Oi,
Sou iniciante em Java, e não estou conseguindo encontrar no meu tutorial o “como fazer” uma coisa simples. Quero desenvolver um programa em modo texto, ou seja, para rodar no prompt do DOS ou no Linux (modo texto), por exemplo. Mas preciso saber como fazer o seguinte:
limpar a tela;
posicionar o cursor num determinado ponto (linha, coluna) da tela;
System.out.println(“Isso eu já sei…”);
Alguém poderia me ajudar com os itens 1 e 2?
Agradeço antecipadamente.
é GotoXY no delphi nem eu hehehehe, ele só faz aplicações básicas em modo caracter, acho q nem a cor do texto dá pra mudar. Sei lá eu aprendi só pra conhecimento mesmo, o melhor é Pascal ou ate Qbaisc q é super simples pra programar.
Isto já está se tornando uma questão recorrente… Estou começando a achar que uma “API modo texto” realmente faz falta para a plataforma Java.
Enquanto tal “API” não vem (quem sabe o JCurses?), aqui vai um quebra-galho utilizando seqüências de escape ANSI (o pessoal daqui do fórum já deve estar irritado comigo :oops: ).
Mas já vou avisando: conforme já foi levantado em outros tópicos, o êxito no uso de seqüências ANSI depende não do seu programa, mas sim do terminal onde você o executa (ou seja, seqüências ANSI NÃO SÃO PORTÁVEIS). Num terminal Linux, as seqüências ANSI certamente vão funcionar, mas num terminal MS-DOS, é necessário habilitar o suporte a seqüências ANSI (faça uma busca no Google sobre o arquivo ANSI.SYS).
Feitos os esclarecimentos, aqui vão algumas sugestões de código utilizando seqüências ANSI.