pessoal, alguem aqui tem experiencia ou ja ouviu falar em migracao de sistemas delphi para java?
como foi a experiencia no projeto?
inte
Atualmente estamos mudando um CRM em Delphi para Java, estamos usando 100% Ajax para parecer que o usuário continue em uma aplicação Desktop.
Sim so podemos usar as analises e a base teve muitas modificações.
na verdade o sistema teve de ser refeito por completo.
abraço
Isso é relativamente comum até, o que vc não deve tentar fazer é apenas converter código, use a documentação disponível (caso exista) para fazer novamente o seu sistema.
Cara jah migrei sistemas relativamente simples… e mesmo esses relativamente simples foi aproveitado muito pouco mesmo…
No meu caso o motivo da migração foi compatibilidade com linux,
porem foi um decisão não muito experta pois existe meios de fazer o sistema
.exe rodar em linux.
abraço
Atualmente estamos migrando e o que posso te dizer é o seguinte:
- Muita coisa terá que ser refeita. Vc pode até manter sua estrutura de objetos mas como as coisas são feitas internamente são diferentes.
- Vc vai sofrer por estar acostumado com o RAD da IDE do Delphi (se a aplicação for Desktop). No começo vc xinga o Java de tudo que é nome, não entende por que uma p**** dessas vem tão sem opções para desktop. Aí vc começa a desenvolver seus objetos ou achar exemplos na net e coisa começa a melhorar. Mas até lá vc perde um bom tempo…
- Exige mais máquina para compilar e executar. Mas nada que uma memoriazinha extra não resolva, hehehe.
- Vai tentar procurar funcionalidades no Delphi que não existem no Java por que são feitas de outra maneira (o Timer, por exemplo).
- Nas suas pesquisas vc vai ver um monte de coisa legal que o Java tem pronta só para baixar e usar. Isso não se acha no Delphi…
- Depois de tudo isso vc estará programando no Java.
Existem softwares para migrar de Delphi para Java. Eu até achei uns na época, mas são pagos. Mas se aceita um conselho, sem essa de conversão. Aprenda a tecnologia que vc vai bem mais longe.
É o mesmo que tentar converter um sistema Clipper para Delphi… Como dizia um amigo meu “isso não vai dar certo…” (sessão nostalgia).
[quote=marciosantri]- Vc vai sofrer por estar acostumado com o RAD da IDE do Delphi (se a aplicação for Desktop). No começo vc xinga o Java de tudo que é nome, não entende por que uma p**** dessas vem tão sem opções para desktop. Aí vc começa a desenvolver seus objetos ou achar exemplos na net e coisa começa a melhorar. Mas até lá vc perde um bom tempo…
[/quote]
Sempre a desculpa esfarrapadas dos objetos…porque é mais chique, mais OO… como se o Delphi não tivesse isso!!
Comparar facilidade de java e delphi no desktop é piada, não é não? Escrever código (e muito) pra desenhar tela??? Dá licença que eu tenho mais o que fazer…
Pela sua indignação eu imagino que seja algo do tipo baixar uma IDE atual e parar de programar em notepad.
[quote=renato3110][quote=marciosantri]- Vc vai sofrer por estar acostumado com o RAD da IDE do Delphi (se a aplicação for Desktop). No começo vc xinga o Java de tudo que é nome, não entende por que uma p**** dessas vem tão sem opções para desktop. Aí vc começa a desenvolver seus objetos ou achar exemplos na net e coisa começa a melhorar. Mas até lá vc perde um bom tempo…
[/quote]
Sempre a desculpa esfarrapadas dos objetos…porque é mais chique, mais OO… como se o Delphi não tivesse isso!!
