[quote=sergiotaborda][quote=Marcelo Magalh?s][quote=sergiotaborda][quote=Marcelo Magalh?s][quote=sergiotaborda][quote=Marcelo Magalh?s]Caro amigos,
Estou desenvolvendo um sistema contábil para utilizar na minha empresa e na de alguns colegas (sou técnico em contabilidade e também engenheiro de software, além de outras coisas...rsrsr). Com base nas nova lei 11.941/2009 e outras, montei um modelo de classe para a estrutura de contas e lançamentos contábeis (em anexo). Contudo estou com dúvidas no seguinte. Até o nivel que o modelo está feito é obrigatório e denominado pelos nomes que lá estão, contudo para "abaixo" deste nível, ou seja, as instâncias podem ser contas direto ou outros niveis.
Por exemplo. Pegando na estrutura Patrimonial->Ativo->AtivoCirculante podemos criar um outro níves tipo Conta Corrente e "abaixo" criar as inúmeras contas bancárias que uma empresa usa. Ou, simplesmente criar uma conta bancária direta, no caso de uma empresa ter somente uma conta. Isso é só um exemplo, não se atenham muito a "parte contábil" da coisa. A minha dúvida é como modelar esta possbilidade de criar contas ou outros níveis. Pensei em composite, mas no caso a composição de componentes não precisa ser "enxergada" como um componente, que é o que o padrão composite determina... estou certo? Qual a melhor forma de modelar isso?
[/quote]
A melhor forma é com uma estrutura de arvore , ou seja, Composite Pattern como vc bem identificou. A classe Account é uma classe composta por outras Accout. O Plano de Contas é a raiz de toda a arvore. As contas do ultimo nivel (aquelas onde realmente ha lançamentos ) são folhas da arvore e se ligam a outras classes ( por exemplo, Lançamento). As outras contas são ramos e apenas agrupam as contas filhas.
cuidado que este padrão não é muito SGDB friendly. pesquise sobre instruções de select em arvore do seu banco ou crie uma estrutura que permita consulta a arvore em qualquer nivel. [/quote]
Caro Sergio,