Eu conheci o WPF em 2012, brinquei um pouco mas não fiz grandes coisas. Depois disso nunca mais mexi. Li esse link falando de WPF e Forms, ele diz que ambos estão em “manutenção” apenas.
Gostaria de saber como está o mercado hoje em relação a essa tecnologia, isso esta sendo usado? Continuado? Abandonado? Tem empresas que usam isso? Alguém está trabalhando com ela?
Obrigado
A maior questao é que o mercado para desktop só cai.
A tecnologia mais atual é UWP, também baseado em XAML. Se for algo pra colocar na loja do Windows, UWP será mais usado nesse mercado.
Quando precisei fazer um módulo interno desktop, WindowsForms foi suficiente, me atendeu muito bem, por mais que o encorajamento já fosse pra usar WPF, que realmente é mais robusto. Mas eu prefiro o estilo Delphi, que o WindowsForms copiou.
Enfim, depende do seu objetivo, em relacao a mercado de trabalho para desktop, existir oportunidade sempre vai existir, mas está em baixa independente de qual tecnologia.
Sim, no meu caso em que ele poderia ser usado, seria para automação industrial usado para determinadas maquinas. Dai queria saber se o conhecimento que aprenderei nisso, será útil no sentido de “futuramente em outra(s) empresas isso possa ser usado” porque há mercado/empresas usando.
Tipo o Cobol, ele ainda é usado, mas a procura por profissionais que sabem Cobol no mercado diminuiu, não é tão normal/grande como C# e Java.
Minha duvida ao WPF seria nesse sentido…
O mais profissional para desktop é C++. Mas como no meio corporativo interno se busca produtividade imediata, nesse caso vá de WPF sem dúvidas, é usado no presente.
Lembrando que isso será só o client, se envolver banco de dados terá que ter um back-end. Nisso já estará garantido no grande mercado, pode usar ASP.NET Web API por exemplo. Pois conectar o banco direto com client em .NET ou Java deixa o login exposto pro usuário, já que pode burlar qualquer coisa ao descompilar.