Pessoal, respondo suas dúvidas agora abaixo. Amanhã tentarei mandar um resumo melhor da minha solução.
Resposta para moises.trovo:
No meu sistema antipirataria, depois que o software do cliente é ativado, o servidor de licenças passa a saber que o número de série XYZSDEblabla respectivo já contem uma licença em uso. Então, se o amigo do cliente copia tudo e tenta ativar em outra máquina, o servidor de licenças detecta que o mesmo número de série do software está pedindo outra licença de ativação. Mas nesse cado o servidor não libera. A única forma do amigo conseguir instalar e ativar é esperar o dono legítmo fazer uma desativação antes. E mesmo assim, o amigo deve saber qual é o login e senha do dono legítmo.
Resposta para everson_z:
Concordo que não existe sistema 100% antipirataria.
Não vou colocar um prêmio para burlarem meu projeto. Isso seira 2 prejuízos de uma vez só. Acredito sim que pode ser burlado. Mas, como já disse, isso não seria trivial e mesmo assim é uma solução confortável para o usuário final.
O que seria homologar uma solução??? Como faço isso???
Se o meu cliente precisar formatar sua máquina, ele não precisará entrar com contato comigo obrigatoriamente.
Me dedico ao meu sistema antipirataria há um bom tempo. E se eu perceber que há demanda reprimida para ele, irei transformá-lo em serviço para outras empresas. Mas, isso depende de comentários como os do pessoal nessa lista.
Resposta para rodrigoallemand:
O meu cliente só precisa do servidor web, onde está o servidor de licenças, na hora da ativação do sistema. E mesmo assim nem precisa ser conexão direta ao software. Porque o usuário pode acessar o servidor via web site, pegar os códigos necessários e digitá-los no software, no momento da instalação. Isso garante que o cliente não precisa me ligar.
Um pirata irá mesmo tentar usar um TXT meu em outra máquina, porque está obvio que é o TXT (Record.txt) que contem a licença. Na tentativa de copiá-lo, a cópia fica inválida. Na tentativa de salvalo, o salvo fica inválido. Se for movido, fica inválido. E não depende de posição de memória.
Não quero forçar meu cliente ficar conectado. Tem cliente que mora no final da floresta amazônica e lá não tem internet o dia todo.
Não implementei as licenças flutuantes. Para tal, o próprio cliente tem que transferir uma licença entre máquinas, ativando e desativando , quando necessário. No meu produto , visei o conforto do cliente.
Resposta para zirocool
Como pode ser percebido nas minhas respostas, eu implementei sim o esquema de “autenticando uma chave no servidor e liberando com uma contra-chave.”
Resposta para rafaelglauber
Ralmente quero discutir somente sobre o que meu software faz, em alto nível. Eu já sei como passá-lo para Java. Mas, como eu imaginava, muita gente aqui faz muita suposição de como a coisa é ou não é. A idéia de publicar um artigo sobre isso é muito boa. Portanto, vou falando com vocês e observando seus comentários, para eu saber se minha solução agrada algum de vocês. Mas, até agora não consegui explicitar a inovação contida nela. Mas, vamos discutindo que tudo ficará claro…
Resposta para Rodrigo.Lima
Estou disposto a explicar todas as suas dúvidas até vc entender o sistema. Daí depois vc me fala se gostou dele ou não, ok?
Se por um ‘not’ fura o sistema sim. Mas, para isso, precisa decompilar o executável. É claro que não existe solução 100% segura.
Ajuda ofuscar o código?
Resposta para ViniGodoy
Se o meu controle for burlado, o que vc disse realmente irá acontecer.
Resposta para lavh
Realmente a minha solução não é a solução mundial de antipirataria.
Mas, porque vc não acha que há inovação? Um servidor de certificação de assinatura digital foi inovaçao quando criado, certo? Então, se alguém criar um servidor de licenças que possa ser usado por qualquer empresa programando em java, por exemplo, isso não seria inovação? Seria o primeiro servidor do gênero!
Resposta para David
Ele identifica se o TXT é válido comparando o seu conteúdo (informação criptografada) com um atributo do computador. Tal atributo não depende do hardware. Exemplo de atributo que não depende do hardware:
coordenadas geográficas do computador (não uso isso!)
IP dinâmico do computador (não serve, já que é dinâmico)
Etc.
Tentarei colocar um mini artigo aqui nessa lista explicando melhor minha solução. Talvez alguem goste dela.
Resposta para oazuc
Irei procurar os congressos que vc disse. Sou formado em computaçao na UFMG , em 1997. E trabalho com desenvolvimento há 10 anos.
Resposta para ciczan
Bloqueio o cliente indiretamente. Bloqueio diretamente o seu cadastro no servidor de licenças, o qual fica no meu domínio. Depois, quando o cliente interage com o servidor, ele “dança”. E não dá para ficar sem usar esse servidor, quando se quer passar um software instalado de uma máquina para outra. PAra isso, a licença precisa ser reciclada, o que emplica em depositá-la e deposi sacá-la do servidor.
Resposta para alexandremlima
Parece ser mesmo uma solução muito prática para o usuário final. Obrigado por comentar!
Resposta para jjose
Acho que aqui tem muita gente boa para burlar meu sistema. Mas, não é o caso dos meus clientes.
Esse tópico nos leva a perceber o quão desprovidos de licenças antipirataria estão todos nós. Talvez nos leve a conlusão que minhas idéias são adequadas a nós.
Resposta para esb
Bloqueio indiretamente. Como já expliquei acima e antes também.
No seu exemplo, se o TXT for copiado para outra máquina, a cópia se torna um arquivo inválido automaticamente, sem qualquer validação ao servidor. Um TXT só é válido na máquina em que foi criado. “uma célula só tem meu DNA se for do meu corpo, mesmo se for encontrada em outro corpo.”
Ha como copiar o software de uma máquina para outra sim. Mas, o usuário deve desativar na máquina 1, se quiser usar na 2. Para tal, ou o software está conectado só nesse momento, eu o cliente acessa o servidor via web site e faz a intermediação entre o servidor e os softwares, só nesse momento.
Resposta para aleck
FAvor explicar melhor o cado do redirecionamento. Como fazer isso? Mesmo redirecionando, a nova URL terá que conter os scripts que contem a minha, onde faço validaçao de códigos de ativação.
O meu sistema trabalha com serial mesmo. Se eu lhe mandar um serial e o código criptografado correspondente, vc consegue descobrir o algoritmo usado?
Resposta para Marcio_Nogueira
Não há nada de revolucionário mesmo. Mas, você concorda que o sistema é confortável para o usuário final? Se sim, você acha que isso é uma inovação de produto ou processo?
Resposta para danilomunoz
Pelo visto , ninguem aceita a minha idéia como inovação. Mas, você entendeu que se a minha solução for acessível a todas as outras empresa, isso seria inovação?
Resposta para andredeividi
FAz controle antipirataria sem causar transtorno ao usuário final.