Modelo Dominio com Annotations?

Imagine um modelo de dominio qualquer, com seus respectivos códigos de negocios. Sao POJOS puros, desacoplados do banco de dados e reutilizaveis. Agora imagina que vc precisa que essa aplicacao seja distribuida, usando EJB 3. Vc precisa persistir os dados no banco, usando a recente JPA, que usa annotations.

Pergunta: dessa forma, eu nao estaria violando meu modelo de dominio, pois alem de poluir os POJOS com a annotations, tmb é possível escrever consultas usando a JPA??! Veja o trecho de codigo abaixo, retirado de um artigo da JavaMagazine 39, só pra mostrar o quanto annotations podem poluir:

....
@Entity
@NamedQueries( { @NamedQuery(name = "Reserva.listarPorPeriodo", 
		                     query = "SELECT r FROM Reserva r WHERE " +
		                     		"r.inicio >= :inicio AND r.fim <= :fim"),

@NamedQuery(name = "Reserva.ultima", 
                             query = "SELECT r FROM Reserva r WHERE r.codigo = " +
             				         "(SELECT MAX(r1.codigo) FROM Reserva r1)")                     	        	         	 		                     			
			   }
)
public class Reserva {
	@Id
	@Column(name = "CD_RESERVA")
	@GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
	private Integer codigo;

@ManyToOne
	@JoinColumn(name = "CD_CLIENTE", nullable = false)
	private Cliente cliente;

@ManyToOne
	@JoinColumn(name = "DS_PLACA", nullable = false)
	private Veiculo veiculo;

@Column(name = "DT_INICIO", nullable = false)
	@Temporal(TemporalType.DATE)
	private Date inicio;

@Column(name = "DT_FIM", nullable = false)
	@Temporal(TemporalType.DATE)
	private Date fim;

// gets, sets
	// possiveis metodos de negocios...
}

Na minha opiniao, isso nao está certo. O ideal seria manter os POJOS sem esse tipo de codigo.

Isso ai de cima nem parece um POJO. O que acham ??!
Obrigado pela ajuda.

Olá agostinho ,

[quote]
Na minha opiniao, isso nao está certo. O ideal seria manter os POJOS sem esse tipo de codigo.

Isso ai de cima nem parece um POJO. O que acham ??!
Obrigado pela ajuda.[/quote]
Digamos que o código acima não ficou perfumado o suficiente, observe que a intenção dos autores “André Dantas e Sérgio Oliveira” foi mostrar a Persistencia no Java EE5 ou melhor a “JPA” (suporta POJOs e annotations) usando Toplink Essentials em nenhum momento foi discutido “Modelo de Dominio” que é um conceito muito interessante ou Injeção de Dependência (ID) , e sim como os próprios autores escreveram no escopo do artigo.:
" Na JPA os objetos persistentes são denominados entidades(entities).Uma entidade é um objeto simples(POJO), que representa um conjunto de dados persistido no banco."
Para uma discussão mais “crítica” seria interessante vc. primeiro efetuar uma leitura da revista Mundo Java nums.:

• 14 ==> “A evolução da arquitetura Enterprise JavaBeans” - de: Givanildo Santana.
    -15 ==> “Arquitetura de Camadas em Java EE” - de:
    Phillip Calçado.
    -17 ==> " Desenvolvendo Sistemas OO com Padrões de Negócios" de:
    Phillip Calçado.

• 20 ==> " Enterprise Java Beans 3.0" de:
    Nico Steppat e Paulo Silveira.

E é até interessante notar na edição num 17 a seguinte observação do Phillip.:
    " POJO… não é uma definição rígida, mas indica classes que não implementam interfaces, ou extendem classes de um framework especifico…" .

Alguns exemplos interessantes.:
    http://cwiki.apache.org/S2WIKI/struts-2-spring-jpa-ajax.html

Exemplo JPA - Java Persistence API
http://www.furutani.eti.br/

sds
William Silva.

