Morar em outro país, vale realmente a pena?

[quote=henriquecosta]Vai por mim, não é uma questão de auto estima muitos brasileiros reclamarem do país, é uma realidade, o poderio econômicodo país é referente a seu PIB, o que vale mesmo, o que representa qualidade de vida pra população é o IDH, e neste o Brasil continua entre os piores …
Nunca fui pra Austrália, mas tenho amigos que já moraram lá e me disseram maravilhas, se você for emprego não vai faltar, mesmo que não seja em TI, mas o ponto forte do país é a organização e a educação da população, pra todo brasileiro consciente e que está de saco cheio de corrupção e injustiças sociais é um choque de realidade…
é verdade que como em todo lugar do mundo que tem pessoas lá também há problemas, mas são muito menores[/quote]

O problema é justamente só olhar para os defeitos. Todos os países os tem.

Aqui, raramente coisas boas que o país faz viram notícia. Nossa TV dificilmente valoriza nossos próprios comércios, pontos turísticos, enfim, o que o país tem de bom.

Só a título de exemplo: Quantos programas americanos você já viu que mostram pontos turísticos como Las Vegas? E quantos brasileiros você já viu que mostram que temos o maior e mais equipado Resort Hidromineral do mundo na Pousada do Rio Quente? Quantos documentários nacionais você já viu falando da nossa tecnologia de ponta de extração de petróleo, da tecnologia de manipulação genética que temos na Embrapa e de outras coisas boas que o país tem?

Fala galera,

@Vini - Vini eu concordo em tudo que você falou, no PAIN no GAIN, concordo mesmo e tem que ser direto mesmo, também acho que muitos hoje não faz por merecer e é muita hipocrisia na hora de reclamar.

Agora eu te pergunto … as Universidades Federais estão em greve a 2 meses … culpa dos alunos/professores? Ah, mas, sempre acontece isso … em todo lugar do mundo acontece essas coisas, bom ok … quando eu ia para a escola (estadual) eu tinha direto “aula vaga” … tive que fazer um cursinho a noite para tentar uma faculdade pública, a qual eu não passei … tive que trabalhar de manhã e estudar a noite … tenho que pagar Inglês do meu bolso … convênio médico do meu bolso … na época da facul, comprar um carro para ir e voltar de carro da faculdade, como é que eu vou comprar o livro de 250 mangos e o carro 1.0 de 25 000 … bem que poderia ter um Metrô perto de casa … estou falando da cidade mais rica da América Latina …

Para passar em uma universidade pública, o cara depois que sai da escola pública precisa ralar pelo menos uns 2 anos num cursinho e além disso investir numa escola de Inglês … fazendo tudo isso trabalhando?

Falar hoje que vou pagar 250 num livro é sossegado … mas e quando a faculdade comia 80% do meu salário?

[quote=Zabimaru]Fala galera,

@Vini - Vini eu concordo em tudo que você falou, no PAIN no GAIN, concordo mesmo e tem que ser direto mesmo, também acho que muitos hoje não faz por merecer e é muita hipocrisia na hora de reclamar.

Agora eu te pergunto … as Universidades Federais estão em greve a 2 meses … culpa dos alunos/professores? Ah, mas, sempre acontece isso … em todo lugar do mundo acontece essas coisas, bom ok … quando eu ia para a escola (estadual) eu tinha direto “aula vaga” … tive que fazer um cursinho a noite para tentar uma faculdade pública, a qual eu não passei … tive que trabalhar de manhã e estudar a noite … tenho que pagar Inglês do meu bolso … convênio médico do meu bolso … na época da facul, comprar um carro para ir e voltar de carro da faculdade, como é que eu vou comprar o livro de 250 mangos e o carro 1.0 de 25 000 … bem que poderia ter um Metrô perto de casa … estou falando da cidade mais rica da América Latina …

Para passar em uma universidade pública, o cara depois que sai da escola pública precisa ralar pelo menos uns 2 anos num cursinho e além disso investir numa escola de Inglês … fazendo tudo isso trabalhando?

