Modelagem de base de dados

Boa tarde, Pessoal

Alguém tem uma idéia de quanto tempo levaria para se modelgar uma base de dados com, por exemplo, 35 tabelas?

Seria um sistema simples.

Eu acho que, para fazer uma boa modelagem, levaria um mês.

Obrigado.

[quote=leo_mf]Boa tarde, Pessoal

Alguém tem uma idéia de quanto tempo levaria para se modelgar uma base de dados com, por exemplo, 35 tabelas?

Obrigado.[/quote]

Não entendi … se você já tem as tabelas então o sistema está modelado! :shock:

[quote=rmendes08][quote=leo_mf]Boa tarde, Pessoal

Obrigado.[/quote]

Não entendi … se você já tem as tabelas então o sistema está modelado! :shock: [/quote]

O que eu disse foi uma hipótese. Ou seja, eu vou modelar e no final eu vou chegar a umas 35 tabelas.

Para simplificar mais.

Suponha que eu modelei a base de dados de um sistema e deu 35 tabelas. Quanto tempo você acha que eu levei?

[quote=leo_mf][quote=rmendes08][quote=leo_mf]Boa tarde, Pessoal

Obrigado.[/quote]

Não entendi … se você já tem as tabelas então o sistema está modelado! :shock: [/quote]

O que eu disse foi uma hipótese. Ou seja, eu vou modelar e no final eu vou chegar a umas 35 tabelas.

Para simplificar mais.

Suponha que eu modelei a base de dados de um sistema e deu 35 tabelas. Quanto tempo você acha que eu levei?[/quote]

Depende … Se você modelou à medida que construiu seu sistema, eu colocaria ai na conta uns 3 ou 4 meses de trabalho. Agora, por exemplo, se você fez essa modelagem com base em uma documentação de requisitos, bom eu chutaria algo em torno de uma semana … Mas enfim, como eu disse, isso são chutes.

Agora, o que eu definitivamente não faria seria tentar modelar todas as tabelas do banco de dados de uma vez.

Valew,

É que um cara disse que modelou essa base em 8 horas. Achei estranho e queria saber se era possível.

[quote=leo_mf]Valew,

É que um cara disse que modelou essa base em 8 horas. Achei estranho e queria saber se era possível.

[/quote]
Aí entra em cena a diferença entre modelar (fazer o processo todo, analisar as estruturas, relacionamentos e fatores que interferem) e modelar, pegar as tabelas e criar diagramas.
Se for a segunda, já fiz 50 tabelas em 3 horas.

[quote=leo_mf]Valew,

[/quote]

Se ele tivesse levado 1 ano para fazer toda a modelagem e nenhuma funcionalidade, ainda assim eu desconfiaria.

Hoje em dia existem dois tipos de trabalhadores. Os profissionais e os amadores.

Olá amigos.
Esse assunto eu acho complicado pois o resultado (tempo levado) é influenciado por diversos fatores.

Agora mesmo estou fazendo a modelagem de um sistema de mensagens e tem 14 tabelas.
Eu levei 40 minutos para modela-lo.

Pois eu sei exatamente o que quero e quais campos (principais) vou utilizar. As tabelas não tem tanta complexidade nos seus relacionamentos, etc.
Com a base que tenho já posso começar a desenvolver em cima dela, com um percentual mínimo de mudanças futuras (o que não é bom).

Não sou fã de tabelas grandes com muitos campos, acho que ainda mais usando linguagens orientadas a objetos temos distinguir de forma correta o local onde suas informações serão armazenadas.

Mas isso é muito relativo. Porque na modelagem de dados há prioridades, incumbência de responsabilidades para cada entidade ou tabela. Há certas informações que ficariam corretamente individualizadas, mesmo que a tabela tenha apenas 1 campo, por alguma razão ela deve estar separada.

Há muitos fatores mesmo que mudariam esse tempo de modelagem.

Mas um deles é de fácil identificação.

O sistema que está modelando é simples e não terá grandes extensões, o desenvolvimento será pequeno e suas tarefas são bem definidas… então acho que poderá minimizar a quantidade de tabelas para ficar de fácil compreensão, manutenção e também para facilitar no momento do desenvolvimento.
Mas se seu sistema terá atualizações e seu processo de desenvolvimento será continuo, então recomendo separar bem cada tabela para você tenha uma margem menor na manutenção e também melhor reaproveitamento das tabelas.

Exemplo, imagine que tenha as seguintes informações (requisitos) em mãos:

-CLIENTES
id
nome
endereco

-FORNECEDORES
id
nome
endereco

Percebeu que temos assuntos distintos e campos repetitivos…
Talvez o ideal seria termos algo assim:

-PESSOAS
id
nome

-FORNECEDORES
id
id_pessoa

-CLIENTES
id
id_pessoa

-ENDERECOS
id
logradouro

-ENDERECOS_CLIENTES
id_cliente
id_endereco

-ENDERECOS_FORNECEDORES
id_fornecedor
id_endereco

Enfim, esse foi apenas um exemplo, vejamos que temos a tabela clientes e fornecedores, simples assim, cada uma com todos os dados referentes.
Mas se separarmos melhor as informações o nível de complexidade, entendimento, manutenção, enfim, aumenta, por outro lado temos melhor reaproveitamento e organização.

Tudo depende, a questão quanto tempo leva, é inexistente, depende de muita coisa, não dá pra mensurar um tempo nesse tipo de tarefa.