Faltam profissionais em java? Ou esse tempo já se passou?
Abraços!
Faltam profissionais em java? Ou esse tempo já se passou?
Abraços!
Aqui em Salvador, apesar do salário não ser um dos melhores, tem mercado!
P.S: Não trabalho com Java, mas é o que eu estou percebendo nesta minha caminhada para trabalhar com Java!
Abraços!
Vejo realmente muitas vagas aqui em São Paulo. (Nenhuma minha mas tem).
[quote=pvrsouza]Aqui em Salvador, apesar do salário não ser um dos melhores, tem mercado!
P.S: Não trabalho com Java, mas é o que eu estou percebendo nesta minha caminhada para trabalhar com Java!
Abraços![/quote]
Como está a faixa salarial para as linguagens que vc tem informação ai em salvador?
[]'s
Aqui em SC tem muitas vagas também… O salário ainda não é alto, mas tenho a impressão que deve aumentar bastante
É verdade porque eu tambem moro aqui e tem muita vaga pra pouco profissional.
O problema não é esse, o problema é que mesmo tendo pouco profissional os que tem não são valorizados.
A faixa média salarial aqui é de 2000 reais pra um Gerente de Projeto.
Fora o fato de eles pagarem uma merreca de 450 pila pra um estágiario não registrado pra trabalha quenem um programador normal.
Programador Junior ta na faixa de 1000 - 1400
Programador Senior de 1800-2000
Gerente de 2000- 3000 se você quiser termina sua vidinha de lixo aqui em SC xD
Acredito que o que falta no mercado são profissionais bem treinados, com conhecimentos basicos suficientes para atender a demanda por soluções interdisciplinares no mundo Java.
Quando falo sobre qualificação, é em relação a portfólio, consultorias, livros que leu, eventos que frequentou, cursos que fez, certificações que tirou ou esta estudando.
Devido a grande comunidade, e grande difusão da linguagem muitos saem das faculdades crus, sem experiencia de trabalho e necessitam urgentemente se integrar ao mercado, contndo muitas vezes com uma bagagem repleta de conhecimentos superficiais ou defasados.
Por isso digo que bons profissionais são construidos com esforço e constancia, não adiantando ter só certificações, ou um portfolio extenso, ou só frequencia em eventos. O desenvolvedor/programador profissional deve manter seu foco e determinação para estar em constante aprendizando atraves da imersão no mundo Java.
Para bons profissionais sempre existirao vagas, por isso temos que nos eforçar e construir em nós , constantemente um bom profissional.
Espero ter ajudado!
[quote=Junior Miranda][quote=pvrsouza]Aqui em Salvador, apesar do salário não ser um dos melhores, tem mercado!
Abraços![/quote]
Como está a faixa salarial para as linguagens que vc tem informação ai em salvador?
[]'s[/quote]
Olha só, eu estou comecando agora na vida de “garoto de programa”. Trabalho com administração e nunca fiquei muito atento a este mercado. Hoje eu vejo que um programador PHP, DELPHI(ainda rola algumas coisas aqui), enfim, ganha em torno de R$ 1.300,00. Ja programador JAVA, a partir de R$ 1.700,00.
Como estou em busca de estágio, os estágios aqui em JAVA pagam muito pouco(pelo menos eu acho), pagam em torno de R$ 500,00, 6h.
Não faltam profissionais, faltam empresas boas para se trabalhar.
É verdade porque eu tambem moro aqui e tem muita vaga pra pouco profissional.
O problema não é esse, o problema é que mesmo tendo pouco profissional os que tem não são valorizados.
A faixa média salarial aqui é de 2000 reais pra um Gerente de Projeto.
Fora o fato de eles pagarem uma merreca de 450 pila pra um estágiario não registrado pra trabalha quenem um programador normal.
Programador Junior ta na faixa de 1000 - 1400
Programador Senior de 1800-2000
Gerente de 2000- 3000 se você quiser termina sua vidinha de lixo aqui em SC xD
[/quote]
Caramba, até mesmo na capital estão com essas médias? To pensando em morar/trabalhar por ai =/
Agora quanto ao tópico. Senão me engano, na idgnow saiu uma pesquisa onde diz que profissionais que saibam Java estão muito requisitados. Mas a 3 anos atrás já era assim, e creio que por alguns poucos anos continue sendo. Nenhuma novidade.
O que muda apenas é a quantidade de vagas ofertadas por região.
