Mestrado e depois trabalhar

Oi pessoal.
Meu sonho é trabalhar com I.A. e com robótica. Acho que esse sonho esta prestes a se realizar, pois conversei com um professor que é ativo na área. A única maneira de eu mexer com robótica, é entrando em um mestrado sobre robótica (pelo menos a única forma que eu vejo). Porém, sinto mais vontade em trabalhar com robótica (tipo desenvolvendo sistemas inteligentes para robôs) do que dar aula em uma instituição após o mestrado.
Eis que vem minha pergunta: é possível trabalhar na área em que alguém fez mestrado?
A pergunta, na verdade, ficou muito mal formulada… O que eu quero saber mesmo é se o acesso às empresas fica igual como quando o aluno sai da faculdade, sabe como? A facilidade em achar emprego depois do mestrado é a mesma ou se torna mais difícil?

Olá,

Acredito que sim.

Eu tô terminando meu mestrado em IA, mais especificamente com Redes Neurais. Infelizmente não existem muitas empresas voltadas exclusivamente para isso (a NeuralTech em Pernambuco é bem conhecida), e muitos projetos da área acabam ficando na Universidade mesmo. Pelo que escuto, no exterior é bem mais comum a pessoa terminar mestrado e voltar para a empresa, tanto que na Alemanha existem doutorados rapidinhos (2 anos e meio)… mais voltados para o mercado mesmo.

A área de IA está cada vez mais presente em várias aplicações, como Jogos, Sistemas Inteligentes Embarcados (principalmente em celulares: reconhecimento de voz, de faces…) , Condicionadores de Ar, Veículos… e se você conseguir conciliar o conhecimento da área com uma grande habilidade para programar, então pronto… pode sim trabalhar com isso em grandes empresas.

Você também pode criar sua própria empresa para isso… existem editas do CnPQ e outros que são abertos, e seu mestrado vai ser importante nessa hora.

Boa sorte. Até mais.

1 curtida

Se é possível? É exatamente o que o mercado está precisando! Pessoas capazes de inovar! Capazes de transformar pesquisa em algo realmente útil.

Vejo muita gente criticar a graduação, que não significa nada. Essas pessoas tem razão quando dizem isso, mas perdem quando dizem que, por isso, não é preciso fazer uma graduação. É justamente por isso que TEMOS que nos graduar, pós graduar, fazer mestrado…

O mercado exige pessoas cada vez mais competentes… E uma das melhores formas de se qualificar ainda é a academia. Para aqueles que acham que a academia não serve pra nada, conversem com quem está la dentro. Só não caiam no papinho-bicho-grilo de alguns professores que insistem em viver num mundo onde burgueses e proletariado lutam e onde os cientistas vivem à parte disse tudo.

O mundo precisa de pesquisadores-empreendedores. Se trabalhar com robótica é seu sonho, faça-nos um favor: realize-o!

1 curtida

Nossa em josenaldo! Realmente fico feliz de ver que existem pessoas que pensam assim.
Eu perguntei porque tenho receio de entrar no mercado de trabalho “velho” (se tudo ocorrer bem, quando terminar o mestrado terei entre 23 e 24 anos).

souzaJr,
Gostei do que você falou abrir uma empresa. Muito legal… sempre tive o “espírito-empreendedor” com algum receio de não dar certo e tal, mas isso a gente releva :slight_smile:
Minha parte é mais voltada para a I.A. na Robótica, não tanto para a construção de robôs, o que não me impede de programar com IA para a maior parte dos dispositivos (o grande obstáculo pra mim é aprender robótica e a comunicação). Espero que dê certo.

Obrigado aos colegas, que deram o maior apoio!

Abraço.

[quote=Andre Brito]Nossa em josenaldo! Realmente fico feliz de ver que existem pessoas que pensam assim.
Eu perguntei porque tenho receio de entrar no mercado de trabalho “velho” (se tudo ocorrer bem, quando terminar o mestrado terei entre 23 e 24 anos).

souzaJr,
Gostei do que você falou abrir uma empresa. Muito legal… sempre tive o “espírito-empreendedor” com algum receio de não dar certo e tal, mas isso a gente releva :slight_smile:
Minha parte é mais voltada para a I.A. na Robótica, não tanto para a construção de robôs, o que não me impede de programar com IA para a maior parte dos dispositivos (o grande obstáculo pra mim é aprender robótica e a comunicação). Espero que dê certo.

Obrigado aos colegas, que deram o maior apoio!