Falar hoje que vou pagar 250 num livro é sossegado … mas e quando a faculdade comia 80% do meu salário?[/quote]
Camarada, essa é uma realidade brasileira.
A universidade pública, desde muito, tem sido mais acessível a quem é mais abastado do que aqueles que realmente necessitam.
Eu só fiz meu curso superior graças ao plano do prouni, com bolsa integral. Senão, jamais faria (tenho um filho, logo, pagar uma faculdade não seria possível).
Além do prouni 100%, tem o 50% e o fies. É pouco? Sim. Mas é um começo.
Concordo plenamente com tudo que colocou sobre escola pública. Sempre estudei em escola pública, sempre enfrentei problemas com professores desinteressados e greves.
O que o Vini colocou foi sobre pessoas que reclamam e vão pra balada, gastam R$ 80 por noite (80 x 4 = 320, ou mais que um livro).
Entendemos que existem pessoas que não tem como fazer isso (eu era uma delas).
Só que só olhar para o lado negro da força nos torna descrentes em nós mesmos e apáticos, como a maioria é.
Batalhar, mostrar interesse e tudo mais é fundamental.
Quando eu cursava a oitava série, eu tinha que escolher entre estudar no mesmo colégio do bairro onde moro ou fazer o concurso do Colégio Estadual do Paraná, no centro de Curitiba (distante uns 30 Km de onde moro). Meus pais, à época, não podiam pagar o valor da inscrição, embora a renda não permitisse solicitar gratuidade.
Devido a isso, uma professora, à qual sou muito grato até hoje, pagou a inscrição.
Estudei lá por 3 anos, de 1999 a 2001. Posso dizer que não aproveitei como devia, mas me ajudou a ver que podemos sim, com esforço e garra, construir alguma coisa.

[quote=Zabimaru]Aos Curitibanos,

Já ouvi falar que CTBA é cidade modelo do Brasil, mto bom morar por aí?[/quote]
Depende.
Tem coisas boas e ruins.
O trânsito está se tornando caótico, o transporte público, está no limite, saúde, saneamento, infra estrutura estão também. Acontece que a cidade e a região metropolitana cresceram demais populacionalmente e, os investimentos, não acompanharam.
É bom de se morar? Depende do lugar.
Há algum tempo atrás, a RPC, um grupo que possui TVs e jornais, tinha uma campanha intitulada “Paz sem voz é medo” (como o trecho da música d`O Rappa).
Uma das entrevistas foi com o Xandão, guitarrista do grupo, que trocou o RJ pela capital do PR. Ele dizia que aqui não se sente o medo que existe no Rio, embora a violência esteja em todos os lugares.
O custo de vida é quase igual ao de SP, considerando salários e custos dos serviços básicos.
Tem oportunidades? Várias. Boas? Algumas.

Acompanhando o tópico vi que o pessoal está falando da educação fundamental e média no Brasil.

Bom eu atualmente ainda vivencio isso pois estou no 3° Ano do médio.

Em escolas estaduais e municipais realmente a educação é muito defasada… Mas acredito que seja mais pelos alunos do que pelos professores já que aqui no Brasil infelizmente a mulecada só que jogar bola, sair, “curtir” e nada de interesse pelos estudos (não que seja errado fazer essas coisas, longe disso, o problema é que só se pensa nisso). Isso foi uma generalização é claro, existem sim jovens que pensam nos estudos e no futuro, na maioria das vezes influenciados pelos pais. Prova disso é de que muitos colegas que se esforçaram mesmo estudando em escola pública (inclusive eu) conseguiram boas oportunidades de emprego e até de bolsas em boas escolas particulares.

Aqui no estado de SP pelo menos, quem não tem condições de pagar uma escola particular que prepare tanto profissionalmente quanto para os vestibulares, tem que buscar uma escola federal ou uma etec.

