Mercado desenvolvimento - Junho 2018

Pessoal, tudo bom?
Desculpe se algum tópico mais recente existir. Mas lá vai:
Eu tenho 32 anos (fiz agora em junho). Moro sozinho e tenho uma filha de 6 anos. Trabalho como analista de suporte pleno faz 7 anos na empresa atual, porém sempre tive interesse em seguir carreira como programador. Sou formado em Ciência da Computação (me formei em 2008).
Já cheguei a fazer alguns cursos na Caelum, mas não passei disso.
Meu salário atualmente gira em torno de 4~5k Tenho amigos que são desenvolvedores e já peguei algumas dicas com eles sobre começar nesta carreira. Minha dúvida seriam estas:

  • Estou em dúvida entre desenv mobile ou web (full stack). Nada impede de aprender os dois, mas se esse fosse o caso, poderia começar a focar em qual?

  • Levando em consideração que estou disposto a começar do “zero”. Isso é: pegar uma vaga de analista de desenv júnior.Como eu poderia saber que já estou preparado pro mercado? Eu teria que estudar durante 1~2 anos algumas tecnologias e depois me arriscar? Ou nessa jornada eu já poderia jogar limpo e dizer que estou adquirindo experiência.

  • Sei que tem outras ferramentas além da linguagem, que seria GIT, e ferramentas de teste,etc…O que seria o “básico” dessas ferramentas para eu me aventurar na carreira?

  • Já pensei em fazer alguns sisteminhas e jogar no GitBucket ou similar pra usar de portifólio, só isso seria o suficiente?

  • Sei que certificação não seria “importante” num primeiro momento, mas se ela de fato for muito essencial, não descarto em fazê-la.

  • Nosso mercado de TI é dinâmico, então eu tento pegar algumas descrições de vaga de jr como uma referência, mas é meio desanimador os caras pedirem uns 2 ou 3 anos de experiência em algumas coisas…

Enfim, não quero me estender muito, mas agradeço desde já a atenção de vocês. E adoraria que vocês pudessem ajudar aconselhando um “marinheiro de primeira viagem” e até se possível compartilhassem como foi o início da carreira de vocês.

Obrigado galera!!!

Estude as tecnologias que seus amigos desenvolvedores usam no trabalho e veja se podem te indicar. Se você for safo consegue fácil, a geração atual não corre muito atrás das coisas por conta própria.

3 curtidas

A primeira coisa a saber é que o salário de jr dificilmente chegará a isso.

Hoje o mercado tem uma boa segregação entre dev mobile e dev fullstack. Se você focar em uma delas, tem mais chances de ter um conhecimento mais consolidado e mais oportunidades.

Isso depende de empresa para empresa. Tem as que contratam o cara “cru” e ensinam tudo (e são extremamente raras) e as que exigem 1000000 anos de experiência e querem o cara sabendo de tudo, para ser jr.
O mais importante, nesta questão é estudar a empresa, entender suas necessidades, que tipo de profissional ela busca e tem e como é a relação dela com os funcionários (esqueça coisas como great places to work, foque no que as pessoas dizem, lógico, ouça mais de uma).

  • Gerenciador de dependências/builder: maven/gradle e afins
  • Gerenciador de versões: git, SVN e afins.
  • Testes: jUnit, cucumber (para java, claro) e afins
  • IDE: eclipse ou android studio
  • Servlet Container/application server: tomcat, wildfly, weblogic e afins
  • Ferramentas de comparação de código: winmerge
  • Ferramentas SSH: putty e winscp
    Além, é bom conhecer de JSON e REST

Suficiente para? Se candidatar? Sim! Muito válido. Se o objetivo é mobile, sugiro criar alguns apps e publicá-los, inclusive.

Simples, fuja dessas vagas.
Procure vagas em que a oportunidade é coerente com a função.

E, só para te animar, eu migrei da infra para dev, há 8 anos atrás, eu tinha 27 e digo, foi a melhor coisa que fiz na vida.

2 curtidas

Com relação a reputação/ambiente de trabalho da empresa pretendida, dê sempre uma pesquisada nesse site…

Ajuda bastante ter uma noção, afinal são depoimentos de pessoas que trabalham/trabalharam nelas, claro que tudo deve ser bem dosado e opinião cada um tem a sua, mas… se você ver uma empresa com quase todos os depoimentos dizendo algum ponto negativo sobre ela, deve ficar bem esperto se realmente pretente entrar (principalmente consultorias de TI, fique atento muito a isso…), no mais continue seus estudos, se empenhe bastante, procure um ramo/nicho para entrar e se possível tente no inicio consolidar o “trampo fixo” na área com freelas para tentar manter uma renda próxima da que você tem hoje, para futuramente se dedicar 100% no que gosta/escolheu, muito sucesso e boa sorte!

1 curtida

Povo muito obrigado de coração pelas respostas! Voces são incríveis!

Abraços