Método é uma classe?

Pessoal tenho muitas dúvidas nestes conceitos.
Um método é uma classe e ou objeto? Dificuldade neste entendimento!

Método é uma “ação” da classe.

Mais em: http://www.google.com

método é uma mensagem que vc passa para um Objeto.

Um Objeto é uma entidade que possui uma Classe como base.

Vc é um objeto da classe Ser Humano, por exemplo.

Contar até 10 é uma mensagem , um método , do objeto ‘vc’ :wink:

Ficou mais claro?

Sou iniciante tambem e quando comecei tambem tinha muitas duvidas a respeito ^^

vou tentar te explicar de uma maneira mais facil…

um metodo é um pedaço do programa que é usado para fazer determinada coisa… por ex:

public MeuMetodo
{
System.out.println(“Mensagem!!!”);
}

Esse codigo que voce viu em cima é um metodo, ele é usado para exibir uma mensagem na tela. Agora, onde esta esse meu metodo? Ele esta dentro de uma Classe. Por exemplo, se voce ja viu pelo menos o HelloWorld no java ja consigo te explicar…

public class HelloWorld { public static void main ( String args[] ) { System.out.println("Hello World!!!"); } }

public class HelloWorld é onde declaro o nome da minha classe… o nome dela entao é HelloWorld.

public static void main é o metodo… metodo main, é o primeiro metodo que é chamado em todo aplicativo java…

O que eu quero explicar é que a Classe é o aplicativo em si, e o metodo é uma parte dessa classe… agora vou mostrar outro exemplo de Hello World usando um metodo…

public class HelloWorld
{
	public static void main ( String args[] )
	{
		MeuMetodo();
	}

public static void MeuMetodo()
	{
		System.out.println("Hello World!!!");
	}
}

Se voce executar esse codigo vera que sera exibida a mensagem: “Hello World!!!”. Como disse, ao executar o codigo o primeiro metodo que ele executa é o metodo main. Ao executar o metodo main, nele contem o seguinte codigo:

MeuMetodo();

O que isso quer dizer?

Esse comando esta pedindo para executar o metodo MeuMetodo, que esta logo abaixo:

{
System.out.println(“Hello World!!!”);
}

O comando “System.out.println(“Hello World!!!”);” que é o comando de exibir a mensagem na tela esta no metodo MeuMetodo, entao so foi possivel ser exibida essa mensagem chamando o metodo…

Mas, como mostrei no primeiro exemplo e no segundo, os dois tiveram resultados e ja no segundo eu tive que criar esse MeuMetodo e no primeiro nao… e obtive o mesmo resultado… entao, qual a finalidade de usar o metodo?

O metodo é um pedaço do seu programa, e esse pedaço é reutilizavel, ou seja, voce pode usar quantas vezes quizer… por exemplo, para mostrar na tela “Hello World!!!” 10 vezes usando apenas o metodo main voce escreveria assim:

[code]public class HelloWorld
{
{

}

{
}

}[/code]

Viu o tamanho do codigo? Agora, usando o metodo o seu codigo ficaria desse tamanho:

[code]public class HelloWorld
{
{
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
MeuMetodo();
}

{
}

}[/code]

Voce viu? Ao inves de usar o comando System.out.println para exibir a mensagem na tela 10 vezes eu usei o metodo… logico, um metodo simples desse nem faz diferença, agora imagina um metodo de umas 500 linhas… penso se nao tivesse como voce reutilizar a parte do codigo e tivesse que escrever/copiar tudo e talz… nossa, iria ser um rolo que só ^^

Ai cara, nao sou professor entao minha explicação ficou uma merda kkkkkkkk

Agora, apesar de explicar tudo enrolado, expliquei certinho ^^ ( Espero ne kkkkkkk )

Abração… eeeee… estude!! xD

( obs: nao li o topico antes de postar por falta de tempo… se caso escrevi alguma coisa errado, favor desconsiderar. )

Valeu pessoal!!

Todas as explicações foram de grande importância, e me ajudaram.

Agradeço a todos.

Métodos definem o comportamento da classe, isto é, o que a classe pode fazer, como ela deve agir, etc. Também definem o que ela não deve fazer.

Métodos públicos definem a interface da classe com outras classes, são o que está disponível para o mundo. Se você não quer que tal comportamento seja visto e acessado de fora, não o torne público.

Em contrapartida, os métodos privados são somente pra uso interno da classe, eles escondem as maquinações que fazem tudo funcionar. Faça bom proveito delas!

É importante definir que métodos são comportamento para separar o que é OO do que não é. Getters and Setters de classes que só guardam dados (VOs, DTOs, JavaBeans, Entity, que seja, não são mais que estruturas de dados, HashSet serve pra mesma coisa), não servem pra muita coisa, a não ser que você considere isso comportamento de trocar o valor de atributos… eu acho isso tosco demais.

negativo :!: é uma ação da classe 8)

[quote=Bruno Laturner]
É importante definir que métodos são comportamento para separar o que é OO do que não é. Getters and Setters de classes que só guardam dados (VOs, DTOs, JavaBeans, Entity, que seja, não são mais que estruturas de dados, HashSet serve pra mesma coisa), não servem pra muita coisa, a não ser que você considere isso comportamento de trocar o valor de atributos… eu acho isso tosco demais.[/quote]

Um objeto é constituido por duas “partes” : estado e comportamento.
Um tipo de comportamento é a alteração do proprio estado do objeto.
Deste ponto de vista métodos acessores e modificares são sim comportamento.

:!: [size=18]Completando !!![/size]

:arrow: Estado(variáveis de instâncias) Cada objeto(instância de uma classe)Terá o seu conjunto único de variáveis de instâncias conforme definido na classe.Coletivamente, os valores atribuídos às variáveis de instâncias de um objeto compõem o estado do objeto.

:arrow: Comportamentob[/b] Quando um programador cria uma classe, ele cria métodos para essa classe.É nos métodos que a lógica da classe é armazenada.Nós métodos, o verdadeiro trabalho é realizado.É neles que os algoritimos são executados e que os dados são manipulados.