Enfim… o que sinto da educação fundamental no Brasil é isso…

Concordo com todos que disseram que cada um tem que correr atrás do que é seu e não esperar pelo governo, que no Brasil existem muitas coisas boas e existe mesmo, é um belíssimo país, até porque se estamos aqui é porque somos a galera da tecnologia e estaríamos chorando de boca cheia não é mesmo?! Então vamos tirar o foco da gente um pouquinho pra analisar melhor e mirar para os milhões que ainda vivem na miséria, sem saneamento básico, sem o mínimo, ou seja, enquanto estamos aqui no guj, tem milhões procurando comida …
E então, qual país oferece melhores condições no geral, Brasil ou Austrália?

Olá Galera,

@machado e @Maracuja - Bom pelo visto está igual a todo o Brasil, o país está crescendo, mas os investimentos não acompanham o ritmo, no fundo ate sabemos o pq hehe. O @machado comentou algo da campanha “Paz sem voz é medo”, interessante que só no Brasil não acontecem protestos igual vemos em outros lugares, também quem faz os protestos? UNE, CUT … pq a Petrobrás não faz nenhuma Greve igual no tempo o FHC? Não estou defendendo partidos e criando nova polêmica … afinal é assim em todo o Brasil, tem uma fala no filme tropa de elite 2 … “Cara o sistema é F… O Sistema é muito GRANDE” … O suficiente para policial federal ser assassinado, promotor e juiz ser ameaçado e tudo parecer normal, e a população comum?

@machado - entendi o que o Vini quis dizer, e sobre a sua história, acredito que quem nos dá forças é Deus e ele coloca pessoas no nosso caminho que nos ajudam e/ou ajudamos ( Não qro outro assunto polêmico sobre crença só minha opinião ) , comigo foi assim também alguém me ajudou muito no meu inicio profissional.

Quanto ao criador do tópico, meu conselho, independente do que for converse com sua esposa e veja o que ela acha, se for mudar faça um planejamento detalhadao, moradia, trabalho, condução, foruns sobre, problemas com visto e outros que podem ocorrer, etc , afinal podemos ir na ilusão de um sonho e realmente virar um pesadelo.

Enfim, vou continuar com meu objetivo base, me graduar e fazer minha pós, até pq não tenho grana o suficiente agora pra me manter fora do país por algum tempo.
Agradeço a ajuda de todos, com esse topic vi que é suma importância sair pela primeira vez do pais por experiência, ao invéz de tentar sair definitivamente sem sequer conhecer as outras fronteiras. No mais, o negócio é conversar muito com a mulher e planejar a vida juntos, mas só de saber que essas criaturinhas mudam de idéia depois que conhecem outro país, já vai me fazer dormir mais tranquilo, caso eu insista em sair do Brasil.

Valeu mesmo :slight_smile:

@Maracuja
Não precisa se desculpar por nada, pelo contrário, agradeço a importante opnião como a dos demais.

Sobre Curitiba, realmente não conheço o trânsito e a situação dos transportes, mas alguem consegue fazer alguma comparação com os de SP?
E quanto a aquisição de imóveis, quanto custaria um apartamento/casa, razoável/básico a 15min de carro do centro? (Pergunta meio superficial mas ok).

Na austrália e em todos os outros países com idh superior

[quote]
Oras, mas nao temos 859 novelas sempre; a maioria mostrando belezas do Rio de Janeiro e do Nordeste principalmente? Agora, divulgar mais tecnologia e etc, talvez fosse um ponto que eu concorde. PS: Mas nao com dinheiro publico, por favor.[/quote]

Aí vem o detalhe…as do Rio e Nordeste, e só. Quantos estados o país tem? E o que ele tem além de turismo? Quais são as grandes empresas nacionais? E quais sãonossas multinacionais? E por que não temos orgulho delas?

[quote]
Superficialmente tambem, um apartamente de dois quartos, nao novo, em um bairro de classe media, eu diria que cerca de 250 mil.[/quote]

Existem imóveis por bem menos. Com 180k dá para achar ap. com essas condições.

