Metodo para desenvolvimento em grupo

Oi pessoal. Eu tava aqui pensando. Será que existe uma arquitetura ideal para se trabalhar programando em grupo, independente do tipo de software, e do uso do CVS de forma que os programadores não tenham a dor de cabeça de integrar o codigo e descobrir erros pq fez uma funcao com o mesmo nome da de um colega que faz algo totalmente diferente da sua ou ter mexido sem querer na funcao desse colega e na hora do commit dar pau!!!.

Posta ai pessoal, senao vamos pensar numa juntando os padroes ideais para isso.

Fala Cara,

Programação em grupo independete de software vc consegue empregando Arquiteturas Orientadas a Serviço. Vc modela um sistema como uma coleção de serviços, e equipes diferentes podem desenvolver serviços independetes que vão colaborar entre si. Isto porém só acaba dando certo para certos tipos de sistema.

O ideal seria que existissem IDE´s apropriadas para isso, compatíveis com arquiteturas de alto desempenho que atendessem a necessidades específicas das naturezas de certos sistemas, alguns são puramente reativos (como sistemas de cadastro e controle de dados), outros possuem alguma autonomia (como sistemas que controlam eventos ou fases temporais), e outros ainda estão em constante execução (como sistemas de monitoramento). O lance da orientação a serviços funciona muito bem para sistemas reativos.

Se quiser uns links sobre o assunto, te passo.

Abs!!

Rafael.

Beleza, rafael cara vc ja divia ter me mandado esses links, cara vamos nos juntar em um grupo e tentar desenvolver um arquitetura de desenvolvimento so o filet a programaçao orientada a serviços é um estilo acho eu q é dominada pro grandes fabricas de software. Vamos bolar nosso proprio estilo com experiencia q temos. Quem sabe ate incluir uma nova definiçao para um XP.

Valeu Rafa.

Ola,

Duas palavras: Integraçao Continua :wink:

E ae kra! =))

Muito boa a sua iniciativa amigo, eu já trabalho nessa área, ou melhor… pesquiso.

Eu estou me formando agora, meu projeto de graduação é uma parte de um projeto bem maior de doutorado. Não sei se posso falar muito sobre isso, mas o projeto é uma arquitetura nos moldes da orientação a serviços para desenvolvimento de sistemas distribuídos.

Legal esse lance da integração contínua que o Phillip colocou, porém isso funcionaria mais para sistemas web unificados, como num portal ou coisa parecida.

Eu infelizmente não tenho tempo para entrar em outro projeto, fora esse eu já trabalho em mais 3, todos acadêmicos, que consomem praticamente todo o meu tempo por agora.

Mas por exemplo, de uma olhada na especificação da W3C para uma arquiterura orientada a serviços:

http://www.w3.org/TR/ws-arch/

O trabalho que desenvolvo é fortemente baseado nesta especificação, porém vai mais longe acrescentando outras funcionalidades.

Abraços!!

Com base em que voce chegou a essa conclusao?

Integração continua eh um processo usado em metodologias ageis, nao se restringe a web, protais, linguagens, ferramentas ou tecnologias.

Opa Phillip…

Foi mal cara… falha minha… não era para ser uma conclusão… hehehe…
Eu achei que tinha colocado uma interrogação no final da frase:

“Legal esse lance da integração contínua que o Phillip colocou, porém isso funcionaria mais para sistemas web unificados, como num portal ou coisa parecida?”

Pelo que eu li no link que vc indicou, vcs dividiram as responsabilidades sobre o desenvolvimento de servlets, e iam jogando no cvs e testando no mesmo tomcat. Foi por isso que eu fiz a pergunta acima, como curiosidade mesmo, por me interessar pelo assunto, porém pontuei errado, hehehe. desculpas…

Abs!!

Assim, eu recomendaria XP, pq desse jeito vcs estariam sempre tendo um período de discussoes antes de começar onde vcs poderiam acertar alguns ponteiros e evitar isso.

Caso não seja possível, então ORGANIZAÇÃO, ataquem pontos diferentes do projetos e deixem bem determinado o cada um deve fazer, dividam os casos de uso ou implementem partes diferentes da arquitetura