Modelos de negócios

Muitos citam vender “treinamentos” e outras coisas como forma de sustentar uma empresa opensource. Mas como é possível ter tempo para desenvolver o seu software se você gastará o dia inteiro tentando garantir dinheiro de outra forma?

A maioria dos projetos opensource são pequenos e contam com apenas um desenvolvedor. Colocar um software gratuitamente na internet não garante que milhares de pessoas virão ajudá-lo e tampouco que essas pessoas estarão interessadas em desenvolver aquilo que seu negócio precisa.

Então qual é a vantagem?

Simples, é a melhor forma de vc fazer auto-propaganda e divulgar sua capacidade. Se você, mesmo sozinho, for capaz de realizar algo que normalmente uma empresa privada faz, de duas uma. Ou a empresa te contrata e paga um salário da sua conveniência, ou, depois de bem difundido e consolidado você cobra sobre ele. Imagine que tenha uns 2000 usuário, o que pode ser até muito pouco dependendo do aplicativo. Cobre uma licença anul de uns 39,99. No final das contas, tudo é trial…, é apenas uma questão de tempo.

Uma empresa grande teria muito mais recursos para desenvolver o aplicativo muito além do original, significando que é uma questão de tempo até que você perca seus clientes. É por isso que corporações adoram opensource, porque nenhuma empresa pequena tem condições de competir de frente com elas.

Você diz que o OpenSource pode ser uma forma de dumping?

Eu mesmo não vejo muito porque uma grande empresa desenvolveria um game open source. Desses de prateleira, sem muito espaço para banners e propagandas no meio do jogo. Como um jogo de plataforma, no estilo super mario, onde também assume-se que o usuário não precisará de treinamento, cursos, etc…

poutz qtos topicos mais sem pé nem cabeça!

se nao for o próprio o tal de Duran ta fazendo escola aqui no GUJ…

Vendo os topicos desse kra deu pra ver que varios sao trancados…

Participo de um forum de carros onde membros assim recebem advertencias, suspensoes e ate banimento, coisas que nao vejo no GUJ…

fica ai minha sugestao

Nao é só isso que traz dinheiro. Alfresco é um exemplo de openSource nisso.

Os caras cobram 15 mil dolares a licença por processador anualmente, o treinamento é 5 mil reais cada um (acho q sao 3). Eles dão o código fonte, mas tem um detalhe: removem toda a documentacao, e os patches, etc, só nas versões pagas.

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[quote=AUser]Nao é só isso que traz dinheiro. Alfresco é um exemplo de openSource nisso.

Os caras cobram 15 mil dolares a licença por processador anualmente, o treinamento é 5 mil reais cada um (acho q sao 3). Eles dão o código fonte, mas tem um detalhe: removem toda a documentacao, e os patches, etc, só nas versões pagas.
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Mas isso não impede que usem o código em outros lugares. Uma empresa competidora pode comprá-lo apenas para estudar o código e ver como ele funciona.

[quote=FabricioWithTears]poutz qtos topicos mais sem pé nem cabeça!

se nao for o próprio o tal de Duran ta fazendo escola aqui no GUJ…

Vendo os topicos desse kra deu pra ver que varios sao trancados…

Participo de um forum de carros onde membros assim recebem advertencias, suspensoes e ate banimento, coisas que nao vejo no GUJ…

fica ai minha sugestao[/quote]

Tá nervosinha. Toma maracujina.

Veja como exemplo o Jogo Perfect World. Gratuitamente disponibilizado pela Beijing.

Dentro do jogo, existem itens que não são gratuitos. Mais ou menos como a tal “licença avançada” que muitos softwares open source tem. Pois bem, a média de gasto com o jogo nos EUA, é de míseros 90 dólares mensais por jogador. Simplesmente 7 vezes o que se paga pelo World of Warcraft.

Agora, o fato de ser gratuito impulsiona um dos principais pontos de um MMO: Criar uma base sólida de jogadores atuantes. Muitos usuários não arriscariam sair do WOW e testar algo novo, sem esse incentivo. E um jogo “grátis” sempre soara mais atraente do que um pago.

Você diz que o OpenSource pode ser uma forma de dumping?

