Modelo da Java3d api

Oi pessoal.

Gostaria de sabr a opiniao dos programadores opengl e directx que conhecem algo da java3d api

o java3d muda muito a forma a qual a gente renderiza as cosias. Nao tem mais essa de voce manippular diretamente a stack de transformacoes, voce tem de criar uma arvore (na verdade um grafo) e ir adicionando as transformacoes nela. O java cuida de fazer a busca desde a raiz e aplicando as transformacoes na stack, e tirando quando volta um nivel.

Eu achei bem legal, mas confuso no comeco. Aidna mais porque foi uma solucao que ficou bem OO. E voces?

Muito interessante… nunca mexi com Java3D (nem 2D, só com 1D - console :D), mas vou dar uma olhada… achei bem bacana essa arquitetura :slight_smile:

eu achei muito boa a api, mas é mesmo confusa demais no começo.

Só que quando vc percorre o tutorial, vc vai rapidamente fazendo as coisas funcionarem, mesmo sem entender direito o que se passa.

Hoje em dia eu boto muito em cheque essas APIs pra desenvolvimento 3d. Isso pq a tendência é de que o hardware faça cada vez mais, e o software cada vez menos.

Aliás, o pessoal do enlightment lançou uma lib pra desenhar gráficos muito boa chamada Evas. Ia ser o máximo ter uma AWT em cima dela…

[]s

Me perguntaram (hehehe) se Evas é Java.

Não é Java não, teria que fazer um esquema parecido com a SWT. E é só pra quem roda seus programas no XServer (UNIX).

A AWT normal faz quase tudo em Java, e só usa o X pra desenhar retângulos e fontes. O X não abstrai nada pra vc.

Com a Evas, vc pode tratar tudo como se fosse RGBA, e ele faz a aceleração de hardware sozinho.

http://www.enlightenment.org/pages/evas.html

[]s!!