Boa Tarde.
Gostaria a quem puder me dar uma opiniáo sobre o diagrama de classes que posto aqui. O cenário é o seguinte. “Eu tenho uma Pessoa que poderá ocupar um Posto/Graduacao ao long ode carreira. Da um Posto/Graducao poderá ter uma mais de uma Funcao vinculada a ele. Até aí tudo bem, mas o detelhe é que Uma Pessoa precisa estar vinculada a uma Funcao tbm”. Como exposto nos diagrama abaixo. O que eu acho esquisito é a ligação entre as classes Pessoa->PostoGraducao->Funcao->Pessoa fechando o clico. No modelo um nao considero a pessoa vinculada a Funcao, porém eu nao terei como pegar uma Funcao vinculada a uma pessoa. Gostaria de um opinião sobre a minha modelagem. Qual a mais adequada?
Abraço a todos
[/img]
Não é esquisito.
Pense no seguinte.
Uma Pessoa pode ser um Paciente. Uma Pessoa também pode ser uma Vítima. Uma Vítima pode vir a ser um Paciente. Uma Pessoa pode ser um Médico. Um Médico pode ser uma Vítima e vir a ser um Paciente. Ah, mas você não está falando de herança, certo? Sim, uma pessoa pode ter uma profissão. Médico. Pode ter uma condição. Vítima. Pode ter outra condição. Paciente. Um médico pode ter a condição de vítima e vir a ser um paciente, tratado por outra pessoa cuja função seja exercer a medicina.
O que vai regular isso é o conjunto de regras de negócio. Se uma Pessoa precisa ter uma Função para atingir uma Graduação e a graduação pode oferecer uma nova Função à Pessoa, qual o erro? No meu ponto de vista, está correto.