

Pessoas má remuneradas existe em todas as profissões, profissional bom e que se destaca é bem remunerado tanto como advogado quanto como desenvolvedor.

Quanto a forma de contratação isso é verdade, a maioria das empresas sempre quer pagar pj, cooperado e outras coisas que você na hra q sai da empresa sai com uma mão na frente e outra atrás…

Eu acredito que da para ganhar um ótimo salário na área de ti, mas como em qualquer outra profissão isso requer esforço e tempo…

Não é porque se é programador ou médico que vai ser rico…

Você fala como se a profissão pagasse super mal e como se não houvesse oportunidades…Desta maneira alguém que não conhece vem aqui e pensa que quem trabalhar com ti ganha salários de 1mil pelo resto da vida e trabalha 12 horas por dia…

Sem querer ser pessimista a profissão está em franca decadencia faz alguns anos.

Não recomendo pra ninguém mais.

[quote=matarra1000]Sem querer ser pessimista a profissão está em franca decadencia faz alguns anos.

Não recomendo pra ninguém mais.[/quote]
Refere a qual profisão??
vlw
abs

Eu já tenho experiência o suficiente e já vi o suficiente para não cair nesse conto do vigário. Você não está falando com um garoto de 18 anos que ainda sequer começou a trabalhar na área. Existem N fatores que definirão se uma pessoa ganha bem ou não, e nenhum deles tem a ver com capacidade ou destacar-se.

Em alguns casos o indivíduo pode se matar de trabalhar, se destacar de diversas formas, etc. Conta outra.

[quote=Frango]
Eu acredito que da para ganhar um ótimo salário na área de ti, mas como em qualquer outra profissão isso requer esforço e tempo…[/quote]

Ainda estou para ver um ótimo salário nessa área. 5 mil reais é um salário bem mediano.

[quote=Frango]
Você fala como se a profissão pagasse super mal e como se não houvesse oportunidades…Desta maneira alguém que não conhece vem aqui e pensa que quem trabalhar com ti ganha salários de 1mil pelo resto da vida e trabalha 12 horas por dia…[/quote]

Sim, mas essa é a verdade. Quem deseja ficar tranquilo, montar uma família, etc, que procure outra profissão.

[quote]
thiagosc
Sim, mas essa é a verdade. Quem deseja ficar tranquilo, montar uma família, etc, que procure outra profissão. [/quote]

Thiago, dessa vez terei que concordar com os outros, em especial com o Frango. Eu não pretendo passar a vida toda codificando, apesar de achar algo muito legal. Eu sou formado em Sistemas de informação e quero exercer o ofício, porém não quero cair direto como analista, gerente de TI ou alguma coisa desse tipo sem ao menos saber bem uma linguagem e esse mundo de desenvolvimento. Imagino que muitos devam ter esse desejo tb, iniciar programando e depois fazer outra coisa que de mais dinheiro e possa se sustentar melhor. Comentei sobre o retorno em virtude da idade, não sou mais um gurizinho de 18 anos e to meio longe disso ( na verdade 11 anos) e tenho planos de edificar uma família a curto médio prazo.

Como assim em franca decadencia? Programador é algo que sempre se precisa, sempre se precisou e sempre irá se precisar.Fiz a uns meses atrás um curso onde houve uma palestra de uma instituição do RS que é tipo de um sindicado das empresas de tecnologia onde comentaram que oque mais se precisa é de gente na informática, principalmente na área técnica como programadores e BD. Mostraram até gráficos com dados!!! Não creio que eles tenham mentido até pq era um curso dentro da PUC-RS em parceria com a Microsoft.

Pelo que você escreveu você concorda comigo e não com o Frango, pois já decidiu procurar outra profissão antes mesmo de começar em TI.

De fato, quer dinheiro? Então caia fora da área de TI.

Pelo que você escreveu você concorda comigo e não com o Frango, pois já decidiu procurar outra profissão antes mesmo de começar em TI.

De fato, quer dinheiro? Então caia fora da área de TI.[/quote]

Coloquei em negrito para ficar mais visível o meu desejo, pq em nenhum momento eu disse que não queria a TI ou procurar uma nova profissão e sim queria aprender bem uma linguagem e conhecer o mundo do desenvolvimento antes de entrar de cabeça na área de minha formação, isto é, Bacharel em Sistema de Informação . O que eu realmente não pretendo fazer é ficar a vida toda codificando pq até se esse fosse o meu objetivo eu iria ter feito um tecnologo em desenvolvimento de software ou faculdade de Ciência da computação.

Eu deixei de tentar aprofundar mais em programação justamente por certos medos, ja sabia um pouco de Java sempre gostei, mais como passei 2 anos no colégio só mexendo com C (Lá só tinha isto) acabei deixando Java de lado, e este ano que acabou o colégio comecarei a faculdade de Publicidade, porem quero continuar aprendendo java, só que por preguiça acabo as vezes não fazendo isto.

Pois no colégio sempre tinha exercicios pra você realizar, e aqui em casa fico só com o Deitel, e por muitas das vezes fica muito chato, mais como sou novo ainda tenho nem 18 :roll: , acho que poderei aprender mais pra frente, o que eu acho f*** é praticar, não se existe alguma area com alguns exercicios até que alguns usuarios pedissem alguns programinhas mesmo que inuteis para os iniciantes poderem praticar xD

Mais ainda não desisti do Java, foi o que mais legal eu aprendi até agora. Mais com medo do mercado acabei optando por PP apesar de ser saturada , tem mais areas né ;

Abraços.

Esdrasrios, dá uma olhada no livro use a cabeça!Java. Nesse exato momento to dando uma olhada nele e to achando muito mais interessante que o livro do Deitel por ensinar de uma forma divertida e simples a linguagem de programação. Dá uma catada na internet que tu encontra um PDF para verificar.
A sim, já tava me esquecendo, não desista do java :wink: .

Abraço!

Pelo que você escreveu você concorda comigo e não com o Frango, pois já decidiu procurar outra profissão antes mesmo de começar em TI.

De fato, quer dinheiro? Então caia fora da área de TI.[/quote]

Área de TI não se resume apenas a programador.