Entaum galera to começando agora e tenho umas duvidas bem bestas… Eu to usando a interface grafica do netbeans pra criar a parte grafica… Eu tenhu um banco com algumas informações, a conexão funciona faço ateh alguns comandos prontos, pra criar tabela inserir valores, etc… Com o netbeans eu crie um JTable, com o formato que eu queria, gostaria de apos uma consulta enviar os valores encontrados para essa tabela, e o inverso tb, inserir qnd necessario os valores do JTable no banco…
Obrigado!!!
Iai maninho, tudo bem?
Dê uma olhada nessa página, em especial na parte de Table Model:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/table.html
sei que no Netbeans 6 tem um esquema tipo Delphi, para criar telas simples (ele praticamente monta a tela para você) mas não cheguei a colocar as mãos nisso ainda.
Se quer um conselho, procure entender esse esquema de Table Model antes de partir para essas soluções mais rápidas para montar Tables. Pelo menos você aprende como as coisas funcionam e se sai melhor quando precisar otimizar/personalizar algo.
Dê uma fuçada aqui no fórum que você acha bastante coisa sobre isso também.
abraços e boa sorte!
valew kra vo olha direitinho com bastante calma pq meu ingles eh um lixo…
mas entaum monta a tabela na raça eu consigo, jah vi uns exemplos e entendi mas com o netbeans montando a tabela eh um eskema completamente diferente, e pra eu montar a tabela td hora naum acho legal jah q ele faz automatico, mas c naum der tento de outro jeito…
[quote=snoop]valew kra vo olha direitinho com bastante calma pq meu ingles eh um lixo…
mas entaum monta a tabela na raça eu consigo, jah vi uns exemplos e entendi mas com o netbeans montando a tabela eh um eskema completamente diferente, e pra eu montar a tabela td hora naum acho legal jah q ele faz automatico, mas c naum der tento de outro jeito…[/quote]
Opa, beleza?
Então… você não precisa montar a tabela na mão quando usar o Netbeans, é uma boa usá-lo para posicionar a tabela no seu layout, colocar algumas propriedades.
Mas para fazer com que os dados sejam carregados, a melhor coisa é usar o Model.
Por exemplo: você coloca a Table no seu layout, dá um nome pra ela, coloca as propriedades e tals.
Depois disso, crie um método para manipular os dados dela. O que esse método pode fazer é receber um ArrayList dos dados, passar esse ArrayList para o construtor do seu TableModel, e depois passar o TableModel para a Table. O trabalho todo fica por conta do TableModel.
Se tiver muitas tabelas diferentes umas das outras, você terá um TableModel para cada uma, mas uma vez feito é um abraço.
Por isso é importante entender o conceito do TableModel.
Aqui mesmo no GUJ já postei vários exemplos de Table com TableModel.
A JavaMagazine edição 25 tem uns exemplos ótimos (foi lá que aprendi a usar o TableModel… JTable em geral).
Nesse post:
http://www.guj.com.br/posts/list/35481.java
comentei esse assunto e até coloquei um exemplo de código, com a utilização do TableModel.
Mas é como te falei… o importante é vc entender o conceito, depois q entender pode usar no Netbeans à vontade.
abraços!