Mercado desenvolvimento - Junho 2018

Pessoal, tudo bom?
Desculpe se algum tópico mais recente existir. Mas lá vai:
Eu tenho 32 anos (fiz agora em junho). Moro sozinho e tenho uma filha de 6 anos. Trabalho como analista de suporte pleno faz 7 anos na empresa atual, porém sempre tive interesse em seguir carreira como programador. Sou formado em Ciência da Computação (me formei em 2008).
Já cheguei a fazer alguns cursos na Caelum, mas não passei disso.
Meu salário atualmente gira em torno de 4~5k Tenho amigos que são desenvolvedores e já peguei algumas dicas com eles sobre começar nesta carreira. Minha dúvida seriam estas:

  • Estou em dúvida entre desenv mobile ou web (full stack). Nada impede de aprender os dois, mas se esse fosse o caso, poderia começar a focar em qual?

  • Levando em consideração que estou disposto a começar do “zero”. Isso é: pegar uma vaga de analista de desenv júnior.Como eu poderia saber que já estou preparado pro mercado? Eu teria que estudar durante 1~2 anos algumas tecnologias e depois me arriscar? Ou nessa jornada eu já poderia jogar limpo e dizer que estou adquirindo experiência.

  • Sei que tem outras ferramentas além da linguagem, que seria GIT, e ferramentas de teste,etc…O que seria o “básico” dessas ferramentas para eu me aventurar na carreira?

  • Já pensei em fazer alguns sisteminhas e jogar no GitBucket ou similar pra usar de portifólio, só isso seria o suficiente?

  • Sei que certificação não seria “importante” num primeiro momento, mas se ela de fato for muito essencial, não descarto em fazê-la.

  • Nosso mercado de TI é dinâmico, então eu tento pegar algumas descrições de vaga de jr como uma referência, mas é meio desanimador os caras pedirem uns 2 ou 3 anos de experiência em algumas coisas…