Eu mesmo não vejo muito porque uma grande empresa desenvolveria um game open source. Desses de prateleira, sem muito espaço para banners e propagandas no meio do jogo. Como um jogo de plataforma, no estilo super mario, onde também assume-se que o usuário não precisará de treinamento, cursos, etc…[/quote]

Sim, é uma forma de dumping. Se alguém já desenvolveu o jogo em opensource é porque já desenvolveram, não “desenvolveria”. E nesse caso competidores com muito mais dinheiro pode usar esse código para produzir jogos maiores e com maior marketing. E nesse caso o mercado estaria cheio de competidores e a empresa pequena falida.

Olha o opensource, na verdade, é a salvação da nau. Imagine hoje tudo concentrado na mão de poucas empresas, imagine se tudo fosse windows, imagine se tudo fosse Oracle. Garanto que não haveria espaço sequer para 1/10 dos desenvolvedores hoje existentes. Opensource é a forma que você tem de lançar algo no mercado. Experimente lançar um novo OS e cobrar por ele. O próprio GOOGLE CHROME, ou sei lá como escreve isso, se fosse pago você baixaria ele, nem que a licença fosse de um mês. Dessa forma ele é disponibilizado nas atuais versões gratuitamente, até que ele faça parte do mercado. Muitas empresas estão tb por trás das tecnologias opensource, não para ganhar dinheiro, mas para não perder com o monopólio de outras. Sacou ! Fim ! :wink:

Mas, só existe a exigência do chrome ser gratuito, é só pq existem outros navegadores também gratuitos. E nesse, ponto, entendo o ponto de vista do Thiago.

Se todos cobrassem pelo seu produto, você provavelmente poderia fazer um browser caseiro, e cobrar mais barato, correto? Nesse caso, você está sendo obrigado a financiar todo o investimento a fundo perdido, só porque não pode cobrar no canal da venda, já que grandes, importantes e renomadas empresas não só não cobram também, como tem um marketing forte sobre seu produto.

E isso te impossibilitará até de amortizar parte do prejuízo, caso seu software falhe. E isso, realmente, pode ser bastante assustador para uma empresa que não possa financiar esse prejuíso, como a google faria caso o Chrome fosse um grande fiasco.

Lembrem, a guerra dos BROWSERs. Não é só diretamente pelo dinheiro, mas principalmente pela compatibilidade dos aplicativos. O próprio IE6 fere muitos dos padrões estabelecidos na W3C, onde a melhor correção do IE6 é sua atualização para o IE7. Imaginem como ficariam as demais tecnologias não Microsoft sem para web sem a pressão de outros navegadores se adequando…

[quote=Thiagosc]Muitos citam vender “treinamentos” e outras coisas como forma de sustentar uma empresa opensource. Mas como é possível ter tempo para desenvolver o seu software se você gastará o dia inteiro tentando garantir dinheiro de outra forma?

A maioria dos projetos opensource são pequenos e contam com apenas um desenvolvedor. Colocar um software gratuitamente na internet não garante que milhares de pessoas virão ajudá-lo e tampouco que essas pessoas estarão interessadas em desenvolver aquilo que seu negócio precisa.

Então qual é a vantagem?[/quote]

A vantagem é muito mais filosófica do que outra coisa. O grande engano, no entanto, é pensar que open source é desvantagem como modelo de negócio. Como disse num outro tópico, a SpringSource, empresa por trás do framework Spring, é um ótimo exemplo de um modelo de negócios com open source que funciona. Eles tem gente sendo paga pra desenvolver e para dar consultoria e treinamento. Os serviços deles são caríssimos porque eles são os maiores especialistas no framework que é amplamente utilizado na comunidade Java. E o código é open source.

Qual a vantagem? Apesar de muito esforço ser colocado no software, o que eles vendem é conhecimento. Alguém pode estudar o código e tentar ganhar dinheiro com ele? Óbvio. A diferença é que neste caso quem é bom se garante…

Concordo com s4nchez.
Muitos acham que programação é escrever uma linha depois da outra, muitas vezes funciona, porém o modelo fica um nojo. O próprio modelo orientado a objetos bem como os padrões de modelagem são bastante complexos. Aprender sintaxe é uma coisa, da até para tirar certificação só com isso. Fazer um aplicativo dentro de um modelo escalável e de fácil manutenção, aí camarada, só com muito conhecimento, mas muito mesmo. Acredito que sua revolta reside no fato de que muitas tecnologias open-source superam as pagas, e que, de alguma forma, alguém esteja deixando de lucrar com isso. É como o s4nchez disse. Vende-se o conhecimento, e ele custa caro. Uma analogia: porque celular hoje dependendo da operadora sai até de graça. Reclame deles também, que estão deixando na sua teoria de lucrar.

