Minha primeira tela, como fazer?

Olá amigos, bem, iniciei no Java, dei umas lidas, e como não gosto de ficar só lendo resolvi partir pra programação…

Minha ideia é simples: Criar uma tela e exibir um label nela…

Utilizo o NetBeans, e com ele foi fácil criar a tela (parecido com o Delphi que eu uso atualmente).

Mais agora tenho dois arquivos:

Main.java
FrmPrincipal.java (Formulário Principal)

Pelo que pude perceber, minha aplicação, inicia-se na Main.java. Eis que surge minha pergunta, como “chamar” meu FrmPrincipal?

no Delphi faço assim: FrmPrincipal.Show;
e no java?

Desde já agradeço, e desculpe a intromissão do delphi, é que fica mais fácil assim pra mim.

[]s

Cara, no java é uma merda aprender isso. Eu sei como chama mas a logica disso ainda nao peguei.

Segue ae um metodo main:


package Principal;



public class Main {
    
    
    public Main() {
       
        } 

    public static void main(String[] args) {
        // TODO code application logic here
           new FormCadastro().setVisible(true);
    }
}

Copia e cola a classe acima sobrescreve no seu main, se estiver sem outras coisas.

Onde voce ve o package é o nome do seu projeto. como se fosse o projeto em si, o que tem dentro dele tem sempre que referenciar o projeto principal.
o “new FormCadastro” significa que vc cria uma nova instância do form pra depois ser utilizado. Ele setvisible e o que o faz aparecer.

Acho que é isso. Se alguem quizer melhorar alguma coisa que eu disse fique a vontade, ainda nao estou bom o suficiente…

Cara o código acima está certo!
Mas não vejo a necessidade de utilizar package.
Basta que a classe que tenha a interface esteja no mesmo diretorio que a main e que os escopo de classe desta seja pública.

Vc pode faze assim tbm :

public class Main {
        public static void main(String[] args) { 
        Form test = new Form(); //Form eh o nome da classe
        test.show();
    } 
}

Flw

Obrigado amigos…

Mas tipo, qual é a mais certa? Digamos, a mais usual ou padronizada pelo Java… ou simplesmente tanto faz…? :roll:

[]s

Vc tem sempre q pensar em desempenho, mas nesse caso eu axo q naum faz mtu diferença usar um ou outro.
FLw

[quote=“Pilon”]Vc tem sempre q pensar em desempenho, mas nesse caso eu axo q naum faz mtu diferença usar um ou outro.
FLw[/quote]

:wink:

É que no Delphi, a Borland “indica” a melhor maneira… achei que em Java também tivesse…

[]s