Vejo constantemente na mídia, serão abertas X^N vagas na área de TI. Pré-requisitos, sólidos conhecimentos em java etc. Ou seja, tem mercado! Ai vc consegue um emprego, trabalha feito um monstro e o mercado não reconhece. Não dá nem para pagar os custos que vc tem com atualizações profissionais.
[]'s
eu acredito que:
Exitem empresas ótimas pra se trabalhar, que reconhecem seus funcionários, e procuram contratar os melhores. Os melhores querem trabalhar nestas emrpesas, pq são reconhecidos e podem realizar um trabalho de qualidade.
Existem empresas médias pra se trabalhar, que pagam a média de mercado, exigem profissionais qualificados, mas vez por outra acabam contratando uns meia-bocas, mas esses depois de um tempo saem ou são demitidos. Tem gerentes com alguma qualificação, e os projetos vez por outra atrasam ou dão merda. A maioria dos profissionais pleno e senior acho que se encaixam nesse perfil de empresas, e ficam por algum tempo, até aparecer algo melhor ou que de mais prazer.
Existem empresas ruins, que geralmente exigem um conhecimento de pleno e te pagam como estagiário, contratando vc como junior. Exitem gerentes mediocres aos montes, e vez por outras os projeots saem no prazo, mas a qualidade é péssima, tenha dó de quem for dar manutenção depois. Essas empresas são ótimas pra começo de carreira (sério! :lol: ) já que vc passa por tanta coisa lá dentro que acaba adiquirindo diversos conhecimentos muito rapidamente, mas depois de um ou dois anos no máximo pule fora.
Logo, acho que existem vagas para todos os perfis. Poucas boas, algumas na média e um monte de ruins.
A idéia é que o salário diminua com a expansão de formandos na linguagem (pelo menos aqui em SP). As vagas eu diria que diminuíram, pelo menos no começo do ano quando eu buscava por uma oportunidade, se comparado o ano de 2010 com 2008 eu diria que as vagas caíram de uma média de 15 para 6 anúncios por dia.(estes dados são apenas explicativos e não reais)
Faltam duas coisas, profissionais bons e empresas boas. O resto é resto.
aki em sp num conheço ninguem que tenha experiencia ficando sem trampo…todos meus camaradas estao empregados e ganhando razoavelmente bem…
como aki, pelo que percebo, a onda é PJ…as medias de salario chegam facil facil de 5000 a 7000 reais…
flw
A idéia é que o salário diminua com a expansão de formandos na linguagem (pelo menos aqui em SP). As vagas eu diria que diminuíram, pelo menos no começo do ano quando eu buscava por uma oportunidade, se comparado o ano de 2010 com 2008 eu diria que as vagas caíram de uma média de 15 para 6 anúncios por dia.(estes dados são apenas explicativos e não reais)[/quote]
Na verdade o número de vagas está aumentando. E muito mais rápido do que o mercado gostaria. Nesse contexto, o que mais vejo é empresa que paga mal perdendo funcionário. Eles contratam júniors, e estes, ao ganhar expeeriencia, se mandam pra outra empresa.
Olá josenaldo, o numero de vagas aumenta pelo fato de troca de tecnologias antigas por novas?
Não. Pelo aumento da demanda por software novo mesmo. Não é todo mundo hoje que tem coragem e ou$adia pra trocar um sistema de mais de 7 dígitos.
A idéia é que o salário diminua com a expansão de formandos na linguagem (pelo menos aqui em SP). As vagas eu diria que diminuíram, pelo menos no começo do ano quando eu buscava por uma oportunidade, se comparado o ano de 2010 com 2008 eu diria que as vagas caíram de uma média de 15 para 6 anúncios por dia.(estes dados são apenas explicativos e não reais)[/quote]
Na verdade o número de vagas está aumentando. E muito mais rápido do que o mercado gostaria. Nesse contexto, o que mais vejo é empresa que paga mal perdendo funcionário. Eles contratam júniors, e estes, ao ganhar expeeriencia, se mandam pra outra empresa.[/quote]
Exatamente!
No final essas empresas pequenas terão seu staff composto na sua maioria por recém formados sem experiência que ao adquiri-la caem fora.
Ou seja, sempre com profissionais “fracos” ou melhor dizendo, em estágio de desenvolvimento onde o retorno não será tão grande se comparado a um pleno/senior com alguns anos de experiência na bagagem o que afeta diretamente na qualidade e no preço do produto final.
Lembrando que economizar demais no staff pelo menos onde eu pude observar leva a um encarecimento do produto final devido a precariedade do código.
BONS PROFISSIONAIS falta sim! picareta que fez curso meia boca e já se acha senior tem de monte! :lol: