Olá Pessoal, tudo bem?
Gostaria da opinião de vocês de como está o mercado para Java ME?
Quais os requisitos de vagas para profissionais?
Precisa aprender n frameworks que nem Web?
Há futuro? Vale a pena investir?
Obrigado.
Olá Pessoal, tudo bem?
Gostaria da opinião de vocês de como está o mercado para Java ME?
Quais os requisitos de vagas para profissionais?
Precisa aprender n frameworks que nem Web?
Há futuro? Vale a pena investir?
Obrigado.
É uma boa pergunta. Eu também tenho curiosidades sobre isso.
Por exemplo, quais marcas de celulares que rodam Java para que se possa criar uma aplicação JME ?
[quote=romarcio]É uma boa pergunta. Eu também tenho curiosidades sobre isso.
Por exemplo, quais marcas de celulares que rodam Java para que se possa criar uma aplicação JME ?
[/quote]
Acho que tirando o iPhone, todos os outros. Já rodei em Symbian, Blackberry, Windows Mobile e aquele SO da Samsung e LG que não sei o que é.
[quote=marcosalex][quote=romarcio]É uma boa pergunta. Eu também tenho curiosidades sobre isso.
[/quote]
Acho que tirando o iPhone, todos os outros. Já rodei em Symbian, Blackberry, Windows Mobile e aquele SO da Samsung e LG que não sei o que é.
[/quote]
Pois eh, eu estava interessado em trocar meu celular, e tinha gostado de um modelo da Samsung, mas já pensava em comprar um que pude-se rodar alguma aplicação em JME.
O symbian é o que roda nos celulares na Nokia? Estou certo?
Bom dia,
Smartphones Java é uma questão complicada. Porque existem muitos sistemas e combinações.
É por isso que é mais fácil perguntar quais são as OS móveis existentes, que utilizam JAVA.
Para mim, nesta ordem :
1) [b]ANDROID [/b] is a Linux/Java stack
2) [b]JavaFX Mobile[/b] (SavaJe OS) is a Linux/Java stack
3) [b]JavaME JVMs CDC/ CLDC[/b] (LWUIT is supported on MIDP 2.0/CLDC 1.1 and can also be ported on CDC platforms)
Mobile OS :
* Symbian (Nokia) -----> JavaME
* Android is a Linux/Java stack ------> Java Dalvik virtual machine
* RIM BlackBerry
* iphone OS X (Objective-C)
* Windows Mobile
* Maemo (linux Nokia)
* Bada (Samsung)
* SavaJe OS , JavaFX Mobile is a Linux/Java stack
* Windows CE (JVM CrEme, J9 …)
Smartphones :
* Nokia 37,8%, 108 millions (-),
* Samsung 21%, 60 millions (+),
* LG 11%, (+),
* SonyEricsson 4.9%(-),
* Motorola 4.7% (-),
* Iphone 1,9% (+), (Objective-C)
* HTC, Sagem, Alcatel … Outros
[b]Pelo que vejo à minha volta não há foto: Android vai se tornar inevitável.[/b]
Fontes : http://en.wikipedia.org/wiki/Android_(mobile_device_platform)
http://aujourlejour.20minutes-blogs.fr/mobiles
Best Regards
Um camarada tentou entrar em um curso de pós-graduação em sistemas embarcados e não conseguiu.
Disseram que não haviam alunos suficientes, entendi que o interesse é bem pequeno.
Achei isto estranho, alguem sabe o porque disto?
flws
Mas voltando ao assunto do mercado!!??
Ngm sabe como ta a procura das empresas?!
Eu acho que o mercado de JavaME meio que desandou com o surgimento dos smartphones. Antes havia uma boa procura e desenvolvimento para aparelhos menos potentes, já que JME deve rodar até em torradeira.
Com a relativa popularização dos smartphones essas empresas migraram para as soluções desses aparelhos, que sem a preocupação de serem multiplataforma, conseguem acessar os recursos mais avançados de cada dispositivo.
Assim quem programa para Symbian usa Python ou C++, quem programa para Windows Mobile usa o .NET Compact Framework, quem desenvolve para iPhone usa o Objective C, e quem programa para Linux, aí não falta escolha. Isso tudo acabou “minando” o mercado de JavaME, mas eu acho que procurando bem ainda se acha alguma coisa.
Mercado Java ME esta como sempre foi, isto é, não existe. No máximo um projeto aqui, outro ali, mas um negócio baseado em Java ME não há.
O negocio entao e’ pela necessidade!
Precisamos de um projeto ME pra isso!
Pronto… acabo projeto toca os projetos normal!
Apenas para solucionar um problema que aparece do nada? Por exemplo!
@edited…
Mais conhecido como famoso bico??!
Mas Java ME paga bem? Uma vez eu vi um estágio de 6 horas em Java ME que só pagava 500 por mês =(
Estagio no minimo tinha que ser 900 =\
Nunca vi JavaME com bons olhos. O que muitos consideram uma vantagem (que é a de rodar até numa torradeira, como já disseram por aqui) eu vejo como o principal problema. Quem vai desenvolver aplicações que precisam de um pouco mais de recurso, com JavaME apenas senta e chora.
Inté.
Trabalhei durante 3 anos com J2ME e continuo achando a tecnologia muito atrativa tendo em vista os cenários que ela busca atender. Nas empresas em que trabalhei os projetos tinham como alvo um grande número de empresas e usuário para os quais era completamente inviável realizar sequer uma previsão sobre em quais dispositivos os aplicativos seriam executados. Além do mais, uma distribuidora com 3 mil vendedores dificilmente irá adquirir um belo smartphone para cada um de seus vendedores, com certeza eles optarão por dispositivos mais limitados. Em um cenário como este J2ME continua imbatível. Não resolve 100% dos problemas, algumas vezes tinhamos que manter 2 versões de um projeto devido a características muito específicas de um dispositivo, mas ainda assim o trabalho de manter estas aplicações ainda era menor do que se tivessemos diversas tecnologias.
Tinhamos aplicativos que realizavam cerca de 2 mil transações GPRS por dia com nossos servidores, mantendo um banco de dados de clientes e produtos atribuídos ao vendedor no dispositivo móvel e o desempenho não deixava a desejar. Não que esta seja a aplicação mais complexa do mundo, mas para situações onde o aplicativo móvel busca prover um canal alternativo para um aplicativo maior e centralizado a tecnologia J2ME da conta do recado.
Em relação ao mercado acredito que com a popularização dos smartphones, do Android e até mesmo de aplicativos móveis em si tiraram um pouco do espaço do J2ME no mercado, mas continuo prestando consultoria na área e sempre recebo notícias de projetos, inclusive internacionais, que estão utilizando J2ME. Em relação a salários não encontrei muita diferença em relação aos outros cargos da tecnologia JAVA por onde passei.
Abraço!
Bom dia,
Eu trabalhei com Java ME, mas apenas CDC. Um projeto para www.mak-system.net em PARIS durante um ano.
Com “Handheld Computers” :
http://www.motorola.com/Business/US-EN/Business+Product+and+Services/Mobile+Computers/Handheld+Computers
Isso me diz que o Java ME é dividido em dois mercados.
De domínio “público”, com esses telefones convencionais e smartphones: Nokia, Sumsung, LG, Motorola, HTC …
Que utiliza essencialmente MIDP / CLDC (www.getjar.com)
Do outro lado aparelhos para uso industrial, médico, TV, … com mais CDC e com sistemas exóticos
Para mim, haverá sempre coisa para jogar com MIDP / CLDC, Doja.
Mas a chave está em JavaME CDC. Se você quiser fazer projetos “sérios” e ganhar Euros (industrial, médical, comercial …)
Por outro lado, Android e JavaFX Mobile, será essencial.
Com Java Store : http://www.java.com/en/store/intl-contact.jsp
Et bien sûr !! Android Market : http://www.android.com/market/
Cordialement
JavaMan
Uma idéia que muitos tem é a questão de utilizar o JME com Web-Service para acessar base de dados de diversos pontos. Por exemplo um médico poderia visualizar o prontuario de um paciente de qualquer lugar pelo seu celular.
[quote]Para mim, haverá sempre coisa para jogar com MIDP / CLDC, Doja.
Mas a chave está em JavaME CDC. Se você quiser fazer projetos “sérios” e ganhar Euros (industrial, médical, comercial …)[/quote]
É cada uma…
Além do que já foi exposto, outra vantagem mercadologica do JavaME é a rápida curva de aprendizado. Um profissional que nunca tenha trabalhado com J2ME mas conheça Java e alguns poucos Padrões de Projeto como o Command e Listener conseguirá facilmente em poucos dias realizar pequenas correções e alterações em um aplicativo J2ME apenas estudando o código já existente. Digo isso por experiência própria.
Bom dia elioengcomp,
Não É cada uma … Mas cada um com sua visão e suas opiniões e experiências.
Abraços
Concordo plenamente…
Porém algumas vezes, exatamente pela falta de experiência, devemos tomar cuidado ao distinguir aquilo que é “sério” daquilo não é. Mas deixa isso pra lá, não é este o tema da conversa…
Abraço!