como mudar fazer para modificar o codigo gerado pelo netbeans.
ele não deixa eu modificar uma letra do que ele gera.
Obs.: Esse netbeans é uma bela porcaria!!!
como mudar fazer para modificar o codigo gerado pelo netbeans.
ele não deixa eu modificar uma letra do que ele gera.
Obs.: Esse netbeans é uma bela porcaria!!!
Amigo a solução q conheço é alterar no proprio arquivo, abrindo ele com outro editor, mais cuidado dependendo a mudança o netbeans nao aceita mais o arquivo heheeh
Obs.: Esse netbeans é uma bela porcaria!!!²
Sinceramente, a ferramenta depende muito do usuario. Primeiro, sempre tem como alterar o código. NetBeans é uma bela ferramenta, que na minha opnião é melhor do que o Eclispe. Você deve evitar ao máximo alterar o código gerado automaticamente. Com certeza esta IDE lhe oferece o recurso de alterar o que vc quer simplesmente olhando as propriedades da dela no modo editor gráfico. Já que vc se interessa muito em fazer tudo na mão, tente fazer uma tela simples em C/C++. Te garanto que vc vai idolatrar as IDEs que geram código automatico pra vc!
O código do NetBeans não foi feito para ser modificado. Em vez disso, você precisa entrar nas propriedades do componente, e modificar algumas coisas (como o código de criação do componente, ou outras coisas).
Uma vez que você se acostuma com isso, vai descobrir duas coisas:
Blz, cara.
então diga onde muda?, é isso que eu quero saber.
O que vc quer mudar?
Clique sobre um componente e peça as propriedades dele.
Há um monte de eventos (pré-criação, pós-criação, pré-declaração etc.); faça o seguinte para saber o que ele realmente faz: cadastre um código bem simples (um comentário, por exemplo), e veja onde é que ele vai parar no código gerado pelo NetBeans.
Foi assim que eu fiz para aprender como é que era possível “modificar” o código.
Não estou com um NetBeans instalado aqui na minha máquina agora (ela vai pro “format/reinstall”, de qualquer maneira), mas é mais ou menos assim que se faz. Se precisar de um manual do NetBeans, dê uma olhada no site (acho que wiki.netbeans.org ), lá tem um monte de dicas.
Minha tabela, quero criar um DefaultTableModel
para atualizar a tabela
Esse topico deveria está em JAVA Básico.
Bom, vá no objeto JTable e clique com o botão direito clique em propriedades. Na janela aberta procure por model, então na combo box que aparece em cima selecione Custom Code e na caixa de texto digite new DefaultTableModel(). Pronto, nem doeu procurar no google. Agora uma dica, antes de falar mal de qualquer coisa aprenda sobre ela.
já vi um lance que o cara clica no botão direito ou alguma modificação de preferência que possibilita isto. no momento não me lembro.
Com direito a imagens :
Já que o “netbeans é uma porcaria” usa um editor de texto normal tipo notepad
Discordo. Esse tópico deveria estar no fórum de Ferramentas, Frameworks e Utilitários. O problema dele não é o Java, mas o Netbeans.
Eu também acho rude falar que o Netbeans é uma porcaria. Ele tem muitos recursos legais. Dentre os que mais gosto está o profiler. Já me salvou a pele e é o tipo de recurso realmente útil.
Aliás, no C++ também dá para gerar telas de maneira visual, desde antes do Java sequer existir. Em 1995 surgiu o C++ Builder, com um editor gráfico poderoso, rápido e com vários conceitos interessantíssimos. O Visual C++, da MS, também permite edição gráfica de telas, usando a MFC ou o Windows Forms.
Se quer uma alternativa free, use o wxSmith e o Code::Blocks e gere aplicações multi-plataforma de maneira visual usando a wxWidgets.
Talvez você pudesse seguir sua própria dica e aprender um pouco mais sobre C++ antes de falar dele.
É possível desenvolver coisas no braço usando Java também. Basta trocar o Netbeans pelo notepad.
Discordo. Esse tópico deveria estar no fórum de Ferramentas, Frameworks e Utilitários. O problema dele não é o Java, mas o Netbeans.
Eu também acho rude falar que o Netbeans é uma porcaria. Ele tem muitos recursos legais. Dentre os que mais gosto está o profiler. Já me salvou a pele e é o tipo de recurso realmente útil.
Aliás, no C++ também dá para gerar telas de maneira visual, desde antes do Java sequer existir. Em 1995 surgiu o C++ Builder, com um editor gráfico poderoso, rápido e com vários conceitos interessantíssimos. O Visual C++, da MS, também permite edição gráfica de telas, usando a MFC ou o Windows Forms.
Se quer uma alternativa free, use o wxSmith e o Code::Blocks e gere aplicações multi-plataforma de maneira visual usando a wxWidgets.
Talvez você pudesse seguir sua própria dica e aprender um pouco mais sobre C++ antes de falar dele.
É possível desenvolver coisas no braço usando Java também. Basta trocar o Netbeans pelo notepad. [/quote]
É mesmo? Que tal me ensinar um pouco e me fazer uma janela simples escrito no meio HelloWorld? É incomparável a facilidade de fazer tela no Java mesmo na unha, do que no C++. Esse tais recursos multi plataforma nunca foram muito bem visto, aliais, já que são tão poderosos e bons pq não me diz uma empresa que faça uso dele? Até onde sei, C/C++ mesmo com todas as “super ferramentas” de fazer tela ainda tem que se preocupar com a memoria, tb conheço o boost que abstrai uma boa gama de acessos, mas uma hora ou outra vc tem que se preocupar com isso. Em suma, me ensine, por favor um pouquinho de Java e C/C++ colocando um código comparativo de janalas com simples atividades.
nossa… q absurdo!!!
vai programar em basic meu filho!!!
