[quote=marcosalex][quote=juliocbq]
A sintaxe do O Pascal é muito boa. Quanto a isso não tenho do que me queixar. Mas é questão de gosto. Sintaxes a lá c (Java C#) são mais dinâmicas, mas pode acreditar que o código suja com muito mais facilidade.
[/quote]
Também penso assim. Além do mais, testar igualdade com o sinal = é muito mais intuitivo do que com ==. E atribuição, := é muito mais intuitivo pra quem lê do que um =.
Mas é questão de gosto. Um código bem escrito em Delphi é muito legível e produtivo, tanto pra desenvolver quanto pra dar manutenção. Já vi vários códigos de grande porte e bem escritos. MVC? O Delphi fazia isso com desenvolvimento três camadas muito antes de entrar na moda. Design Patterns? Quem instalasse as versões enterprise conseguia organizar e ver ele na prática.
O que acontece com o Delphi, é que foi uma das linguagens pioneiras na orientação objeto que pegou volume de mercado. Ele “herdou” os programadores de linguagens procedurais que não tinham noção nenhuma da orientação a objeto. Forçar essa massa gigante de desenvolvedores a mudar o paradigma não é fácil, por isso a maioria deles conseguiu ir pro Delphi mas levando alguns vícios junto.
A vantagem do Delphi foi conseguir um caminho intermediário e direcionar o pessoal a um novo paradigma de programação. Pra uma empresa pequena como a Borland e que vivia em problemas financeiros, foi um ganho e tanto. Infelizmente eles não conseguiram dar o passo seguinte: trabalhar com o código 100% OO sem grandes mudanças no seu software.
Outra coisa, quem usa o Hibernate hoje, carregando as classes POJO, ficou muito parecido com a forma do Delphi trabalhar os componentes TQuery e TTable. Sinal que o Java está conseguindo unir os dois mundos também.[/quote]
Sem falar que tudo isso que vimos no c# seria do OPascal, se a borland não tivesse feito a besteira de não investir no Anders.
para falar a verdade, o delphi era o carro forte da borland, não sei o que aconteceu para ela mudar o foco do investimento no ponto net.