O objetivo desse tópico é abrir margem para discussões entre profissionais com experiências práticas em EJB sobre as expectativas para o lançamento da especificação 3.0. Discorrendo assim, sobre os impactos e as metodologias que serão adotadas para reduzir os custos de retrabalho e desenvolvimento.
me desculpe por me intrometer de novo, mas qual é a pergunta???
Shaman, para iniciar uma discussão, você deveria primeiramente colocar sua opinião de qual forma que você indica para que a migração seja feita da forma menos dolorosa possível. Se você só quer algumas opiniões e dicas do pessoal, coloque isto como uma pergunta, pedindo opiniões .
De qualquer forma, a opinião sobre as especificações de EJB 3.0 já foram discutidas em alguns tópicos, é só dar uma rápida passada na busca do fórum.
Minha finalidade não é questionar a tecnologia EJB, mas discutir soluções mediante o advento da especificação 3.0 com pessoas com experiência prática no assunto.
Se você mantém uma aplicação distribuída utilizando EJB. Qual a metodologia que você ou sua instituição está formulando para o refactoring da sua aplicação?!?
A maioria dos lugares que eu vi com EJB, com ou sem CMP, não tá nem pensando em EJB 3.0. Migração então, nem pensar. Sai a pouco depos de um projeto com J2EE 1.2
Por favor, só postem mensagens pessoas com experiências práticas com EJB em aplicações distribuídas em ambientes corporativos.
Dispenso especulações e “achismos”.
Alguém mantém uma aplicação EJB?!?
[quote=Shaman]Por favor, só postem mensagens pessoas com experiências práticas com EJB em aplicações distribuídas em ambientes corporativos.
Alguém mantém uma aplicação EJB?!?[/quote]
Fala a verdade Shamam, isso é uma pegadinha, naum é!! :?: :mrgreen:
Eu trabalhei em um projeto com CMP na persistencia e Sessions na camada de negocio, usando EJB 2.0.
Depois de muita briga viu-se que não tinha necessidade do uso de EJB’s e foi decidido pela migração para hibernate. Na epoca(inicio do ano) foi cogitado esperar pela especificação nova, pelas novas features.
Mesmo assim manteve-se a decisão de migrar p/ hibernate. Como as camadas estavam bem separadas, e cada entity tinha seu session correspondente, o trabalho limitou-se a esses sessions, ea criacão das classes/arquivos do hibernate. Acredito que se fosse migrado para o 3.0, tmb não teriamos muitos problemas, mas não pelas features, mas pela arquitetura que nesse caso é o que mais conta.
Esperocter ajudado.
[]'s
Depende de quem estiver lendo.
Isso é uma pegadinha para alguns leigos e especuladores de plantão.
Mas também é um assunto relevante para pessoas que estão envolvidas seriamente com a tecnologia e preocupadas em mantêr uma aplicação EJB.
Pessoal, se for pra brincar ou dizer bobagem, por favor, façam isso num fórum “infanto-juvenil”.
O assunto é sério.
Alguém com alguma opinião sobre o assunto?!?
[quote=Shaman]
Pessoal, se for pra brincar ou dizer bobagem, por favor, façam isso num fórum “infanto-juvenil”.[/quote]
Ai ai ai…
Eu acho que o problema naum é exatamente este. Eu te sugiro voltar para o primário para aprender a ler, pois até agora naum entendi como vc tem dificuldades em ler o que o pessoal já postou e pela imensa dificuldade que você tem de fazer suas perguntas!
Ou você não saber ler, ou vc é péssimo em interpretações de texto! Se vc tivesse lido o que já foi sugerido vc já teria sua pergunta respondia à décadas!!!
Sem mais! :twisted:
Olá jgbt,
A sua opinião é válida. O Hibernate é uma ótima framework para persistência.
Não estou utilizando o Hibernate pois tenho uma arquitetura de “macro-módulos” em meu sistema que precisa ser distribuída em vários servidores.
Alguns desses módulos já estão prontos com a solução EJB 2.1.
Nestes são utilizados principalmente “Session Façade” como Stateless, “Entity EJB CMP” e “MDB” para log assíncrono.
Estou me preparando para o lançamento oficial da especificação 3.0. E gostaria de ter opiniões sobre pessoas que vivenciarão as mesmas experiências.
Olá, Tiago Senna.
Qual das mensagens que vc tanto cita eu posso tirar proveito de uma experiência real?
À propósito, você já trabalhou ou trabalha com uma aplicação similar?
Se sua resposta for afirmativa gostaria muito de ler sobre o tema que quero abordar.
