tem jeito de eu modificar apenas uma célula do Vector:
por exemplo eu tenho o objeto pessoa.
os atributos: cabelo, cor e peso.
e eu quero setar apenas o peso.
o que eu devo fazer???
[quote=“Heero”]vc diz então pra eu cliar o metodo:
public void setcab(String cab)
{
this.cab = cab;
}
tah certo o codigo?
tem q ter o set antes? por q?
[/quote]
Se vc fizer os setXxx, vc pode mudar propriedades especificas… Da maneira como vc fez originalmente, teria que ficar recriando o objeto toda vez, o que nao eh legal.
Soh seria mais “interessante” se voce somente fosse fazer uma unica alteracao. Se vc fosse alterar a cor e o cabelo, nao vale a pena ficar dando o elementAt() toda vez, ja que vc estaria fazendo buscas desnecessarias no vector.
Nao ha motivo para voce recriar a instancia toda vez por simplesmente nao fazer sentido, nao haver necessidade para tal. Voce estaria “agredindo” o sistema ao fazer isso. Voce reconstruiria uma casa inteira sempre que precisasse repintar ou mudar alguma porta?
[quote=“Heero”]
sempre tem q vir setXxx (onde Xxx eh alguma coisa), tem sempre q colocar setAlgumaCoisa, por q? por q não mudarXxx? anh?[/quote]
Obrigado mesmo!!!
valeu por tá me explicando!!!
legal sua explicação!
consegui compreender!
vou ler sobre o javabeans tbm!
tenho outra dúvida…
referente a testar se o Vector está vazio.
por q quando eu denomino o tipo e instancio:
Vector vectPessoa = new Vector();
não funciona o teste(pra testar se eh vazio) ou funciona eu q to fazendo errado:
Obrigado Rafael vc eh um bom mestre! Valeu tbm TedLoprao!!!
tem coisas que eu por exemplo, acredito tbm que muitos vão fazendo e não percebem os detalhes, pois estes saõ muito importantes, e agora eu to atentando bastante para os detalhes…
eu já li alguma coisa sobre ArrayList, mas nunca pus em prática, por que é mais interessante trabalhar com arrayList (além de ser mais rápida, isso com certeza já eh um ponto ótimo)? quais a diferenças sobre Vector? eh possivel eu interagir com o meu objeto Pessoa (visto acima) do mesmo esquema que Vector?
ArrayList eh uma “evolucao” de Vector, assim como HashMap eh uma evolucao de Hashtable.
Vector e Hashtable sao da primeira versao do Java. A partir do Java 1.2 foi introduzido o “framework Collections”, que eh um set de interfaces e classes para manipulacao de listas, maps e afins.
De uma boa estudada em
valeu! não sabia de nada disso!
o java eh muito poderoso!!!
dei uma passada de olho, o tutorial eh muito grande vou ler com mais calma
me adianta soh uns itens pra ver se compensa passar minha aplicação pra arrayList, coisa básica, se possivel…
1-no ArrayList eu posso trabalhar no mesmo esquema do Vector, por exemplo interagir com a classe pessoa que eu tenho abaixo?
2-ele trabalha com celulas? tipo no Vector tinha cabelo, cor e peso, minha celula 0 por exemplo podia ser vermelho, preto, 60 minha celula 1 poderia ser azul, marrom,65 e por ai vai…, no ArrayList funcionaria da mesma maneira celula 0 poderia ser vermelho, preto, 60 minha celula 1 poderia ser azul, marrom,65 e por ai vai, assim?
andei dando uma lida e resolvi brincar de ArrayList
fiz um exemplo basico:
public class Teste
{
ArrayList numero = new ArrayList();
public Teste()
{
numero.add(1);
}
....
tenho duas dúvidas:
é interessante eu tá instanciando um atributo como global --> "quando necessario"na hora que eu defino o tipo(eu soh programa assim, no exemplo tah assim), ou dentro do construtor ou dentro do metodo qeu eu vou usar ele ou tanto faz??? por q?
2- por q não aceita inteiro? como que eu faço pra por inteiro? interessante q aceita string…, e entrei na documentação e vi q tem q passar como parametro object, mas como q eu passo inteiro?
continuo voltando a mexer com ArrayList…
como que eu faço pra uma variavel int:
int teste;
receber um valor objeto de ArrayList???
pois o arraylist contém soh objetos certo? como q eu faço pra
uma variável inteira receber o conteudo na posição (0)??