Modelagem de dados - cardinalidade 1:1 e regra de negócio

Olá, pessoal. Estou com a seguinte dúvida: tenho 3 entidades que precisam ter um endereço (bairro, rua, numero, complemento), atualmente criei para essas três entidades uma entidade endereço com a qual elas se relacionam, sendo um relacionamento de 1:1, mas eu me pergunto se seria errado deixar esses atributos de endereços com as entidades pai e não em uma entidade a parte, levando em consideração a cardinalidade e o fato de que as entidades que precisa de endereço são imóveis “únicos”, não há outro imóvel desse tipo no mesmo município com o mesmo endereço, por isso me veio essa dúvida de deixar ou não os atributos de endereços em suas entidades pai.
Sou um aprendiz, então estou aberto a todas as criticas e/ou ajudas. Já agradeço a atenção de todos.

(Só agora reparei no “Dois meses depois…”)

A) Todas essas entidades com endereço dependem de um endereço só? Só para ter certeza.

B) Esses campos que compõem o endereço deveriam pertencer a uma entidade Endereço, inclusive com cidade e estado (e quem sabe país). Claro que se for uma aplicação para uma cidade só isso não é necessário. E a combinação desses campos deveria representar um registro único que não deve ser cadastrado em duplicata (chave composta ou constraint de unicidade). Não acho certo deixá-los na entidade que depende desse endereço, para isso você criou a entidade Endereço e atribuiu esses campos a ela.

1 curtida

Agradeço a sua atenção e resposta, mas já resolvi este assunto, deveria ter encerrado o tópico. Fiquei um tempo sem receber respostas e eu mesmo esqueci dele, como você viu, 2 meses… Eu resolvi semelhante a B, e respondendo a primeira, sim as entidades dependem de um único endereço. Peço desculpas pelo meu descuido e novamente, agradeço a atenção e resposta.

Por nada, eu que deveria ter reparado na data do tópico.