Abraço.[/quote]

Se vc curte IA na robótica, sonha abrir uma empresa, mas também quer atuar com pesquisa, você é u forte candidato a desenvolver alguma tecnologia nova, arrumar financiamento e produzi-la em larga escala… Mas se prepara pra aprender muito, não so IA robótica, mas tudo o q for necessário para que voce possa realizar esse negócio… srsrrs

Boa sorte

Pois é.
Acho que é um desafio muito grande (se não for o maior) que terei. Mas se fosse fácil, não teria graça, né?

[quote=Andre Brito]Pois é.
Acho que é um desafio muito grande (se não for o maior) que terei. Mas se fosse fácil, não teria graça, né?[/quote]

Exatamente!!! E acredite… Se tem uma sensação que jamais sai da cabeça de uma pessoa, é a sensação de realização, de ter vencido um desafio, se ter conseguido com méritos próprios. Isso vicia!

É galera, para vocÊs verem como esse mundão é injusto, nós temos que se matar de estudar, fazer faculdade, pós, mestrado, etc… pra poder ganhar um salario melhor, e quantos jogadores de futebol que não tem nem o ensino médio completo e ganham 30, 40, 60 mil reais por mÊs e ainda reclamam que ganham pouco na hora de estender seus contratos.

Mundo injusto.

[quote=GALACTUS]É galera, para vocÊs verem como esse mundão é injusto, nós temos que se matar de estudar, fazer faculdade, pós, mestrado, etc… pra poder ganhar um salario melhor, e quantos jogadores de futebol que não tem nem o ensino médio completo e ganham 30, 40, 60 mil reais por mÊs e ainda reclamam que ganham pouco na hora de estender seus contratos.

Mundo injusto.[/quote]
Será que é tão injusto assim? Vejamos:

  • A grande maioria recebe pouco.
  • Os bons ganham muito bem.
  • Aquele que se esforça, treina, estuda e sacrifica certos prazeres pra se aperfeiçoar tem maiores chances de ganhar bem
  • Os mais criativos geralmente ganham melhor
  • Existem muitas dificuldades no caminho
  • Leva-se muto tempo e esforço pra se formar um bom profissional
  • Sem perseverança, não se vai mito longe
  • Um bom lider faz a diferença no time
  • Sem um bom contrato, você leva prejuizo
  • Algumas pessoas nascem com talento, mas só cresce mesmo quem desenvolve esse talento
  • Algumas pessoas simplesmente deveriam mudar de carreira
  • As grandes empresas fazem o possivel pra tirar o máximo de você
  • Existe uma pressão muito grande por resultados
  • Existe um risco muito grande de a carreira acabar cedo por lesões
  • O quanto você ganha depende não só do seu talento, mas também de sua capacidade de negociação
  • Seu agente negocia seu preço por um valor alto, mas só te passa parte disso

To falando de futebol ou de programação?

Pois é… A profissão deles é tão digna quanto qualquer outra. Também exige esforço. E só ganah bem quem tem talento, criatividade e perseverança.

E nós? Porque alguns desenvolvedores ganham 2k enquanto alguns fazem milhões? Sindrome de Empregado!

Disse tudo…Aliás, gostaria de adicionar ao que vc disse o seguinte: as universidades/faculdades na verdade desenvolve empregados/escravos, na totalidade todo mundo sai da escola pensando em trabalhar para alguém até a aposentadoria. Acho que é porisso que algumas vezes a gente vê pessoas donas de negócios que não fizeram curso superior porque se tivesse feito teriam sido educados para serem empregados. (MINHA OPINIÃO)

flws

Li em outro fórum:

Não deixa de ser verdade. Apesar de eu ser contra ficar pagando-pau para os Estados Unidos, a frase reflete muitas verdades. Não digo que no Brasil não sejam formados empreendedores, muito pelo contrário. Mas a maior parte daqui é que nem na Índia. Quer trabalhar e não empreender.

Disse tudo…Aliás, gostaria de adicionar ao que vc disse o seguinte: as universidades/faculdades na verdade desenvolve empregados/escravos, na totalidade todo mundo sai da escola pensando em trabalhar para alguém até a aposentadoria. Acho que é porisso que algumas vezes a gente vê pessoas donas de negócios que não fizeram curso superior porque se tivesse feito teriam sido educados para serem empregados. (MINHA OPINIÃO)

flws
[/quote]

Concordo plenamennte com você!! E ainda vejo pessoas que, por terem curso superior, acham que são melhores que os “analfabetos” da via, que estes não são inteligentes. E ainda se acham injustiçados. Agora, pergunta a essa pessoa o que ela faz pra mudar de vida?

