Microsoft prepara-se para a era pós-Windows com o Midori

Microsoft prepara-se para a era pós-Windows com o “Midori”

O sistema operacional está sendo desenhado para suportar computação baseada em internet e arquiteturas de múltiplos núcleos

Pesquisadores da Microsoft estão desenvolvendo um novo sistema operacional voltado a computação baseada em internet e arquiteturas de múltiplos núcleos. O projeto poderia, um dia, substituir o Windows.

Leia mais: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=50102&utm_source=newsletter_20080731&utm_medium=email&utm_content=Microsoft+prepara-se+para+era+pós-Windows+com
Fonte: itweb

Chega uma hora em que a evolução se torna necessária para a sobrevivência, mas não acredito que o Windows vá sair de cena de vez.

"

Eu acredito que mais cedo ou mais tarde o windows vai sair de cena. Pode demorar mais 10 ou 15 anos. Mas vai chegar um momento que ele vai ser irrelevante. Pelo menos como conhecemos hoje.

A cerca de ele ser irrelevante eu acho um pouco de exagero…mas a tendencia é ele ir enfraquecendo, assim como vem enfraquecendo ano a pos ano…

Antigamente éra o DOS (claro que haviam outros) mas os caras conseguiram colocar as janelas no colo de quase todo mundo…com certeza uma hora dessas elas matam o windows e botam outra coisa no lugar, os caras tem know how nisso. Mataram o DbFast (xBase), mataram o VB (não enterraram ainda mas o bicho tá “estribuchando”…logo logo é a vez do janela.

Tb concordo fnandos…

A evolução do Windows é necessária…ja trabaçhei com Help Desk e sei o quanto eu sofria…

Mas mesmo assim, não acredito que ele vai perder o trono nem o que ele conquistou até hj tão fácil

Obrigado!

A MS já se livrou duas vezes de SOs que não tinham futuro, quem não lembra do DOS e Win9x?
Agora se ela consegue fazer isso pela terceira vez vai levar mais meia década para sabermos.

É Daniel uma nova era está chegando com certeza, a disseminação da “computação nas núvens” (http://www.antoniopassos.pro.br/blog/?p=154), também em matéria publicada na edição de julho da Info, começa colocar em cheque o império MS. Como eles sempre estão procurando estar na vanguarda da tecnologia precisarão fazer algo, senão ficarão para trás nessa nova tendência. Apesar da velocidade que este tipo de mudança costuma acontecer, penso que teremos ainda um tempinho para observar e ver no que dá.

[quote=marcelosdias]É Daniel uma nova era está chegando com certeza, a disseminação da “computação nas núvens” (http://www.antoniopassos.pro.br/blog/?p=154), também em matéria publicada na edição de julho da Info, começa colocar em cheque o império MS. Como eles sempre estão procurando estar na vanguarda da tecnologia precisarão fazer algo, senão ficarão para trás nessa nova tendência. Apesar da velocidade que este tipo de mudança costuma acontecer, penso que teremos ainda um tempinho para observar e ver no que dá.
[/quote]

Não acho que isso de “computação nas nuvens” vá vingar não.

E toda empresa SEMPRE tem que buscar uma solução pras tendências, isso não é novidade. Microsoft perder o “suposto” império todo mundo fala há seculos e pelos motivos sempre mais óbvios, mas por baixo das mangas do mercado ainda tem muita coisa.

[quote=louds]A MS já se livrou duas vezes de SOs que não tinham futuro, quem não lembra do DOS e Win9x?
Agora se ela consegue fazer isso pela terceira vez vai levar mais meia década para sabermos.[/quote]

Win9x ?

E os win 3.x.x ???

Esses sim eram fo**. Era literalmente o Dos com interface gráfica só que MUITO tosco… Ter q ficar configurando o win.ini o tempo todo era meio chato.

Será que alguém aqui chegou a utilizar o StupenDos ? hehe, pena q não foi pra frente.

Como ainda é cedo para apostar nesta tendência, vou continuar observando. Mas vejo um acentuado desvio de empresas sérias (Google, Yahoo, etc… ) já investindo muito para aproveitar o início “virgem” desta tendência. Como o gargalo está na infra-estrutura (acesso barato a banda larga) o Brasil fica prejudicado por estar ainda engatinhando no fornecimento do serviço. Mas já está acontecendo… Talvez não dê em nada, mas que é algo que merece nossa atenção, com certeza.

O Brasil e mais de 70% do mundo.

