Montar tela com vários JTextFields dentro de uma Collection

Fala galera, estou pensando em criar uma tela genérica e montar os campos desta janela com base no banco de dados, ou seja tenho uma tabela em meu banco de dados que guardo o nome de cada objeto no sistema e seus campos, então quando chamo a janela genérica eu passo como parâmetro o nome do objeto, aí eu pesquiso no banco de dados os campos deste objeto para montar então montar os campos na janela com o componente JTextField. Para isso criei uma classe que monta uma collection do tipo List contendo os componentes JTextFields, um para cada campo do banco de dados, e retorna essa collection para a janela que deverá ler essa collection e montar os campos na tela.
Maaaasss… não consigo fazer isso funcionar na prática, vejam um exemplo do que estou tentando fazer:

GeraCampos gC = new GeraCampos();
        gC.GeraCampos("especialidades");
        List campos = gC.GetCampos();

for(int x=1;x<campos.size();x++){

JLabel jl = new JLabel();
            jl = (JLabel) campos.get(x);
            jl.setBounds(10, 10, jl.getWidth(), jl.getHeight());
            pnTela.add(jl);
            JTextField jt = (JTextField) campos.get(x+1);
            jt.setBounds(110, 10, jt.getWidth(), jt.getHeight());
            pnTela.add(jt);

}
        pnTela.add(pnTabela);
        pnTabela.setBounds(10, 80, 365, 100);

No código acima estou recebendo uma exception:
Exception in thread “main” java.lang.ClassCastException: javax.swing.JTextField
at Interface.TelaGenerica.initComponentes(TelaGenerica.java:118)
at Interface.TelaGenerica.><init>(TelaGenerica.java:30)
at Interface.TelaGenerica.main(TelaGenerica.java:260)
Java Result: 1

Acredito que não seja permitido fazer o Cast para o tipo JTextField, mas alguém tem alguma idéia de como resolver o problema?

Valew !

Olá

O que é populado nesta lista?

Caso seja somente JtextField, seria legal você usar tipo generic, List<JTextField>, dai vc evita ficar usando cast, e fora que garante que somente será adicionado JTextFields.

Caso tenha outros tipos nesta lista, hum!!!
Tem coisas do tipo instanceOf, funciona mas não é legal fazer.
Acho que pode ser melhor estruturado com interfaces e classes abstratas para remover essa coisa de instanceOf, ok…

Mas debuga certinho e ve o que esta chegando.

Espero ter ajudado
Flwsss

Caso precise de um help, pode entra em contato.

Valew Thiago !

Consegui resolver o problema criando uma classe contendo as propriedades dos JtextFields, aí vou instanciando tantas classes quanto forem necessárias, uma para cada campo, jogo tudo numa collection, aí faço uma iteração nesta collection e vou criando os JtextFields na tela.