Módulo GSM Siemens TC65 programação J2ME e comandos AT?

Procurei no forum mas não encontrei nada sobre esse assunto, apenas programação java para aparelhos celular comerciais e não para módulos celular destinados a aplicações embarcadas machine-to-machine (M2M). Gostaria de saber se alguém já trabalhou ou trabalha com programação em java J2ME para módulos celulares, como o TC65 da Siemens? Em que é necessário passar comandos AT pelo java para acessar as funcionalidades do módulo, fazer conexão GPRS, socket, etc…
Estou utilizando o Eclipse, com plugin EclipseME, driver Siemens Module Exchange Suite (MES) e Siemens Wireless Toolkit (SMTK) para TC65 Rel.2.
Estou iniciando com este dispositivo e gostaria de saber se alguém tem alguma experiência, para trocar umas idéias…

Obrigado.

Ederson,

Trabalhei com o TC65, os comandos AT servem para enviar short messages, verificar os estados dos pinos de IO e outras coisas que não cheguei a implementar. Junto com o módulo vem um manual completo de todos os comandos. A especificação dele é a IMP 2.0, e se falando de funcionalidades, tem a pilha completa TCP-IP, conexão GPRS, UDP, Socket, api de arquivo.

Mais Detalhes: http://java.sun.com/products/imp/

Estava usando o mesmo ambiente que o teu!
Mas o netbeans também tá valendo.
http://www.netbeans.org/kb/50/tutorial-tc65-odd.html
https://netbeans.org/files/documents/4/726/tc65.swf

Valeu,

Alysson Bandeira

Olá Alysson,

Legal cara, então vc já trabalhou com o TC65…
Tenho toda a documentação do módulo e do terminal, hardware description, AT command set, java user guide, etc…
Já executei uns comandos AT pelo hyperterminal, mas ainda estou com dificuldade para fazer rodar em java, a documentação java é muito sucinta, não tem muitos exemplos…
Qual operadora de celular você usou? Conseguiu fazer uma conexão GPRS legal sem muitos problemas usando o java?

Valeu, abraço.

Ederson

Ederson,

Usei a CLARO, fiz uma conexão socket usando GPRS!

Valeu,

Alysson Bandeira

cara, que bom encontrar gente que trabalha com isso…

estou usando o eclipse para desenvolver, mas ateh agora nao consegui rodar nem o hello world… conecto via hyperterminal via COM1, via modem eu nao consegui fazer funcionar ainda…

pra voces foi facil fazer funcionar ?

Olá Luisca, tudo bem?

Recentemente eu também trabalhei com o TC65. O funcionamento é bastante simples. Eu utilizei a api de conexão do JME.
O link
http://developers.sun.com/mobility/midp/articles/genericframework/
possui um bom tutorial.

Eu utilizei as operadoras Claro e Tim. E não precisei fazer nada especial, apenas colocar o cartão da operadora (com crédito :slight_smile: )
Quando você ligar o modem, ele deve ficar com o led piscando rapidamente, por cerca de 5 segundos. Após isso, o led pisca, mas com um intervalo de aproximadamente 10 segundos. E quando você abrir um socket e transferir dados, ele deve voltar a piscar rapidamente.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Atenciosamente,
Antonio.

Opa…bele? comecei a trabalhar agora com o TC65 e preciso fazer uma rotina em j2ME que leia a interface rs232 e mande para um servidor web…algum de voces ja trabalharam com algo parecido ?

Abraços

Alexandre

Estou usando o plugin Eclipse ME com o TC65 da Siemens, assim como o ederson, porém estou tendo problemas ao gerar o jar da aplicação. Quando acesso o menu J2ME e clico em “Create Package”, ele diz que o diretório target\classes não existe! Configurei o plugin de maneira que o Deployment directory seja target/deployed e o Verified output directory name seja target. Já tentei criar esse diretório e mesmo assim nada acontece. O diretório também não aparece na árvore de diretórios que aparece no Eclipse, apesar de aparecer no windows explorer.

Alguém chegou a enfrentar algum problema semelhante? A versão do plugin que estou usando é a 0.9.2, a que vem com o TC65 SDK. Já tentei atualizar para a mais nova, a 1.7.6, e tive problemas semelhantes.

Já resolvi o problema do post anterior.

Agora, gostaria de saber se alguém saberia me responder o seguinte:
O TC65 implementa a pilha TCP/IP, certo? Mas o manual dos comandos AT, na pág 316, diz que conexões que usam a rede dial-up não usam a pilha. Eu gostaria de saber, especificamente, se o comando ATD99**1#, que estabelece uma conexão com com código de serviço 99 e usando o CID 1 (Context Definition ID), usa a rede dial-up ou não. Ou seja, os dados trocados após esse comando passam pela pilha ou não?

Post duplo. Perdão.

Opa galera, vou começar a mexer com o modulo TC65 tambem, e gostei muito do tópico…
eu queria saber se seria possível eu comprar apenas o módulo ao invés do terminal com todas coenxões, e apenas soldar um cabo de RS-232 no módulo para conectar com o pc.
se alguem pudesse me ajudar, ficaria agradecido.