É possível desenvolver coisas no braço usando Java também. Basta trocar o Netbeans pelo notepad. [/quote]
É mesmo? Que tal me ensinar um pouco e me fazer uma janela simples escrito no meio HelloWorld? É incomparável a facilidade de fazer tela no Java mesmo na unha, do que no C++. Esse tais recursos multi plataforma nunca foram muito bem visto, aliais, já que são tão poderosos e bons pq não me diz uma empresa que faça uso dele? Até onde sei, C/C++ mesmo com todas as “super ferramentas” de fazer tela ainda tem que se preocupar com a memoria, tb conheço o boost que abstrai uma boa gama de acessos, mas uma hora ou outra vc tem que se preocupar com isso. Em suma, me ensine, por favor um pouquinho de Java e C/C++ colocando um código comparativo de janalas com simples atividades.[/quote]
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
public class TelaHelloWorld extends JFrame {
public TelaHelloWorld() {
this.add(new JLabel("Hello World"));
this.setTitle("Hello World");
this.setBounds(10, 10, 250, 100);
this.setVisible(true);
}
public static void main(String[] args) {
new TelaHelloWorld();
}
}
Fiz no braço, agora mesmo em 2 minutos. Nem sequer usei o compilador, mas tá aí!
HhouHOiuhOuh!
Bom, aqui vai a explicação de como fazer uma janela escrita Hello World no meio:
Pronto. Não é necessário conhecer memória ou ponteiros. Nem escrever código. Pode-se fazer programas inteiros em Builder entrando muito pouco em detalhes desse tipo. Os componentes dele geranciam isso para você. É realmente muito fácil. Aliás, para fazer o mesmo programa usando o C++ e o Windows forms, vc segue basicamente os mesmos passos, mas instala o Visual C++ no lugar.
Você pode ver detalhes aqui: http://www.programmingjournal.com/issue3/art3/index.htm
O site mostra como colocar um edit box no meio da tela e mostrar uma message box dizendo “Você disse hello” se o cara digitar “Hello”.
É lógico que para quem não conhece a sintaxe de C++, tudo vai parecer mais complicado. Mas não é muito pior o que a IDE escreve do que o que o Netbeans põe em azul…
O Swing também não é o exemplo de coisa mais fácil do mundo de se usar. A flexibilidade dele tem um custo. Por exemplo, para se definir um tamanho máximo de TextField no C++ Builder, coloque um TextField, vá até o campo “maxLength” e defina o número máximo de caracteres. Pronto, simples.
Como se faz em Java? Bom, siga o tutorial inteiro explicando como se estende a classe Document, faça um código de no mínimo umas 20 linhas e seja feliz.
Quem disse que os recursos multi-plataforma nunca foram bem vistos?
A SDL, biblioteca de mídia por exemplo, é muitíssimo bem vista. É portável e foi usada nos jogos Worms 3D, Neverwinter Nights 1, Civilization Call To Power e em aplicativos como o WinAmp. O número de aplicativos, mesmo os de grande porte, feitos em OpenGL é enorme. Além do Code::Blocks, a wxWidgets também é usada pelas seguintes empresas: http://www.wxwidgets.org/about/users.htm . Note que empresas grandes como a AOL estão incluídas nesse pacote. O Wireshark, uma das mais bem sucedidas ferramentas de análise de protocolos, é escrita em C++, usando o GTK, que também é portável em várias plataformas.
Aliás, eu convido você a dar exemplos de software de desktop de grande porte feitos inteiramente em Java, que não são da própria Sun.
Eu concordo que o C++ é uma linguagem mais complexa do que o Java. Aliás, em momento nenhum eu discordei disso. Não tem garbage collector, o que realmente dificulta muito as coisas. Mas também existem excelentes ferramentas de desenvolvimento em C++ e já não se faz telas na unha ha muitos, muitos anos. O Netbeans também tem evoluído muito. As últimas versões são sensacionais. Os bindings (que aliás, também existem no C++ Builder desde 2000) ajudam muito, sem sombras de dúvidas. Como eu falei, adoro o profiler do Netbeans e, no geral, acho o Java mais adequado ao desenvolvimento da maior parte dos aplicativos hoje.
Mas também existem coisas que são muito mais fáceis de se fazer em C++: Escrever protocolos de rede (tente fazer isso sem tipos unsigned e sem reinterpret_cast), interagir com o sistema operacional (o que em Java vai exigir JNI), aplicações de tempo real (que são impossíveis de se fazer em Java, como diz o próprio contrato da linguagem), etc. É como diz a sua própria assinatura: tudo depende da solução.
Não cabe aqui a comparação já que são linguagens diferentes, com propósitos diferentes. É como tentar comparar uma faca de salada e uma de carne e dizer qual das duas é melhor “no geral”. Mas o fato é. Seu exemplo foi infeliz, pq vc cometeu exatamente o mesmo erro que o colega. Falou sem conhecer.
ViniGodoy não reparei se você citou ou não, mas , também pode-se usar o Glade pra fazer GUI’s em C++…
Não só C++ como em Python, Java, C, C#, Ruby, Haskell
Mais uma alternativa pra quem citou que tem que ser fazer tudo na “unha” no C++.
Aos interessados uma pequena introdução pode ser encontrada neste link:
http://www.cin.ufpe.br/~cinlug/wiki/index.php/Mantendo_A_Sanidade_Com_O_Glade
blz galera acho que o javolatra já entendeu. para contextualizar uma nova idéia ou sugestão, abram um outro tópico mais objetivo a estes aspectos.
Não citei. São tantas opções… essa eu não conhecia.