Senhores, venho aqui novamente abrir uma discussão devido a um grande problema que estou (e tenho algumas conclusões), porém acredito que a unica resposta correta é que não podemos prever o futuro, então acho que pode ser gerada muita informação interessante a respeito do assunto.
Coordeno uma equipe de sistemas (equipe pequena de 8 pessoas em uma TI que tem 16 pessoas com Adm. de rede e Suporte) em uma empresa de porte médio (250 funcionários) que trabalho atualmente. Hoje temos quase 60 sistemas em diversas tecnologias diferentes (Java/VB.NET/C#/PHP/ASP/Visual Basic/Access/FoxPro/etc)… de um tempo para cá estamos enfrentando grandes desafios na construção de novos sistemas, visando otimização de processos, sustentabilidade, plataformas mais sólidas, reaproveitamento de componentes entre plataformas, etc… e adotamos a plataforma Java.
Entretanto, reconstruir tudo em Java, mesmo já tendo diversos resultados muito satisfatórios no que já construimos neste ultimo ano, levará muito tempo (estimamos que pelo menos 5 anos para tudo estar pronto), só que neste tempo a empresa não pode parar e tem que continuar investindo nos legados principais, sua maioria escrita em Visual Basic 6.
A dificuldade aqui é, até onde vale a pena investir nesses legados, visto que por VB6 ser uma tecnologia descontinuada, tem um grande risco continuar o utilizando. Um dos principais problemas seria impedir a atualização de um sistema operacional em virtude de uma tecnologia obsoleta. Ou apareceram bugs insoluveis em um futuro. Só que estamos falando de Visual Basic que ainda é amplamente usado.
Será que nos próximos 5 anos ainda será possivel utilizar Visual Basic, mesmo que de forma meio “capenga”, ou é preciso abortar a missão já e partir para investimento de aumento de equipe de forma a reduzir o tempo de construção dos novos sistemas. Sei que isso é previsão de futuro, mas é por isso que abro a discussão.
Achei um artigo muito interessante a respeito do assunto Visual Basic, e tudo indica que o Windows 8 ainda o suportará:
http://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/jj133828.aspx
Mnha opnião é que no momento atual, 5 anos é um bom tempo para a evolução dos sistemas na questão de investimento necessário e vejo como um risco pequeno manter o Visual Basic, não enxergando argumentos para os investidores colocarem mais dinheiro nesse momento e desligar o Visual Basic antes deste tempo. Isso embasado em uma séria de pesquisas e na minha própria experiência.
Sei que será um tópico polêmico mas acredito que possa agregar bastante.
O que acham ?