Métodos static e herança

Bom, estou estudando para a prova de certificação e já está bem claro que métodos estáticos não são herdados.

Mas, para mim não está tão claro assim. Se os métodos estáticos não são herdados, por que o código abaixo não compila?

public class Animal{
	static void comer(){
		System.out.println("come");
	}
}

class Cachorro extends Animal{
	static void comer() throws Exception{
		System.out.println("racao");
	}

}

class Principal{
	static public void main(String[] args){
		Animal a = new Animal();
		Cachorro c = new Cachorro();

Animal.comer();
		Cachorro.comer();

}
}

Se são 2 métodos diferentes, eu deveria conseguir lançar essa exceção.

Obrigado!

Os métodos estáticos são herdados sim. Faz um teste, exclui o método comer() da classe Cachorro que você vai ver que quando executar a classe Principal, será impresso na tela duas vezes a palavra “come”.
Método estático não podem ser sobrescrito, ele será redefinido, e dai você não pode declarar um exceção mais específica no método redefino do que o método da superclasse, bem como acontece com métodos sobrescritos.

Qual a diferença entre subscrever um método e redefinir um método?

No comentário anterior eu disse que métodos estáticos são herdáveis, mas na verdade me equivoquei ao responder muito rápido, eles são apenas acessíveis as classes filhas.

Então métodos estáticos não são herdáveis nem sobrescritos, por isso você não pode chamar o método estático deste modo: super.metodoEstatico(). E também não pode acesso-los através de polimorfismo (Animal a = new Cachorro; ). Nesse caso se você fizer isso: a.comer(); terá impresso na tela “come” e não “racao” e se fosse um método herdado, você teria impresso na tela o conteúdo do método da classe filha, no caso “racao”.

Os métodos estáticos são acessíveis pelas classes filhas, do mesmo modo que qualquer outro outro artefato não private ou final. Mas isso não tem haver com herança e sim com acessibilidade e polimorfismo estático.