Gostaria de sabr a opiniao dos programadores opengl e directx que conhecem algo da java3d api
o java3d muda muito a forma a qual a gente renderiza as cosias. Nao tem mais essa de voce manippular diretamente a stack de transformacoes, voce tem de criar uma arvore (na verdade um grafo) e ir adicionando as transformacoes nela. O java cuida de fazer a busca desde a raiz e aplicando as transformacoes na stack, e tirando quando volta um nivel.
Eu achei bem legal, mas confuso no comeco. Aidna mais porque foi uma solucao que ficou bem OO. E voces?
eu achei muito boa a api, mas é mesmo confusa demais no começo.
Só que quando vc percorre o tutorial, vc vai rapidamente fazendo as coisas funcionarem, mesmo sem entender direito o que se passa.
Hoje em dia eu boto muito em cheque essas APIs pra desenvolvimento 3d. Isso pq a tendência é de que o hardware faça cada vez mais, e o software cada vez menos.
Aliás, o pessoal do enlightment lançou uma lib pra desenhar gráficos muito boa chamada Evas. Ia ser o máximo ter uma AWT em cima dela…