Saudações aos colegas do forum, me apresento agora como novo usuário.
É realmente bem legal começar a participar da comunidade.
Me chamo Eduardo Levenfeld, sou graduado em Sistemas de Informação e,
trabalho mais especificamente com Desenvolvimento Web (PHP, Mysql, Css,
Ajax, etc.) a uns 5 anos e, agora, mesmo já tendo conhecido o JAVA antes,
estou agora me desenvolvendo mais nesta linguagem. Espero realmente
poder ajudar e ser ajudado na medida do possível e, fazer ótimos contatos,
claro.
Como primeira questão minha gostaria de deixar algo em aberto sobre carreira.
Como anda a valorização do mercado nacional para um engenheiro de software?
Digo um profissional pos-garduado em engenharia de software.
Tenho pensado em um pos para ES ou para GP (para gerir projetos da área) e tenho
ficado com um pulga atrás da orelha em relação ao valor de mercado que uma
graduação em ES adiciona ao profissional aqui no Brasil pois, a em GP com seus
devidos certificados (PMP e Scrum master) eu já percebo que é bem valorizada.
Seria uma pos em Engenharia de Software um investimento de valor no mercado
de trabalho na atualidade (aqui no Brasil) ?
Fica como uma questão e até como um possivel debate, caso achem algo legal para
tal.
Acho que nenhuma das pós citadas vale a pena… se seu objetivo é ir para o lado de negócio, faz pós em Gestão de Negócios… se for para o lado técnico, faz matéria isolada e entra no mestrado.
Então no caso, em sua opinião, para atingir pelo lado técnico seria mais interessante mesmo um mestrado e as materias isoladas (no caso certificações?). No caso você acredita que especializações latu-sensus para área técnica não dão tanto valor de mercado como um mestrado, correto?
[quote=reinaldob]O que um engenheiro de software faz ?
Putz, podiam realmente regulamentar nossa profissão logo… pq, sinceramente existem tantos nomes, para as mesmas coisas !!![/quote]
Fala. Eu realmente vi que existem várias associações para tal nome como você disse e exatamente o motivo de ficar com uma
pulga atrás na orelha em relação a investir em uma pós de ES pois, eu vejo que tem muita gente que até evoluindo através de
certificações termina sendo atribuido a esse cargo.
[quote=levenfeld][quote=reinaldob]O que um engenheiro de software faz ?
Putz, podiam realmente regulamentar nossa profissão logo… pq, sinceramente existem tantos nomes, para as mesmas coisas !!![/quote]
Fala. Eu realmente vi que existem várias associações para tal nome como você disse e exatamente o motivo de ficar com uma
pulga atrás na orelha em relação a investir em uma pós de ES pois, eu vejo que tem muita gente que até evoluindo através de
certificações termina sendo atribuido a esse cargo.
Valeu ai por colaborar![/quote]
Reinaldob, você nunca ouviu falar em engenharia de software??? É a disciplina que estuda as metodologias de desenvolvimento, os diferentes ciclos de vida para chegar ao produto final, portanto o Engenheiro de Software é aquele que implementa isso nas organizações.
Reinaldob, você nunca ouviu falar em engenharia de software??? É a disciplina que estuda as metodologias de desenvolvimento, os diferentes ciclos de vida para chegar ao produto final, portanto o Engenheiro de Software é aquele que implementa isso nas organizações. [/quote]
Fala. Em primeiro lugar, obrigado por entrar com a definição e participar do tópico. No caso pelo que entendo, seria mais como um função de
liderança na equipe que vai desenvolver um determinado projeto. Seria como aquele está acima em termos estratégicos do analista e que vai
definir ou propor quais metodologias, ferramentas, etc. ? No caso cabe a ele também funções de monitoramento do trabalho do projeto e teria
alguma participação mais “mão na massa” também?
E de volta a algo que levantei. Tal função tem um bom mercado de trabalho? Digo em termos de demanda por profissionais e honorarios pagos.
Acredito que tenha mercado sim, o engenheiro de software ele seria mais um auxiliador para que a empresa organize seus processos de desenvolvimento de software, para facilitar manutenção, ter uma rica documentação(requisitos, uml, etc…).
Quanto a por a mão na massa, acredito que seria mais acompanhando e auxiliando os outros profissionais mesmo. Se ele por a mão na massa nas atividades do projeto ele perderia um pouco o foco, pode ser que aconteça sim, mas daí ele estaria assumindo outros papéis.
É uma área boa para investir, já que as organizações perdem em muito de falhar nas fases de desenvolvimento de software, toda fase é importante, e muitas vezes ignoramos, ou pelo prazo apertado, desvalorizamos uma ou outra fase.