Opa galera, vou começar a mexer com o modulo TC65 tambem, e gostei muito do tópico…
eu queria saber se seria possível eu comprar apenas o módulo ao invés do terminal com todas coenxões, e apenas soldar um cabo de RS-232 no módulo para conectar com o pc.
se alguem pudesse me ajudar, ficaria agradecido.

java_siri,
Eu desenvolvi uma placa base para o módulo TC65. Infelizmente não é tão simples quanto vc esta pensando. É necessário criar uma fonte bem regulada e um circuito de auto-start que esta indicado no manual mas que necessita de alterações, pois os valores de componentes indicados nem sempre funcionam

abraços

Cláudio Kunde

OI ANDERSON.

GANHEI UM MÓDULO DESTE MAS ESTOU SEM PODER FAZER NADA POIS NAO CONSEGUI O DATASHEET DO 

TC 65. E VC. FALOU QUE TEM ESTAS FERRAMENTAS. TEM POSSIBILIDADE DE FORNECE-LAS.
MEU EMAIL PAULOSANTOSSS@YAHOO.COM.BR. FICO GRATO SE ME RESPONDER.
UM ABRAÇO.

boa tarde a todos.

estou começando a engatinhar no J2ME, basicamente no estudo do TC65.
gostaria de saber se alguem possue o codigo fonte dele para que eu possa estudar.

abraços

Olá a todos, estou começando a trabalhar com o modulo TC65 da siemens também, neste momento estou testando a parte de atualização do programa atraves do OTAP, pelo que percebi tem 3 modos de enviar um OTAP

1º) SJOTAP - Tive sucesso com o comando “at^sjotap”, informando os parametros certos consegui fazer o download do arquivo…

2º) SMS Texto - usando o comando “at+cmgs” não consigo atualizar, consigo mandar a mensagem mas o modulo “parece” que não entende a mensagem…

ou outro teste que fiz foi usar o mesmo comando para mandar uma mensagem de DELETE, o modulo só entendeu que era para deletar quando reiniciei ele, dessa maneira foi, seria assim o funcionamento?? fiz os mesmos passos para uma mensagem de INSTALL só que não funciona!!

at+cmgf=1
at+cmgs=NUMERO_TEL

OTAP_IMPNG\LPWD:senha\LAPPDIR\LSTART:delete\L <ctrl+z>

3º) SMS UPD - esse testei pouco, até poque o terminal que estou usando (PComm Terminal Emulator) não me deixa digitar até o final a cadeia de hexa, consegui mandar uma unica vez mas sem sucesso também.

Será que tem alguma configuração necessaria para habilitar o OTAP, ou algo que estou esquecendo e passando batido??

desde já estou muito grato com a possivel ajuda de alguem…Obrigado.
meu email pessoal para contato rodrigoma@gmail.com

PS: em pesquisa na net achei informaçõe para usar “\n” mas não estava funcionando, achei somente um site que usava “\L” quando testei funcionou…tem alguma diferença??

[quote=rodrigoma]Olá a todos, estou começando a trabalhar com o modulo TC65 da siemens também, neste momento estou testando a parte de atualização do programa atraves do OTAP, pelo que percebi tem 3 modos de enviar um OTAP

1º) SJOTAP - Tive sucesso com o comando “at^sjotap”, informando os parametros certos consegui fazer o download do arquivo…

[/quote]

olá cara, vc teve sucesso com o comando AT? eu estou com problemas nele, consigo fazer o download do JAD pelo que eu vejo, mas no JAR dá erro

at^sjotap
OK
AT^SCFG=Trace/Syslog/OTAP,1
SYSLOG ENABLED

[OTAP] GPRS connection established.
[OTAP] Try to get http://cvs.gprt.ufpe.br:8085/update/Modem.jad
[OTAP] Connected.
[OTAP] Transfer finished.
[OTAP] Try to get Modem.jar …
[OTAP] Reboot now.
[OTAP] ERROR: HTTP configuration!

isso ai eh um log do que acontece

será que dá pra me ajudar?

vlws

galera…consegui fazer funcionar o SMS no modo PDU, com a ajuda de um suporte da revendedora do modulo e com alguns pdfs explicando como monta a mensagem em PDU…

agora so falta mandar atraves de um SMS em modo TEXTO…se alguem souber???

Falow!

PS: quem quiser saber como resolvi manda mensagem q envio os aquivos q me ajudaram a resolver.

[quote=rodrigoma]galera…consegui fazer funcionar o SMS no modo PDU, com a ajuda de um suporte da revendedora do modulo e com alguns pdfs explicando como monta a mensagem em PDU…

agora so falta mandar atraves de um SMS em modo TEXTO…se alguem souber???

Falow!

PS: quem quiser saber como resolvi manda mensagem q envio os aquivos q me ajudaram a resolver.[/quote]

tas querendo saber via comando AT??? pq se for, é só tu envia AT+CMGF=1 antes de enviar a msg

[quote=Kiko]Já resolvi o problema do post anterior.

Agora, gostaria de saber se alguém saberia me responder o seguinte:
O TC65 implementa a pilha TCP/IP, certo? Mas o manual dos comandos AT, na pág 316, diz que conexões que usam a rede dial-up não usam a pilha. Eu gostaria de saber, especificamente, se o comando ATD99**1#, que estabelece uma conexão com com código de serviço 99 e usando o CID 1 (Context Definition ID), usa a rede dial-up ou não. Ou seja, os dados trocados após esse comando passam pela pilha ou não?[/quote]

opa cara, estou com um problema parecido com o do seu post anterior, como foi que tu resolvesse ele? Tu ainda se lembra?