[quote=s4nchez]Qual a vantagem? Apesar de muito esforço ser colocado no software, o que eles vendem é conhecimento. Alguém pode estudar o código e tentar ganhar dinheiro com ele? Óbvio. A diferença é que neste caso quem é bom se garante…
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Que tal licenciar o software e vender o conhecimento? Empresas como a Microsoft entre outras tem contratos de suporte e serviços de consultoria. Ambos não são mutualmente exclusivos.

A verdade é que por mais que tentem compensar de outras formas, desenvolver um software custa dinheiro e por isso deve ser cobrado. E além de não cobrar, você dá o código. É pedir para alguém construir um negócio muito mais lucrativo que o seu, pois com dinheiro para investir em marketing qualquer Zé pode “revolucionar” alguma coisa com o seu trabalho.

No exemplo do Spring acredito que o modelo de negócio atual é muito mais rentável do que se eles tivessem uma solução fechada. Licenciar software é difícil, e construir uma comunidade que alavanque o seu uso é muito mais fácil com algo open source. Note que tudo isso é uma decisão de negócio, baseada no mercado, como qualquer outra empresa.

Concordo que o software tem que ser trazer dinheiro para quem o criou. Só reforço que, independente do esforço necessário pra criar uma solução, o real valor não deve estar nas linhas de código, e sim na cabeça de quem programou. Ou seja, faça algo inovador e dificilmente você terá o risco de alguém usar seu código para ganhar mais dinheiro que você. Pelo contrário, o mais provável é que interessados em lucrar com a solução te procurem para investir ou buscar ajuda para poderem ganhar algum dinheiro também.

[quote=s4nchez]
Concordo que o software tem que ser trazer dinheiro para quem o criou. Só reforço que, independente do esforço necessário pra criar uma solução, o real valor não deve estar nas linhas de código, e sim na cabeça de quem programou. Ou seja, faça algo inovador e dificilmente você terá o risco de alguém usar seu código para ganhar mais dinheiro que você. Pelo contrário, o mais provável é que interessados em lucrar com a solução te procurem para investir ou buscar ajuda para poderem ganhar algum dinheiro também.[/quote]

Acho que é exatamente o contrário. Algo inovador atraíria a atenção de pessoas com dinheiro em explorá-lo. Algo comum pode até criar uma certa comunidade, mas o risco é menor.

Aí é que está, se alguém tem dinheiro para investir na sua idéia, explorá-la é muito mais interessante se puder contar com o seu conhecimento, concorda?

Eu não entendo esta preocupação toda com “roubar o código”. Se o principal valor do seu software está nas horas de programação investidas e não na inovação, é bem provável que você vá sofrer no mercado de qualquer jeito…

Vc já ouvi falar em equipe ?

Suponho que vc entenda que lá porque o software é opensource não significa que a empresa é filantrópica.
Se vc não entende isso, toda a discussão é futil.

A empresa ganha dinheiro. com esse dinheiro ela paga salários. Do mesmo jeito que qualquer outra. Salários são pagos a desenvolvedores, ou marketing, ou instrutores, ou a qualquer um que faça a empresa ter retorno sobre o investimento.

Projetos têm que obdecer às forças do triangulo de projeto. No caso de opensource fixa-se uma qualidade e um custo (zero). logo o prazo para completar é aberto e depende do escopo do projeto em questão. É por isso que tradicionalmente projetos opensource só são versão 1 quando atingem todos os objetivos previsto no inicio do projeto. Porque demora a alcançar.

Projetos tradicionais de codigo fechado obdecem ao mesmo triangulo, mas outros fatores são fixos. Por exemplo custo. Se o custo é fixo (vc tem Y reais para gastar e não mais) vindo de um dinheiro de investimento , e a qualidade é fixa, o prazo continua variável. Igualzinho ao projeto opensource. Só que o dinheiro so pode suportar o projeto durante um certo tempo, logo o prazo é fixado atificialmente. Portanto, na realidade é a qualidade que sofre ( opção gamb) ou o escopo é muito bem estudado (opção correta)