Disse tudo…Aliás, gostaria de adicionar ao que vc disse o seguinte: as universidades/faculdades na verdade desenvolve empregados/escravos, na totalidade todo mundo sai da escola pensando em trabalhar para alguém até a aposentadoria. Acho que é porisso que algumas vezes a gente vê pessoas donas de negócios que não fizeram curso superior porque se tivesse feito teriam sido educados para serem empregados. (MINHA OPINIÃO)

flws

[/quote]

O livro Pai Rico, Pai pobre, fala muito bem sobre isso, recomendo a leitura para todos.

oi

eu só acho que ser patrão ou empregado é mais uma questão de perfil e de se preparar para isso do que ser educado para tal…

abs

[quote=Andre Brito]Eu perguntei porque tenho receio de entrar no mercado de trabalho “velho” (se tudo ocorrer bem, quando terminar o mestrado terei entre 23 e 24 anos).
[/quote]
Uma questão que, particularmente, acho estranha, é alguém nessa idade ser chamado de Mestre…rs

[quote=Andre Brito]Eu perguntei porque tenho receio de entrar no mercado de trabalho “velho” (se tudo ocorrer bem, quando terminar o mestrado terei entre 23 e 24 anos).
[/quote]

qtos anos vc tem agora?

cara… eu acho que é uma boa sim você fazer um mestrado agora… porque depois entrar no mercado de trabalho e conciliar não é muito fácil, especialmente se voce for pra empresas de grande porte aonde o horário é bem mais rigoroso.

É o que acontece comigo hoje, louco de vontade de fazer um mestrado, mas trabalhando em empresa atacado/industria de grande porte, aonde é dificil me liberarem 3 ou 4 manhas por semana… em consultoria isso é mais normal.

Me identifiquei com o tópico rsrs.

Também tenho essa mesma dúvida.

No meu caso, quero fazer um mestrado e quem sabe em um futuro até lecionar (gosto muito de matemática e afins), mas sem deixar o mercado.

Mas ao mesmo tempo que acredito no mestrado venho com algumas dúvidas como do tipo, porque não fazer uma especialização ao invés do mestrado? O que realmente pesa no mercado neste caso? Como o mercado enxerga o mestrado X especialização?

O que não vale é ficar parado!!!

Desculpa se ficou vaga a minha pergunta.

[quote=LedRenan]Me identifiquei com o tópico rsrs.

Também tenho essa mesma dúvida.

No meu caso, quero fazer um mestrado e quem sabe em um futuro até lecionar (gosto muito de matemática e afins), mas sem deixar o mercado.

Mas ao mesmo tempo que acredito no mestrado venho com algumas dúvidas como do tipo, porque não fazer uma especialização ao invés do mestrado? O que realmente pesa no mercado neste caso? Como o mercado enxerga o mestrado X especialização?

O que não vale é ficar parado!!!

Desculpa se ficou vaga a minha pergunta.
[/quote]

acho que depende…

o mercado valoriza o mestrado mais do que muita gente pensa… tudo depende de onde voce pisa… normalmente consultoria com 3 letrinhas, que só pensa em ganhar em cima de 80% do seu valor hora não está nem ai para isso… mas empresas que pensam em reestruturação interna, em qualidade do produto final, já vêem o mestrado com outros olhos…

eu acho sim que vale a pena se formar e engatar um mestrado… a desvantagem é que voce vai ficar 2 anos teoricamente ou fazendo bico ou sendo bolsista ganhando a mesadinha do governo ou se matando pra conciliar com o trabalho … mas vale a pena sim porque além do conhecimento adquirido, no futuro o leque de opções é muito maior…

quanto a pós graduação… em qq boteco, em qq epoca e idade vc pode fazer… tem seu valor sim, mas a facilidade de se fazer uma pós hoje é grande, dependendo do lugar a propria pós se adequa ao seu horário… aproveita a idade e a disponibilidade pra fazer o que voce nao vai ter chance a vida toda.

abraços.

Eu também tenho pensado em fazer o mestrado, muito provavelmente será no ano que vem (2009). O objetivo principal é participar do setor de ensino.

Logo, sou a favor de obter esta graduação…mas uma coisa que tenho observado nestes anos de trabalho na àrea é que os líderes (chefe, gerente, diretor etc…) muitas vezes não tem nem graduação direito, o cara chegou lá porque é parente, puxa saco, se matou de tanto trabalhar, mesmo que de forma errada etc… Será que eles contratariam um profissional que tem uma graduação bem maior que a deles? Você, caso venha a ter o título de mestre, terá paciencia ou humildade de ser comandado por alguém de menor graduação?

O intuito das peguntas é apenas criar momentos de reflexão, não é necessário responder, pois é claro que no mercado muitas coisas são possíveis de acontecer e os resultados depende na maioria das vezes de nós mesmos.

flws