Comparar facilidade de java e delphi no desktop é piada, não é não? Escrever código (e muito) pra desenhar tela??? Dá licença que eu tenho mais o que fazer…[/quote]
Concordo que no Delphi é mais fácil. No Java, depois de um tempo a gente aprende a se virar. A diferença é q o Delphi traz muito mais coisa pronta (nível Desktop). O NetBeans melhorou bastante e tem promessas de mais melhorias. Nada mal para um ferramenta free. O q não podemos é ficar preso ao passado, pois o Delphi infelizmente já está. Então, mãos à obra e fazer as coisas funcionarem ao invés de ficar reclamando. Já passei dessa fase.
Sem dúvida criar interfaces para Desktop em Java é mais trabalhoso. Mas acredito que não possamos colocar a culpa somente nele mas principalmente na inexistência de uma ferramenta - pelo menos tao boa como a IDE do Delphi - que possibilite agilidade na construção de aplicativos Desktop. Será que esta deficiência não seria justificada pelo domínio WEB no mercado de desenvolvimento Java ? :?
[quote=alex@ander]Sem dúvida criar interfaces para Desktop em Java é mais trabalhoso. Mas acredito que não possamos colocar a culpa somente nele mas principalmente na inexistência de uma ferramenta - pelo menos tao boa como a IDE do Delphi - que possibilite agilidade na construção de aplicativos Desktop. Será que esta deficiência não seria justificada pelo domínio WEB no mercado de desenvolvimento Java ? :?
[/quote]
Bem, é trabalhoso sem nenhuma IDE como já foi dito…
É claro q não tem 500 mil componentes disponíveis p/ fazer acesso a banco e outras coisas, mas nada que impessa de implementar.
E também como já foi dito, a próxima versão do NetBeans vai vir com suporte a bindings entre os componentes e fontes de dados, ai não vai ter desculpa alguma em não usar o Java.
Pela sua indignação eu imagino que seja algo do tipo baixar uma IDE atual e parar de programar em notepad.[/quote]
Tá bom, a IDE escreve pra você, mas still there is a code…
A minha raiva é quando falam que swing é lindo, e que tela montada em código é lindo, porque é cool, porque é OO. Ironicamente, os prórpios criadores das IDEs, ao contrário de seus usuários religiosos, estão mudando os conceitos, mesmo que 10 anos atrasado…
Ahm? E sua sugestão é trocar código pelo que?
Pô, você num já programou em Delphi? Não lembra?
Vc deve ser foda em java ne, nunca teve que aprender do zero. Toda migração e muito complicada…
O Netbeans, do jeito que está hoje já é melhor que o delphi. Mas se for portabilidade em sistemas pascal, porque não recompilaram com o lazarus e freepascal, que já é 100% compatível com o delphi? Reescrever o sistema para web, na minha opinião é apenas para se adequar a tendências.
Já passei por esta situação algumas vezes.
Em todas elas topei com o seguinte problema: a lógica de negócio estava embutida quase que inteiramente nos formulários. E units eram criadas apenas para incluir uma ou outra função de uso mais geral.
No início, é difícil, porque basicamente você vai tentar programar em Java como fazia em Delphi: e vai dar errado (é o comportamento mais comum que observei)
No entanto, após a segunda tentativa, você começa a se acostumar com a OO (apesar de Delphi ser orientado a objetos, as pessoas costumam se esquecer disto (principalmente os Delpheiros)) e, numa boa? É um aprendizado fascinante apesar do stress que você vai passar com outras pessoas que possam estar bitoladas com Delphi.
Vc deve ser foda em java ne, nunca teve que aprender do zero. Toda migração e muito complicada…[/quote]
:shock: Você re-encarnou um tópico que faz mais de 2 anos pra dizer isso?
heheh Também tinha observado isso.
De qualquer forma, é uma discussão interessante das experiências com programas legados.
Participei de migração Delphi pra Java em duas empresas e é sempre do jeito que o pessoal falou aqui. Onde estou atualmente, ainda conseguimos uma transição mais suave migrando o servidor de aplicação de Delphi+sockets pra Java+Jboss+soap.
Mas só funcionou porque o pessoal já desenvolvia separando as regras de negócios da interface. Mesmo que não era uma coisa 100%, mas ajudou no projeto.