Ola pessoal, um grande problema que eu e meus companheiros na empresa estamos passando é em montar um Padrão para testar nossos softwares.
Todos os demais processos estão legais, requisitos, modelagem, implementação… o que está pecando mesmo é os Testes…
Estamos tentando montar tipo um CheckList para quem for testar não ficar perdido, como anotar se esta OK os erros de portugues, o alinhamento dos campos, hints nos botoes, etc etc etc… Além de um CheckList para ver a funcionalidade do software…
a minha pergunta é se voces sabem alguma pagina, ou tem algo sobre testes, para nós podermos ter uma orientação de como montar esses checklists ou uma outra maneira efienciente de testar softwares.
Voce esta falando de testes de interface, apenas… mas nao se esqueca que isso eh soh uma parte do bolo… ainda falta definir os testes de integracao, e acredito que chegar a um padrao com eles primeiro é mais fácil:
Dê uma navegada por lá, tem alguns links interessantes para outros tipos de teste. Uma lição duramente aprendida ao longo do tempo é que, não importa quantos testes você tenha, sempre escapa um bug, e quanto mais automatizados forem seus testes, mais fácil fica cobrir essas brechas.
eu dei um exemplo de parte GUI sim, mas claro, o testo principal não é apenas a GUI, mas sim a funcionalidade da classe e etc, se por exemplo, um Cadastro de Cliente realmente esta cadastrando certo e etc…
esse JUnit eu nao conhecia, ele é um software para ajudar em testes?
minha idéia seria um checklist num papel mesmo, mas ja que existe um software… vou dar uma pesquisada nele