[quote=YvGa][quote=Zabimaru]Fala Galera Gujeira,
Gostaria de saber do pessoal, quais são as mais métricas de software mais utilizadas no mercado ou qual vocês utilizam? Eu vejo hoje muitas consultorias fazendo as métricas, seja para uma correção simples, uma change grande, etc, muito baseada em feeling do desenvolvedor/analista. Eu já trabalhei com uma analista que toda vez que pediam para ela ver o tempo por “feeling”, ela usava ponto de função.
Também queria abordar um ponto relacionado a protótipos, eu utilizei durante um tempo o Balsamiq Mockup, eu gostei muito e quando os clientes viam na apresentação o protótipo com uma cara muito funcional eles gostavam muito também, o que vocês utilizam? qual é o melhor para fazer protótipos? criar a página ou form já na linguagem e então mostrar ao usuário? onde estou hoje está assim, o protótipo é feito já na “linguagem” que será construído.
abss[/quote]
Sobre métricas nunca vi uma que funcionasse. No fim das contas é só um jeito automatizado de dar um chutão.
A melhor forma de estimativa, mas ainda assim uma estimativa, é o feeling mesmo. Tambem conhecido como experiencia.[/quote]
Só que se pensarmos bem, uma estimativa paramétrica também tem base em experiência… Veja, suponha-se que eu leve 4 dias para pintar uma parede (Risos), então o esforço para pintar a casa da Panicat Juju, que tem sei lá, 8 cômodos, seria o resultado da fórmula: André-Pintor-Estagiário = (4 * oito), logo um Pinto Estagiário tem peso 32, então 32 * (8 comodos * 4 paredes) = 1024 horas de esforço para pintar a casa da Juju… Enfim, se sua empresa é certificada OPM3, CMMI e tals, ela deveria ter medição de esforço que não seja baseada em opinião especialista, para evitar também certas reservas de contingências que as vezes não deveriam ser incoportadas na estimativa da atividade, alguns conceitos como Corrente Crítica (não é Caminho Crítico) utiliza esse princípio de não colocar gordura na atividade…