Como algo pode virar tendencia se já tem mais de 10 anos de serviço de Banda larga no mundo todo e na maioria dos paises a net ainda é discada e as poucas conexões banda larga custam o olho da cara? No Brasil ainda tem muita gente com discada, e no mundo todo ainda tem muita gente sem computador e sem internet alguma. Sem nem saber ligar.

Se já é um problema aprender a usar o Windows pra muita gente, quero ver com isso. Daqui a 50 anos talvez tenha uma luz, se bem que daqui a 50 anos com certeza vai ter muita coisa melhor.

Quando se trata de tecnologia, penso que nem sempre temos uma aderência de uma grande maioria.

Podemos observar na utilização dos caixas eletrônicos, a geração passada (pessoas acima de 50 anos), tem dificuldade de interagir com o serviço e nem por isso impediu sua disseminação. Já viamos isso acontecer com os equipamentos eletrônicos como TVs, VHS e agora recentemente com DVD. Nem sempre utilizamos com plenitude os recursos que estão sendo oferecidos, mas o fazemos usufluindo de seus benefícios.

Aconteceu recentemente com a rejeição do Vista por uma das principais parceiras da MS. A Intel não fez o upgrade para o Vista. Isso foi um choque na comunidade tecnológica e um golpe forte na nova versão do SO. Ela alegou que não valia a pena. Os novos recursos oferecidos pela nova plataforma não justificava o upgrade de hardware, estes tinham muito pouco a acrescentar como ferramenta, e ficou por isso mesmo.

De longe quero defender as novas tecnologias e tendências, principalmente esta que chega em forma de “núvem”, mas gostaria de chamar a atenção para uma nova realidade e a internet faz parte dela, estando nós preparados ou não para absorve-la.

[quote=marcelosdias]Quando se trata de tecnologia, penso que nem sempre temos uma aderência de uma grande maioria.

Podemos observar na utilização dos caixas eletrônicos, a geração passada (pessoas acima de 50 anos), tem dificuldade de interagir com o serviço e nem por isso impediu sua disseminação. Já viamos isso acontecer com os equipamentos eletrônicos como TVs, VHS e agora recentemente com DVD. Nem sempre utilizamos com plenitude os recursos que estão sendo oferecidos, mas o fazemos usufluindo de seus benefícios.
[/quote]
Tirando que caixas de banco existem desde + ou - 1970. Então não é nada tão recente assim. Agora você está comparando um investimento privado de instituições com o investimento de pessoas físicas em computação em nuvens. Isso é um absurdo. Ninguém teve que pagar pelos terminais senão os bancos. Você não comprou um terminal de banco. Sem contar que computação em nuvens exige no minimo uma boa conexão, coisa que em vários lugares do mundo nao temos, em vários lugares - nem telefone temos. E você está gerenalizando completamente dizendo que pessoas acima de 50 anos não sabem usar. A diferença também é que a necessidade de abrir uma conta no banco há 20 ou 30 anos era bem diferente de hoje em dia.

Aconteceu recentemente com a rejeição do Vista por uma das principais parceiras da MS. A Intel não fez o upgrade para o Vista. Isso foi um choque na comunidade tecnológica e um golpe forte na nova versão do SO. Ela alegou que não valia a pena. Os novos recursos oferecidos pela nova plataforma não justificava o upgrade de hardware, estes tinham muito pouco a acrescentar como ferramenta, e ficou por isso mesmo.
Han, e…?

Tendencias e tecnologias novas chegam todo o segundo. Dá um olhada num projeto do Andrew S. Tannenbaum, o AMEBA. Aquilo ali é um exemplo interessante de inovação. Computação em nuvens é algo completamente absurdo em algumas partes, não exige nem tanta inovação de hardware em relação ao que temos hoje em dia. Tirando a parte das conexões. Todos os dias trabalham por processadores melhores por dois motivos: Dinheiro (OBVIO), e inovação.

Não duvido nada que em 20/25 anos teremos computadores rodando a 1Thz em nossas casas. O que fazer com o processamento que sobra? Dali um grid e teremos uma porrada de problemas cientificos e simulações completamente resolvidas.

Acho que é um avanço muito mais importante o que o Tannenbaum propos no projeto AMOEBA do que computação em nuvens. Dá um olhada no projeto, vale a pena ver um exemplo de OS rodando em grid.

PS: É nuvem, sem acento.

Este tipo de coisa é para roubar informações de usuários com maior facilidade.

Puxa acho que levantei uma polêmica, espero não ter irritado ninguém. Defendo um ponto de vista e tenho minhas razões para acreditar desta forma. Só o tempo irá deixar mais claro estas questões. Vamos acompanhar estas evoluções e aproveitar seus benefícios e torcer que estes sejam maiores para o lado do usuário.