Migrando do PHP para JAVA for desktop

Olá gente, sou programador de PHP e senti a necessidade de uma linguagem mais articulada, que eu possa desenvolver softwares e sites.
No momento estou tentando fazer meu primeiro programa OOP e estou com duvidas com relação se a extrutura das classes esta correto… se o main esta legal ou tá puxando muito pra programaçao não-oop
preciso de dicas e tudo q vier :slight_smile:

o programa é simples… é o hello_db
eu criei a classe bd q tem o metodo para se conectar no banco de dados(porenquanto só tem esse) e com um extensao de classe TECLADO que irá trabalhar com o Stream para preenxer os campos da super classe

deem suas opinioes, sugestoes, criticas… plz… preciso aprender isso de verdade ! nao quero ser mais um q “tem um noçao” ou q “consegue programar”… eu to até lendo um livro escrito pelo criador do JAVA da série “Java da Source” antigao q eu redescobri… mas nao quero esperar o livro acabar para começar a treinar e nada melhor para treinar doque fazer um programa q te interessa… pra mim db interessa muito :slight_smile:

mas sem mais delongas… aki esta o código

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
import java.io.*;

class hello_db 
{
	public static void main(String[] args) 
	{
		bd cigarro = new bd();
		cigarro.ler(host);
		cigarro.ler(user);
		cigarro.ler(pass);
		cigarro.ler(db);
		cigarro.conecta();
	}
}


class bd
{
	public String host = "host";
	public String user = "user";
	public String pass = "pass";
	public String db = "db";
	private String url;
	private String driver = "org.gjt.mm.mysql.Driver";
	private Connection connect;
	
	bd(){
		url = "jdbc:mysql://" + host + "/" + db + "?user=" + user + "&password=" + pass;
	}
	private Connection conecta(){
		try{
			connect = DriverManager.getConnection(url)
		}catch (Exception e){	
			System.out.println("Erro ao conectar no servidor :(");
			return;
		}
		System.out.println("Conectou ao banco !!!!!!!")
	}