Mercado + Recém formado

Concordo com a Anime, joomla está em alta bem como o PHP. Na verdade o PHP possui uma grande parte do ambiente Web.
Na região onde moro vagas para programador PHP são em quantidade muito maior que para programador Java.

O que depende muito é se você gosta de programar em PHP ou não, se gosta mete a cara senão cai fora e procura o que lhe da mais prazer.

Eai Renato blz?

cara seguinte…

Eu trabalhei 2 anos com joomla e vou ti falar da minha experiência.
Quando falei que "dificilmente vc vai programar alguma coisa em PHP. " é Fato!

cara joomla tem o joomla extensions, onde tem quase tudo pronto!!

isso tudo é feito em PHP, vc até pode em algum momento alterar alguma coisa nos modulos ou componetes, mas geralmente tem tudo pronto.

cara, vc vai fazer muita coisa com CSS ,HTML e photoshop mais a nível de interface.

quem usa joomla tem um perfil muito mais de Web design do que desenvolvedor.

lá onde eu trabalhava, eu era o único de TI mesmo. O resto era de publicidade e design… mais o pessoal de comunicação.

E cara,
sobre isso, é vc q tem que escolher… ver qual é seu perfil.
Mas eu acho que para quem fez SI e já tem curso de java, acho desperdicio!

e desculpa o pessoal do joomla, mas para usar joomla vc não precisa de muita coisa!

é isso…flw!

Para usar joomla vc não precisa de muita coisa, mas tem que saber programar rs…

Nunca usei, mas imagino que deve ser parecido com o Genexus!

[quote=Anime]Para usar joomla vc não precisa de muita coisa, mas tem que saber programar rs…

Nunca usei, mas imagino que deve ser parecido com o Genexus![/quote]

No que diabos a discussão joomla precisa ou não de conhecimento em PHP agrega ao tópico?

[quote=matheuslmota][quote=Anime]Para usar joomla vc não precisa de muita coisa, mas tem que saber programar rs…

Nunca usei, mas imagino que deve ser parecido com o Genexus![/quote]

No que diabos a discussão joomla precisa ou não de conhecimento em PHP agrega ao tópico?[/quote]

Claro que agrega, estão querendo dizer que não é preciso saber programar para usá-la. Não sei por que essa implicancia com a discussão, pelo que sei forum é para isso, pessoas com opiniões diferentes discutirem e quem ler, tira o seu melhor…

Pois é, agora falando em mercado, no meu ponto de vista, está se resumindo em três tecnologias:
O que tenho visto em maior quantidade são os três, nesta mesma sequência:

1º - Java: Principalmente Web e frameworks
2º - .NET: C# e VB
3º - PHP: Algumas vagas ja estão cobrando frameworks, como o tal “Zend”.

[quote=leonhard32]Pois é, agora falando em mercado, no meu ponto de vista, está se resumindo em três tecnologias:
O que tenho visto em maior quantidade são os três, nesta mesma sequência:

1º - Java: Principalmente Web e frameworks
2º - .NET: C# e VB
3º - PHP: Algumas vagas ja estão cobrando frameworks, como o tal “Zend”.[/quote]

Interessante saber que VB ainda é usado. Você fala de VB puro ou VB.net?

É por ai mesmo, mas acho que a sequência pode variar dependenda da região.

Queria falar sobre VB, mas acho melhor ficar quieta… :frowning:

VB e C#, no .NET framework…

Acredito que o VB.NET, pela quantidade de sistemas em VB antigos, que necessitam serem “migrados”, ai utilizam o VB.NET, acredito que seja por isto

E sobre por região, sim sim

Esta percepção minha se volta mais ao estado de SP, principalmente capital.

Ja manja de arquitetura HTTP? Pra que surgiu e como funciona? HTML e CSS basicos?
Servlets, JSP, filtros, listeners, contextos? Se sim, aí caia para criar uma aplicacao em Struts, JSF, VRaptor, whatever.

Sugiro que nao aprenda os frameworks sem entender toda essa (e mais) arquitetura web. Mas se ja sabe BEM, desconsidere isso.

[quote]
Ow mais ai me fala uma coisa, como funciona o trampo nas empresas que trabalham com desenvolvimento WEB eles pegam vários projetos ?, fazem manutenção e criação no site da própria empresa ? mais de 50% utilizam frameworks, jsp ? [/quote]
Nao da pra saber. Mas fato é: a maioria usa algum framework. Como disse antes, vc pode acabar nao sendo bem produtivo sem entender toda arquitetura web e Java Web (Servlets) por trás.

[quote]
La onde trampo a uma semana o chefe fala que o desenvolvimento em joomla! e wordpress tá crescendo, o tempo de criação de um site é muito curto, assim da pra entregar o projeto o mais rápido possível pro cliente. [/quote]
Geralmente essas empresas criam CMS. Sistemas prontos para determinados nichos de mercado. Usam Joomla, Drupal, Wordpress, etc para fazer o build desses sites e podem (ou nao) utilizar conhecimento de PHP para dar uma tunada no site.

[quote]
o que me diz.[/quote]
Uma dica que uma vez recebi de pessoas excelentes: programador de verdade aprende uma linguagem (ou ferramenta nao importa) nao porque da dinheiro, ou porque ta aquecida no mercado ou porque a empresa em que trabalha usa, mas porque tem curiosidade e gosta de aprender constantemente. E isso conta muitos pontos em qualquer entrevista que voce for.

Espero ter contribuido e ajudado, junto com a galera, a sanar suas duvidas iniciais.

[quote=Anime][quote=RafaelViana][quote=Anime][quote=leandronsp]

Ah, e tbm, como os colegas acima, recomendo que caia fora de querer trabalhar com CMS (Joomla, Drupal, etc). Vc ate pode querer aprender por curiosidade, mas vc comecou um caminho fazendo curso de Java e imagino que queira trabalhar com Java no momento, certo? :)[/quote]

Mais um do time, o mundo foi feito em Java:stuck_out_tongue: [/quote]

Não vejo por esse lado… esses seus comentários são ótimos para começar uma discussão (realmente necessário?)… Não é uma questão de Java para tudo. Aprenda a ler…

Ele diz: “mas vc comecou um caminho fazendo curso de Java e imagino que queira trabalhar com Java no momento, certo?”
Se ele fez curso de Java ele, provavelmente, está interessado em trabalhar com Java.

Ou você conheceu alguém: Sou formado em Medicina mas vou ficar super realizado sendo enfermeiro?[/quote]

RafaelViana,

Parece que quem quer começar uma discussão aqui é você!

Minha experiências de vida e de GUJ, principalmente de GUJ, mostrou que o pessoal exagera sim quando o assunto é Java, criam muita expectativa em cima disso e se decepcionam, ai que está o “problema”. Por que não mostrar o lado prático, uma vez perguntei aqui como era um teste para programador, por que iria fazer um, alguém disse, mas se não for Java desista e foi o que eu fiz. Me arrenpendi muito… Só uma observação, ADORO JAVA!

Se tenho que aprender a ler, você precisa de um pouquinho de educação…[/quote]

[APAGADO PELA MODERAÇÃO, OFENSIVO]