Midp 1.0 midp 2.0?

Estou estudando a tecnologia J2ME para um projeto meu.
Eu gostaria de saber onde posso conseguir material informativo?
Qual a diferença basica entre o MIDP1.0 e MIDP2.0?
É possivel usar a porta infra vermelha dos celulres para fazer comunicação de dados?
Qual o celular mais utilizado pelos desenolvedores J2ME?

Obrigado pela ajuda
Flavio

No MIDP 2.0 possui algumas funcionalidades como o GameCanvas especifico p jogos e o PushRegistry que permite “acordar” um MIDlet registrado em uma porta sms.

Para maiores informações vá direto a fonte:
http://java.sun.com/products/midp/

dê uma olhada tb no que já foi postado.

Bah…

da uma olhada nos Artigos e Tutoriais aqui do Site… vc pode achar bastante coisa útil…

=)

ps: Alcides Flach, tem como vc diminuir um pouco a largura do teu Avatar?! eh que fica meio deformado o forum!

Abraços!

cya!

talvez pra esclarecer mais… o MIDP 2.0 foi desenvolvimento pesando no desenvolvimento de jogos, ele tem algumas classes que te permitem com apenas um método saber se um Sprite (imagem) se chocou com outro Sprite, sem ter que fazer if (imagem1.getX()==imagem2.getX) por exemplo. Também outra coisa importante que a MIDP 2.0 nos traz é suporte a conexões através de sockets que eu acho bem importante. Também traz uma classe chamada Layer Manager que a grosso modo se trata de uma imagem de fundo de um jogo, na qual podemos implementar o conceito de ViewWindow, ou seja, mostrar apenas uma parte de uma determinada imagem e poder rolar esta parte para fazer aparecer outras partes…

Não sei muito de J2ME mas pelo que eu estudei até hoje além de tudo o que o pessoal falou parece que o MIDP 2.0 tem suporte a acesso de funcionalidades nativas do dispositivo como por exemplo a Câmera integrada de um celular. Mas para tal acesso existe uma série de proteções para não haver a abusos de programas maliciosos

opa… primeira participação ae :smiley:

então… tava lendo no tutorial sobre J2ME aqui do portal (2003) que os dispositivos móveis até a publicação, não possuiam suporte ao MIDP 2.0 em sua maioria…

como ficou isso hoje em dia??

Hoje isso está um pouco diferente, o número de dispositivos com a MIDP 2.0 crsceu consideravelmente, tem empresas de games que já pedem seus jogos na MIDP 2.0, mas a maioria de dispositivos no mercado ainda tem a MIDP 1.0…

Ping,
pelo jeito o seu negócio é jogos pra celular né? :wink:

Bom, além dessas coisas que o Ping falou de facilidades para jogos existem muitas outras API´s e funcionalidades adicionadas ao MIDP2.0 (CLDC 1.1).
-MMAPI - permite a manipulação de sons e imagens (acesso a camera)
-Mobile 3D (para jogos em 3D)
-WMA (tratar sms)
-PushRegistry (agendar aplicações para funcionar, ou assim que receber um evento)
-Bluetooth
-WSA (WebService API)
-suporte a HTTPS
-Security and Trust Services API for J2ME (api para criptografia e assinaturas digitais)

Por isso, apesar de toda a divulgação do J2ME em cima de jogos, podemos ver que ele tem muitas outras coisas para o mercado corporativo.

Sou mais dessa área :wink:

abraços!

valeus bixo

é mais a area que estou focando tb…
acho que games vou utiliar msm pra aprender a utilizar alguns recursos…

ma a ideia sõa softwares corporativos, trabalhando em conjunto com aplicacoes console em escritorios e talls

e jujo, c tá em medianeira esse fds kra? qq coisa acho que eu e o Fabio podemo aparecer por lá! me manda uma mp :wink:
abraço!

Nem tanto, só fiz uma versão do famoso XGalaga dos ATARI, chamado XPing, mas desenvolvo mais aplicações “normais” mesmo, mas geralmente não uso os componentes padrões do J2ME para as aplicações, geralmente implemento tudo usando a Canvas…

[quote=“jujo”]Ping,
pelo jeito o seu negócio é jogos pra celular né? :wink:

Bom, além dessas coisas que o Ping falou de facilidades para jogos existem muitas outras API´s e funcionalidades adicionadas ao MIDP2.0 (CLDC 1.1).
-MMAPI - permite a manipulação de sons e imagens (acesso a camera)
-Mobile 3D (para jogos em 3D)
-WMA (tratar sms)
-PushRegistry (agendar aplicações para funcionar, ou assim que receber um evento)
-Bluetooth
-WSA (WebService API)
-suporte a HTTPS
-Security and Trust Services API for J2ME (api para criptografia e assinaturas digitais)

Por isso, apesar de toda a divulgação do J2ME em cima de jogos, podemos ver que ele tem muitas outras coisas para o mercado corporativo.

Sou mais dessa área :wink:

abraços![/quote]

Entendi!

Uma coisa que faz falta mesmo no J2ME e que o deixa atras do SuperWaba para PDA´s são os componentes de UI. Implementar os próprios é interessante :wink:

abraços!