Oi William,

Eu li todos os artigos citados da Mundo Java. E nao to querendo criticar o artigo da java magazine, eu sei que era um exemplo simples apenas para demonstrar o uso da JPA, sem se preocupar com mais nada.

Mas com essa onda de annotations em tudo quanto é lugar, fica complicado deixar os POJOS puros.

Imagina vc ter uma complexa regra de negocios e ainda por cima mapear a camada de persistencia junto, misturando…nao gosto muito dessa ideia,

eu acho que devia existir uma separacao, mas tmb alguém pode dizer que fazendo com annotations, o codigo de mapeamento se torna mais “transparente”…

valeu.

[quote=agostinho]Oi William,

Eu li todos os artigos citados da Mundo Java. E nao to querendo criticar o artigo da java magazine, eu sei que era um exemplo simples apenas para demonstrar o uso da JPA, sem se preocupar com mais nada.

Mas com essa onda de annotations em tudo quanto é lugar, fica complicado deixar os POJOS puros.

Imagina vc ter uma complexa regra de negocios e ainda por cima mapear a camada de persistencia junto, misturando…nao gosto muito dessa ideia,

eu acho que devia existir uma separacao, mas tmb alguém pode dizer que fazendo com annotations, o codigo de mapeamento se torna mais “transparente”…

valeu.

[/quote]

Eu acho que voce esta procurando pêlo em ovo… anntations sao apenas comentarios em uma classe… se voce se encomoda tanto utilize um descritor XML separado ( que sinceramente eu acho que eh retroceder no tempo… ) EJB3 suporta XML no estilo antigo.

Agostinho,

Eu vejo as regras de negócios  dentro de um "Modelo de Dominio" e a camada de persistência nem irá saber que tal modelo existe para isso tenho liberdade de usar JPA,Hibernate etc.
   Sou meio redundante quando cito os artigos do PCalçado e alguns outros  desenvolvedores que tomo como exemplo porquê o conceito correto está ali, não que seja uma verdade absoluta e eles sabem disso, mais o modelo é  colocado para discussão e análise em exemplos reais sem fantasias.

Oi William,

Tmb tenho o “Shoes” como referencia. Os artigos deles sao muito bons.

Em relacao a usar annotations, eu estou encarando como se fosse uma maneira transparente de mapeamento para a camada de persistencia.

E pelo que andei lendo, o proximo padrao vai ser JPA, ne?! Entao…vamos la… :-o

Anotações não são comentários, são meta-dados e como tal devem ser tratados com a mesma seriedade que código.

Existe uma séria divergncia entre utilizar meta-dados em classes de domínio ou não. Na minha opinião meta-dados não são problema ser você os utiliza para descrever associações entre objetos, até mesmo IoC. O problema é quando você começa a colocar configuração e outros dados que dizem respeito apenas ao ambiente de execução ou framework e devem estar ocultos e encapsulados, não expostos aos objetos de negócio que só se preocupam com as tais regras de negócio.

A grande questão que acho em relação a isso é que enchemos o pojo com semânticas de um framework específico… isso acho ruim.

Se temos somente o pojo, sem anotações, poderemos utilizá-los em outro framework de persistência, sem problemas. Com anotações também poderemos, mas os pojos ficam poluídos.

Cria-se, assim, um certo nível de dependência que não acho muito interessante… estamos amarrando, até certo ponto, o pojo a um framework específico.

Bem, tudo com moderação fica legal. Não acho que as anotações do JPA poluam o código.

Mas, declarar NamedQuerys em pojos é horrível, eu jamais usaria isso. Prefiro deixar no código de cada método do meu DAO mesmo, a ter 50 linhas de anotações para as consultas.

Na minha humilde opinião, o problema não é usar meta-dados no código, se este é relativo a regra de negócios.
Agora se vc olhar por uma visão “puritana”, colocar nomes de tabelas, campos e selects no meu das annotations é que fica estranho.
Mas como disseum de nossos colegas, quem se encomoda com isso use o XML, (eu ainda prefiro).