Metodos comuns e estaticos sincronizados

Boa noite pessoal.

Eu estou estudando e me apareceu uma duvida sobre métodos sincronizados.

No livro (Use a cabeça) diz que quando um segmento entra em um método sincronizado ele pega a “chave” do OBJETO pra ele e nenhum outro segmento consegue acessar esse objeto. E diz que quando um método estático sincronizado é acessado por um segmento, esse pega a “chave” da CLASSE.

Minha duvida é a seguinte:

Da pra um segmento acessar um método estático enquanto outro segmento acessa outro método nao-estico do mesmo objeto/classe??

Espero ter sido o mais claro possível.
Valeu pela ajuda.

não entendi direito mas nota que se o objeto ta sincronizado, não importa o método ou se ta estatico… o objeto só vai ser acessado por uma thread de cada vez

Muita calma nessa hora.

Vamos primeiro identificar as coisas. Existe:

1. As threads que percorrem o código em objetos. Elas são postar para dormir (bloqueadas) e são elas que precisamos sincronizar;
  2. Um objeto chamado de “monitor” que controla a sincronização;
  3. A região crítica, que é o trecho de código que não queremos que duas threads compartilhem. Ele pode ou não ser na mesma classe do monitor;

Quando uma thread tenta entrar num código sincronizado, ela primeiro irá verificar se o monitor não está sendo usado por ninguém. Se não estiver, então ela entra na região, usando o monitor.
A partir desse momento, qualquer thread que tentar entrar nessa região crítica, não terá mais acesso ao monitor, pois ele está sendo usado pela primeira thread.

Uma analogia comum é imaginar que o monitor é a tranca de um banheiro de avião.
Quando a thread entra no bloco sincronizado (o banheiro), ela obtém o monitor (“tranca o banheiro”), e nenhuma thread poderá entrar lá (“estará ligado o sinal de OCUPADO”).