Olá pessoal,
Gostaria de uma opinião de vocês.
Atualmente aqui na empresa temos uma aplicação bem grande, de uso interno, escrita em C++ utilizando Qt.
Pontos positivos da aplicação:
- Rápida
- Estável
Pontos negativos:
- Código 100% procedural (ué, mas não é em C++? :roll: )
- 60% da lógica está em functions no banco (postgresql)
- Zilhões de SQL no meio do código.
- Pouquissíma documentação. Hoje em dia conheço a aplicação de tanto fuçar no código e passei a conhecer as regras de negócio, mas qualquer pessoa nova vai, no mínimo, sofrer.
- Dificuldade para encontrar profissionais no mercado para trabalharem com o código. Qt no Brasil não é o que se pode chamar de “uma biblioteca popular”.
Eu gosto muito do Qt, mas não gosto da maneira como foi utilizada no projeto. Não tenho problemas para programar em C++, mas me sinto incomodado devido ao fato do código ser todo procedural. Enfim, essas são opiniões pessoais…
O fato é que meu chefe tem a idéia de migrar tudo pra Java, pois tem medo que não encontrar no futuro outras pessoas para trabalharem com o projeto (o qual sempre ganha novas funcionalidades…) e também por achar Java uma linguagem com melhor colocação no mercado etc.
Gostaria da opinião dos amigos. Somando-se as minha opiniões com o argumento do meu chefe, vocês acham que valeria à pena realizar tal migração? Porque?
Obrigado!