Modelagem de Sistema

7 respostas
celso.martins

É normal especificar os BOs, VOs, DAOs no diagrama de classes?

Se sim, qual o relacionamento dessas classes com suas entidades? Por exemplo, tenho Empresa e EmpresaDAO. No diagrama de classes, como seria especificada essa relação?

Como essas classes (BOs, VOs, etc) são chamadas? Utilitárias?

Obrigado!

7 Respostas

rodrigoallemand

Eu as chamaria de “Dominio”, ou Domain Model…
E elas devem aparecer sim nos seus diagramas!

Eu sempre as coloco nessa estrutura, partindo do me objeto de negocio inicial

EmpresaService solicita a criação de um repositorio a RepositoryFactory
RepositoryFactory retorna uma instancia de EmpresaDAO sobre a interface EmpresaRepository
EmpresaDAO executa métodos de acesso no BD, retornando entidades Empresa

T

porque não?

celso.martins

Porque sou cabacinho nessa história ainda. =)

Abraços!

celso.martins

rodrigoallemand:
Eu as chamaria de “Dominio”, ou Domain Model…
E elas devem aparecer sim nos seus diagramas!

Eu sempre as coloco nessa estrutura, partindo do me objeto de negocio inicial

EmpresaService solicita a criação de um repositorio a RepositoryFactory
RepositoryFactory retorna uma instancia de EmpresaDAO sobre a interface EmpresaRepository
EmpresaDAO executa métodos de acesso no BD, retornando entidades Empresa

Deixa eu tentar entender essa joça de uma vez por todas.

EmpresaService seria teu BO?

Ainda não entendi essa história de RepositoryFactory. Qual a responsabilidade dessa classe? Ela “atua” com os DAOs?

Qual seria o relacionamento entre essas classe? Associação? Composição?

O mundo doido esse. =)

Abraços!

P.S. Só vi essas respostas hoje!

celso.martins

Quando puder, dê uma olhadinha nesse modelo, por favor.

Obrigado!

L

Celso,

esse negócio de BOs, VOs e DAOs fazem parte do mundo da modelagem de faz-de-conta que só existe no Java. Dê uma estudada em algum livro que fale de modelagem em UML, repare que eles não mencionam esses patterns. E nem deveria, pois são técnicas utilizadas devido a limitações do J2EE.

Em um diagrama de alto nível, você não coloca os BOs, VOs e DAOs pois é detalhe de implementação. Mas se ainda sim você achar necessário, acredito que o relacionamento entre, por exemplo, Empresa e EmpresaDAO é de dependência (aquela seta tracejada).

celso.martins

Leonardo3001:
Celso,

esse negócio de BOs, VOs e DAOs fazem parte do mundo da modelagem de faz-de-conta que só existe no Java. Dê uma estudada em algum livro que fale de modelagem em UML, repare que eles não mencionam esses patterns. E nem deveria, pois são técnicas utilizadas devido a limitações do J2EE.

Em um diagrama de alto nível, você não coloca os BOs, VOs e DAOs pois é detalhe de implementação. Mas se ainda sim você achar necessário, acredito que o relacionamento entre, por exemplo, Empresa e EmpresaDAO é de dependência (aquela seta tracejada).

Maravilha, vou fazer isso. Não faço questão de colocar as classes no modelo, apenas gostaria de saber a melhor prática. Normalmente não coloco os DAOs (único que utilizo, por enquanto) no modelo.

Eu tenho o UML 2, Guia Rápido e Prático do Dan Pilone e Neil Pitman. Realmente nada disso é citado!

Estou de olho em um livro que vi na Saraiva, se não me engano é “Modelagem UML para Java”, ou algo do tipo.

Obrigado pelos esclarecimentos, principalmente quanto ao relacionamento!

Abraços!

Criado 1 de novembro de 2007
Ultima resposta 5 de nov. de 2007
Respostas 7
Participantes 4