Migração EJB 2.1 - EJB 3.0

Nesse meio tempo eu li os posts a que se refere.
Não vi nada concreto, apenas especulações de pessoas que não convivem realmente com a teconologia.
Obrigado pela opinião…

Alguém?!?

pessoal…

[quote=Shaman]
Gostaria de ler suas afirmações quanto ao assunto. Mas baseie-se em fatos não em suposições.[/quote]

Quanto tempo seu Gerente estipulou pra vc passar um projeto de migração ? :mrgreen:

Eta desespero

#$%@#$

entaum se vc convive com a tecnologia e é tão bom assim, por que não procura no google e na própria especificação e tira suas próprias conclusões!

Pode se chamar de desespero, sim :smiley:
É que tenho dois meses pra estipular um plano para a migração com uma equipe pequena.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão gostaria de “ouvir” segundas opiniões!!

Já fiz isso, companheiro!!! :slight_smile:
Mas, como eu disse, gostaria de ler outras opiniões de quem convive com essa situação.
De saber o que esses profissionais estão planejando para manter suas aplicações com a tecnologia.

EJB é uma merda!!!! Isso é o que tenho a dizer depois de praticamente um ano trabalhando num sistema gigante, onde tiveram a infelicidade de utilizar o mesmo.

Senhoras e senhores,

Pelas inúmeras postagens infelizes, mantenho-me apenas no silêncio da expectativa por alguém que realmente saiba o que está dizendo.

Obrigado a todos!!!

Nunca fiz essa migração, mas pelo que estive lendo (e vendo em palestras) não haverá nenhum problema em utilizar as classes desenvolvidas em EJB 2.1.
Elas estarão compatíveis com a 3.0.
Acredito que, se a sua equipe tiver um bom conhecimento de EJB e annotations não haverá muita dificuldade nessa migração.

Sei que é minha opinião, mas eu fiz um “teste” aqui, migrando alguns EJB’s do projeto que estou participando para EJB 3.0, e foi simples, nada fora do comum e sem muitas dificuldades.

Segundo o que está dizendo, a portabilidade entre as duas versões está garantida.
E como, mais ou menos, poderíamos trabalhar com, vamos supor, 300 entidades.
Vamos apenas supor que para cada entidade eu crie uma fachada de sessão. Agora, vamos supor que a metade das minhas entidades possuem chaves compostas.

Teríamos então o seguinte:
300 classes EntityBean;
1 interface EJBLocalObject ou EJBObject para cada EntityBean;
1 interface EJBLocalHome ou EJBHome para cada EntityBean;
150 classes Serializable para cada EntityBean com chave composta;
300 classes SessionBean;
1 interface EJBLocalObject ou EJBObject para cada SessionBean;
1 interface EJBLocalHome ou EJBHome para cada SessionBean.

Com base nessa suposição, teríamos algo em torno de 1950 objetos.
Sem considerar os objetos de acesso à camada distribuída dessa aplicação.

Agora, vamos supor que eu queira passar tudo isso para EJB 3.0.

Pelo que você leu, como você imagina a melhor forma de realizar esse trabalho?

[quote=Shaman]Segundo o que está dizendo, a portabilidade entre as duas versões está garantida.
E como, mais ou menos, poderíamos trabalhar com, vamos supor, 300 entidades.
Vamos apenas supor que para cada entidade eu crie uma fachada de sessão. Agora, vamos supor que a metade das minhas entidades possuem chaves compostas.

Teríamos então o seguinte:
300 classes EntityBean;
1 interface EJBLocalObject ou EJBObject para cada EntityBean;
1 interface EJBLocalHome ou EJBHome para cada EntityBean;
150 classes Serializable para cada EntityBean com chave composta;
300 classes SessionBean;
1 interface EJBLocalObject ou EJBObject para cada SessionBean;
1 interface EJBLocalHome ou EJBHome para cada SessionBean.

Com base nessa suposição, teríamos algo em torno de 1950 objetos.
Sem considerar os objetos de acesso à camada distribuída dessa aplicação.

Agora, vamos supor que eu queira passar tudo isso para EJB 3.0.

Pelo que você leu, como você imagina a melhor forma de realizar esse
trabalho?[/quote]

Começe lendo a especificação do ejb 3, e voce vai chegar em uma parte chamada “Interoperability and Migration Between EJB 3.0 and EJB
2.1 and Earlier Clients and Beans”