Olá pessoal,
Posso tirar algumas duvidas e algumas criticas? Sou novo na orientação a objetos, contudo já sou desenvolvedor há mais de 10 anos em outras linguagens.
Montei este modelo para conexão com o banco de dados. A idéia é utilizar padrão SQL ANSI de forma que eu faça o desenvolvimento em um banco (MySQL por exemplo) e alterando um único parâmetro em uma classe de configuração seja utilizado outro (Oracle por exemplo).

A principal é a classe ?conexao", que deve ser instanciada nos DAOs, através dos seus métodos.
ServidorSQL é uma classe abstrata, herdada e por SrvMySQL e SrvMySqlServer. Estas ultimas devem implementar os métodos abre, fecha, seleciona e executa.
De acordo com o atributo ?tipoServidor? do objeto BancoDeDados, um atributo de conexão, a classe ?conexao? decide qual dos objetos (SrvMySQL / SrvMySqlServer) deve instanciar e utilizar.
Este modelo me parece funcional, mas estou com duvidas se criei a melhor solução utilizando a orientação a objetos, ou então se eu ainda posso fazer melhor.
Obrigado!
Eu já tentei fazer algo desse tipo há um tempão atrás, mas não foi nada muito sofisticado. Foi na munheca mesmo.
O que eu vejo de problemas nesse tipo de situação é o seguinte:
Pool de conexões:
Se a sua necessidade é criar um código simples que apenas alterne entre banco de testes e banco de produção, dependendo de onde a aplicação estiver rodando, não há muitos problemas. Agora, se a sua intenção é acessar vários bancos em uma mesma “instância” da sua aplicação, seria ideal que você refizesse essa modelagem considerando um pool de conexão pra cada banco. Pelo que eu vejo dos métodos na sua modelagem isso não foi considerado (abre, fecha, conecta, desconecta…). Obviamente isso vai aumentar o grau de complexidade do modelo, mas acho que nada colossal. Acho que o problema aqui seria o consumo de memória da aplicação que cresceria bastante.
SQL Ansi: