Olá pessoal.
Eu criei uma solução (projeto de software) para combate à pirataria de programas de computador e atualmente eu estou satisfeito com essa solução, porque ela não causa, ao usuário final, a maioria dos transtornos causados por outros sistemas antipirataria. Eu criei esta solução, durante um esforço de 13 meses, porque eu vendo software. Mas, agora, não quero vender nada nem comprar através dessa lista de discussão. Mesmo porque a minha solução é específica para os produtos da minha empresa. Portanto, espero que os moderadores liberem essa mensagem na lista. O que eu quero é apenas saber se alguém nessa lista tem interesse em proteger seus softwares e ainda não achou uma solução viável para tal. Nesse caso, nós poderemos conversar sobre isso aqui. Poderei dar dicas, por exemplo. Ou poderei descobrir que a minha solução não é tão boa quanto eu venho notando.
Bom, como a minha solução está funcionando bem, talvez um de vocês discuta este assunto comigo. Eu disse que a minha solução não causa transtornos ao usuário final, pelos seguintes motivos:
- ela é feita totalmente em software (não usa hardlock, não usa hardkey, não usa disquete ou pendrive). Isso permite a obtenção do software protegido via download, se necessário, por exemplo.
- essa solução não cria arquivos escondidos no computador, nem mesmo interage com o register do windows.
- ela também não depende de qualquer identificador de hardware da máquina, como id de hd, id de bios, MAC. Nesse caso o usuário pode fazer um update de hardware, sem se preocupar com o funcionamento do sistema com a minha proteção antipirataria.
- o usuário final pode transferir a licença do seu software entre máquinas, sem a necessidade de entrar em contato comigo para pegar um código de ativação por exemplo. Então, se ele quiser vender o computador, onde está instalado o meu software, isso pode ser feito sem minha ajuda.
- ao ativar o software, o usuário também não precisa entrar com contato comigo, para pegar qualquer código.
- o software ativado não precisa de acesso à Internet, para ficar verificando validade de licença, por exemplo.
- eu consigo bloquear um software de um cliente inadimplente, sem ter que visitá-lo pessoalmente.
- eu consigo vender licenças adicionais sem ter que passar código para o cliente via telefone ou e-mail e sem ter que enviar CD etc.
- essa solução não depende do relógio da máquina.
- nessa solução, cada software tem um número de série e cada serial pode ter um formato diferente para cada tipo de software.
- um CD, com o software da minha empresa, pode ser perfeitamente copiado e a cópia funciona corretamente. Mas, se a cópia é ativada, o original deixa de funcionar e vice-versa. Lembre-se que é contra lei evitar que o cliente faça backup do seu software, mesmo se for o instalador!! Isso está escrito na lei de software. E tem gente que faz controle antipirataria evitando cópias de CDs, o que evita cópia de backup.
- com a minha solução , eu consigo gerar um único instalador e passá-lo a todos os clientes, ou seja, não tenho que ficar personalizando o software e recompilando tudo para cada novo cliente.
A licença ativada fica registrada dentro de um arquivo texto (TXT) explícito ao usuário final. Ou seja, software e arquivo ficam lado-a-lado. Assim, quando o pirata tenta piratear, ele primeiramente salva ou copia esse arquivo TXT, já que ele entende rapidamente que o controle está lá, como se isso fosse um deslize grosseiro da minha empresa. Mas, é nesse fato que meu controle atipirataria funciona e evita cópias ilícitas.
Eu fiz esse sistema em Delphi 5.0. Mas, vou passá-lo para Java em 2008. Portanto, terei muito o que discutir aqui sobre isso, nas listas direcionadas às tecnologias JAVA precisamente. Portanto, se alguém tem interesse nisso, favor se manifestar que já iremos discutindo como fazer estas coisas.
Abraços.
Rodrigo Pimenta Carvalho.