[Mercado] Emprego x Gigantes do Meio

Pessoal, tudo bem?

Já criei um tópico com dúvidas bem amadoras sobre o campo de TI, e agora venho com uma questão mais pontual, movida pela curiosidade: os ‘Eldorados’ da carreira.

Entendam ‘Eldorado’ por aquela companhia onde todo mundo gostaria de trabalhar. Traçando um paralelo com minha área (jornalismo), seria como o desejo de um iniciante trabalhar na TV Globo, na Folha de S. Paulo ou nas revistas da Ed. Abril, lugares que tinham a fama de ter uma baita estrutura para se fazer um bom trabalho, reconhecimento entre os pares, pagar bem, etc…

Existem esses lugares na área de TI? Para quem é de fora, imagino que estar em um lugar como a Apple, Google, Facebook, Microsoft e Amazon deva ser o ápice da carreira. Mas é mesmo? Vocês já trabalharam nessas gigantes do meio? Conhecem quem trabalhou? É algo que vocês buscam ou é tratado apenas como mais um trabalho, que pode (ou não) ser igual a todos os outros?

Valeu!

Depende do seu perfil, eu por exemplo detesto empresas de TI. Sempre preferi trabalhar com TI em grandes empresas que a atividade fim não seja serviço de tecnologia, pois as pessoas são mais normais, o foco é em resultados pro negócio e nao firulas nerds. A exemplo de empresas de petróleo, gás, seguradoras, etc.

No seu caso como jornalista poderia trabalhar com TI em alguma grande empresa deste ramo.

Alguns aspectos q essas empresas q vc citou possuem em comum: o tamanho da operação, tem software como produto e são multinacionais (com sede fora do Brasil).

Como o @javaflex falou, existem outras empresas com operação/impacto gigante que não tem software como produto final. É muito mais de gosto mesmo. Dá pra ganhar bem com TI em empresas de praticamente qualquer ramo.

Tenho amigos na Amazon e na Uber. Pelo que escuto, o trabalho é normal, nada de extraordinário. A diferença é que por serem empresas famosas e grandes, o número de gente altamente especializada é bem maior do que em empresas menores. Aí rola bastante síndrome de impostor, por exemplo.

Nesse tipo de empresa, se vc não entregar valor ou não tiver uma performance mínima (que é bem alta, comparado com a média do mercado), vc vai ser colocado pra fora. Não tem espaço pra enrolar. Tem que saber viver sob esse tipo de pressão pra se dar bem lá dentro; a arma está sempre apontada pra você.

Normalmente, apesar de não ser oficial, pessoas que trabalham a mais do que o combinado (no contrato) se dão melhor. É comum trabalhar 12-14h por dia pra entregar mais e ser promovido.

A grande pergunta é: esse dinheiro vale a pena? Pra algumas pessoas sim, pra outras não.

1 curtida

@javaflex, @lvbarbosa adorei a visão de vocês sobre o assunto. Mercado de TI é isso, né? Amplo num nível que cobre toda a Nasdaq até o mercadinho que não quer ficar pra trás - e tem uma linha cinza imensa entre esses dois pontos.

Já li reportagens (e conheço gente que as apurou) sobre a cultura de trabalho em lugares como Google e Facebook. Altas recompensas, pressões enormes. O que queria saber mesmo é como a galera aqui do fórum, gente normal (bom, isso falo sem saber… vai que algum de vocês é CEO de algum unicórnio de tecnologia e eu não sei? :D) e colegas de mercado enxergam essas gigantes - se com paixão, desdém ou indiferença, pelo menos no que diz respeito ao desejo de fazer parte dessas empresas.

Credo cruz, se um dia eu vir a trabalhar com TI, quero passar longe de qualquer empresa da mídia! :stuck_out_tongue:

Pode tentar empresas de atividades melhores. A sugestão foi por você já ter comido nesse prato, o que dá mais chances de conseguir a primeira oportunidade, pela experiência no negócio. Além de poder ter quem indique. Nao leve as coisas como entrar numa empresa e achar que vai ficar ali a vida toda. Tudo são etapas. Eu comecei numa empresa de TI mesmo nao gostando, mas foi o que me fez entrar rapidamente no mercado e a partir daí sempre ter um pássaro na mão até conseguir uma oportunidade melhor.