[quote=Shaman]Olá jgbt,
A sua opinião é válida. O Hibernate é uma ótima framework para persistência.
Não estou utilizando o Hibernate pois tenho uma arquitetura de “macro-módulos” em meu sistema que precisa ser distribuída em vários servidores.
Alguns desses módulos já estão prontos com a solução EJB 2.1.
Nestes são utilizados principalmente “Session Façade” como Stateless, “Entity EJB CMP” e “MDB” para log assíncrono.
Estou me preparando para o lançamento oficial da especificação 3.0. E gostaria de ter opiniões sobre pessoas que vivenciarão as mesmas experiências.[/quote]
Como falei, não cheguei a usar nova especificação.
A questão da migração é meio complicada de opinar sem conhecer o sistema/arquitetura.
O que posso dizer é que sua arquitetura vai dizer quanto trabalho vc vai ter. Se as camadas estiverem bem separadas, sem misturar responsabilidades, o retrabalho pode ser longo, mas tranquilo, sendo feito modulo a modulo por exemplo. Caso contrario o retrabalho sera longo e nada tranquilo.
Boa sorte!
[]'s
[quote=Shaman]Por favor, só postem mensagens pessoas com experiências práticas com EJB em aplicações distribuídas em ambientes corporativos.
Alguém mantém uma aplicação EJB?!?[/quote]
Isso significa que você não deveria ter posta uma única mensagem se quer, correto? Ate agora tudo que você fez foi destratar os usuarios deste forum e se mostrar muito folgado.
Então Shaman, qual é a SUA opinião e a SUA vivencia e as SUAS espectativas quanto a migração de EJB 2.1 para 3.0?
E aproveitando, Hibernate funciona tão bem quanto Entity beans em ambientes distribuidos.
jgbt, isso é válido.
Não têm realmente como opinar sem conhecer a arquitetura, e é exatamente por isso que gostaria de conversar com pessoas que trabalham em arquiteturas desse porte e que utilizem o EJB.
Obrigado pela opinião.
[quote=Shaman]Olá, Tiago Senna.
Qual das mensagens que vc tanto cita eu posso tirar proveito de uma experiência real?
À propósito, você já trabalhou ou trabalha com uma aplicação similar?
Se sua resposta for afirmativa gostaria muito de ler sobre o tema que quero abordar.[/quote]
Olha isso:
http://www.guj.com.br/posts/list/55/23055.java
E neste tópico mesmo já li pelo menos duas respostas construtivas para a sua situação.
Quanto a minha formação profissional e vivência, é esta:
Sou estagiário! Não terminei a faculdade! Quanto a EJB, participei de um projeto onde migrou de EJB 1.0 para 2.0!
Estou muito abaixo das suas expectativas, não?
Sem guerra pessoal no fórum, por favor.
Olá louds,
As minhas entidades EJB estão desenhadas para trabalhar com a tecnologia JTA integradas com uma Fachada de Sessão StateLess distribuída.
Nesse âmbito é dizer que Hibernate é tão bom quanto, soa um pouco falso.
A nova especificação promete acabar com as explosões de interfaces à qual os usuários da versão 2.1 estavam fadados. Para isso a filosofia Hibernate será integrada à especificação EJB.
Gostaria de saber se tem alguma opinião sobre os impactos das mudanças necessárias para a migração entre esssas versões num ambiente corporativo e se você ou sua empresa estão tomando alguma postura com relação à esse assunto?!? Se estiverem, quais são?!?
Caro, Thiago.
É você quem o está dizendo.
Há uma diferença substancial entre as duas migrações, a qual você participou e esta que estou citando.
Gostaria de ler suas afirmações quanto ao assunto. Mas baseie-se em fatos não em suposições.
[quote=Shaman]Caro, Thiago.
É você quem o está dizendo.
Há uma diferença substancial entre as duas migrações, a qual você participou e esta que estou citando.
Gostaria de ler suas afirmações quanto ao assunto. Mas baseie-se em fatos não em suposições.[/quote]
bom… se vc viu axismo ou coisa do tipo, sinto muito.
Eu já tentei ajudar até onde pude.
Se vc precisa de pessoas com conhecimentos profundos em EJB, e que te dêem um visão de migração e etc, continue procurando. Aqui tem de sobra, e essa pessoa naum sou eu. Mas a única coisa que você não reparou, ou não leu, é que muitas dessas pessoas escreveram exatamente nos posts que te indiquei.
Por hoje chega, boa sorte com sua migração!
Sem mais!