Estou iniciando o aprendizado de java. E como os exercícios do meu material estavam muito simples (e sem muito sentido), resolvi fazer algo eu mesmo. É um programa que calcula raízes, e caso ela sejam irracionais, tão próximas quanto o usuários deseja.
Queria que alguém me dissesse se tem algo no código que é desnecessário, que não está sendo usado da forma correta ou se o problema poderia ser resolvido de forma muito mais simples.
Usando esse método consegui obter a raíz de 8 com 5000 casas decimais O.o (demorou um tanto bom para calcular hehe)
[code]
import java.math.BigDecimal;
import java.math.RoundingMode;
public class RaizQuadrada {
//calcula raízes inteiras e decimais (quantas casas decimais decidir o usuário)
public static BigDecimal raiz(double num, int casas) {
casas = casas + 3;
BigDecimal radicando = new BigDecimal ("" + num);
BigDecimal decimal = new BigDecimal("1.0");
BigDecimal i = new BigDecimal("1.0E-99");
BigDecimal dezena = new BigDecimal("10.0");
BigDecimal unidade = new BigDecimal("1.0");
while(i.multiply(i).compareTo(radicando) != 0) { // enquanto i * i for diferente de num
// se num/i * num/i for menor que num
if (radicando.divide(i, casas, RoundingMode.UP).multiply(radicando.divide(i, casas, RoundingMode.UP)).compareTo(radicando) == -1) {
i = i.subtract(unidade.divide(decimal, casas, RoundingMode.UP));
decimal = decimal.multiply(dezena);
}
i = i.add(unidade.divide(decimal, casas, RoundingMode.UP));
if (i.compareTo(i.add(unidade.divide(decimal, casas, RoundingMode.HALF_EVEN))) == 0) {
break;
}
}
i = i.divide(unidade, casas - 3, RoundingMode.HALF_DOWN);
return i;
}
}[/code]
Esse segundo método não depende do BigDecimal e nem do RoundingMode, mas em compensação, raízes irracionais terão quantas casas decimais quanto o tipo primitivo double permitir.
Ainda que seja limitado, fornece raízes que suprem a necessidade na maioria dos casos.
[code]
public class RaizQuadrada {
//Calcula raízes inteiras e decimais (casas limitadas às capacidades do tipo primitivo double)
public static double raiz(double num) {
double decimal = 1;
double i = 0;
while(i*i != num) {
if (num/i * num/i < num) {
i -= 1/decimal;
decimal *= 10;
}
i += 1/decimal;
if ((i + 1/decimal) == i) {
break;
}