Existem algumas empresas focadas em qualidade de software, aí é que está a demanda. Acredito sim que seja muito valorizado, já que para entender todas as fases e saber aplicar isso na prática não é coisa fácil, e o que importa para as empresas é maximizar lucros e minimizar custos, então isso é muito importante.
O que vc me explicou é a disciplina, isso eu sei o que é.
Agora essa disciplina é dividida em vários papeis como analista de sistemas, programador, projetista, etc…etc…etc…
Dei uma pesquisada rápida, só pra ver se não estou falando besteira, mas vc encontrou alguma vaga no netcarreiras e apinfo com o nome de engenheiro de software ?
No netcarreiras não me lembro e não tenho acesso a ele agora, mas já vi sim vagas com esse nome, procure no google que vai achar, eu tenho um amigo fazendo mestrado em Engenharia de Software, o que ele vai ser então? Mestre em engenharia de software ou Engenheiro de software. É claro que a demanda por esse profissional é menor, já que muitas empresas ignoram isso, mas é uma profissão de alto nível.
@jorge_mgr
Então, vc está falando do “Titulo” que ele vai ter ao se formar, mas eu estava querendo saber qual o “Cargo” que ele vai ocupar em uma empresa.
@Rubem
Boa, era essa a resposta que eu procurava !
[quote]eu tenho um amigo fazendo mestrado em Engenharia de Software, o que ele vai ser então? Mestre em engenharia de software ou Engenheiro de software. É claro que a demanda por esse profissional é menor, já que muitas empresas ignoram isso, mas é uma profissão de alto nível.[/quote]Dentro de uma universidade ou curso de pós- graduação (== extensão) deve ter sim sua relevancia. Mais numa empresa que está preocupada com .: [quote]“esse negócio de [qualquer novidade] é legal mas aqui dentro não funciona. Pode até funcionar nas empresas certinhas, mas aqui nosso negócio é muito específico, nossa tecnologia é muito específica, nossos banheiros são muitos específicos?.”[/quote]By Shoes.
Ou em uma empresa que adota outro tipo de metodologia.:"[quote]?Nossa equipe não exige a priori nenhuma restrição de horário, trabalhamos com pessoas que criam software e soluções, não com recepcionistas que precisam atender o telefone.?[/quote].By Shoes
É melhor ler esses posts e parar para pensar: http://blog.fragmental.com.br/2007/08/15/introduzindo-agilidade-num-ambiente/
http://www.visaoagil.com/
Finalizando, lendo esse post e o questionamento sobre requisitos “profissionais” fica a minha pergunta .: qual o papel do “Engenheiro de Software” além de um certificado de PMI .
sds[].
Ele pode ter sim o cargo de Engenheiro de Software. Ele vai implementar nas empresas isso, certificando de que as fases estão sendo executadas corretamente, é um auxiliador para as empresas. Não vai ser analista de sistemas, gerente de projetos nem programador.
Fala pessoal. Agradeço a todas as respostas. Realmente acho bacana ver o debate e as opiniões de cada um pois, quando focadas, ajuda a bessa a esclarecer dúvidas como a minha no caso.
Com base nas diversas opiniões dos colegas vejo que existe a disciplina ES e, as oportunidades de cargos ou trabalhos para um engenheiro de software. Posso estar errado (por favor corrijam se for o caso) mas vejo que em termos gerais o fator (e disciplina) engenharia de software é algo presente em si
no desenvolvimento (ou não se resolver se ignorar) e que com isso pode-se alcançar um cargo de engenheiro de software (repito, cargo) mas, justamente pela presença geral da “disciplina” engenharia de software, um profissional graduado em tal pode se encaixar em diversos cargos que necessitem isto. Acredito que fatores como bagagem e experiência em outros topicos e áreas que venham a definir aonde e em que cargo iria se encaixar.
Vi também através de opiniões dos colegas que existe também com o constante estudo de diversas metodologias, tecnicas e etc. a possibilidade constante (atraves de aptidões como de liderança por exemplo) a possibilidade de um profissional envolvido e conhecedor evoluir mais ainda para o nivel macro e gerencial como um gerente de projetos. Por exemplo, como existem engenheiros civis que evoluem para Gestor de projetos e por ai vai até ser presidente por exemplo.
Dá pra perceber em minha opinião que é uma disciplina e área de caracter e possibilidades hibridas, sendo de valor bastante técnico, como estratégico e possivelmente (se direcionado em carreira) um portão para uma área mais de liderança.
Foi isso que consegui assimilar e consolidar com as opiniões de todos.
Exise a disciplina (com um nome ineliz, deveria ser processos) mas não existe o cargo que você procura. A responsabilidade pela metodoloia é da equipe toda, membros, líderes técnicas, analistas de negócios e gerente de projetos.