[quote=Maracuja]Aqui acho que existe um problema; Pelo menos em algumas empresas.
Se temos que ter orgulho delas, elas que nos facam ter orgulho! Se nao nos orgulhamos de mtas empresas, e porque temos poucas das quais nos orgulhar![/quote]

Mas nem das poucas que tem, nos orgulhamos, porque na maior parte das vezes, sequer temos conhecimento. Nossa imprensa não fala delas, nossos programas não as mostram.
Temos grupos grandes, como o da Positivo, Globo, Ambev, Vale, Sadia… mas nossa imprensa prefere vender mulheres peladas e desgraça.

Quanto aos políticos. Muita gente fala mal da politicagem, se isentando. Políticos também são Brasileiros, e são o reflexo da educação que estamos dando a nossos filhos. Aqui, há ainda mais peso da nossa parte, pois a maioria vem das classes média e alta.

Se você tem orgulho de usar o “jeitinho brasileiro” para levar vantagem no seu dia-a-dia, não reclame dos políticos que tem.
A única coisa que o diferencia deles, é o acesso aos recursos. Talvez você baixe pirataria, ou ache legal ter pirateado as músicas do seu cantor favorito.

Eles, ao invés de roubarem de um fabricante de software, ou de um grupo musical, roubaram do seu bolso.

É exatamente o que penso.
Brasileiro gosta de ser vítima, de se dizer “explorado pelos políticos”, mas esquecem que quem os coloca lá são eles mesmos.
Não quer estudar, não conhece as próprias leis, não deixa passar uma oportunidade de se sobressair com o jeitinho brasileiro.
Aceita bala como troco, aceita troco a mais e não diz nada, falta ao trabalho por causa de ressaca ou para ver jogo de futebol e pega atestado para abonar e não ser descontado.
E eu não estou sendo hipócrita ao falar isso, fiz também, não nego, mas o tempo passa e você percebe que um pouco de honestidade, de esforço e de bom senso é fundamental.
É da cultura dos norte americanos conhecerem as leis, aplicarem o senso de cidadania (assistiram Milk?), denunciarem o que está errado, independente do medo. No Brasil, isso é lenda. Não que não exista aqueles que não se corrompem, mas são raros.
Se o teu vizinho coloca funk para ouvir no último volume, de madrugada, você não faz nada. Se há uma boca de fumo próximo à sua casa, não faz nada. Como cobrar efetividade e reinvidicar algo, se nós não fazemos nem a parte que nos cabe?
“Ah, mas eu posso morrer por isso”. Sim, mas pode morrer, também, se estiver atravessando a rua, saindo de casa e assistir a uma execução ou por uma bala perdida.
Alguém falou do tropa de elite 2, o sistema é gigantesco, pois todos fazemos parte dele. Somos nós os responsáveis pela corrupção e mais ninguém.
“Ah, mas eu trabalho de segunda a segunda, das 8 as 18 e não tenho tempo pra fazer nada”. Errado, cobre dos seus filhos o que aprenderam na escola, reinvidique seus direitos (se o cara sentou na tua cadeira numerada, reclame, retire-o dali, se recebeu troco em bala, recuse, se recebeu a mais, devolva, seja honesto).
Só mudaremos algo se mudarmos a educação que as crianças (nosso filhos) estão recebendo agora.

[quote=Maracuja]No brasil a coisa e tao feia, que uma vez quando um individuo soube que eu so usava softwares originais, comprava CDS de musica ainda e etc, vc acaba sendo taxado de babaca!!! kkkk

Eis o Brasil!!![/quote]

++

Também acho extremamente ridículo ver alguém caçoar o seu semelhante por vê-lo comprar mídias originais. Claro que o problema é global, mas se for analisar as vendas de mídias ( especialmente jogos ), em lugares como EUA e Japão, dificilmente eu acreditaria que as pessoas por lá seriam caçoadas nesse aspecto.

Oi Bruno, eu moro aqui na Nova Zelandia desde 2008, fica ao lado da Australia no mapa.

Entao cara, a Australia e’ um pais bem grande.
Veja a distancia entre Perth x Sydney ou Brisbane(Leste x Oeste).
Tambem veja a distancia, entre Melbourne x Darwin(Sul e Norte).

Posso te afirmar que existira Brasileiros na cidade que voce escolher ir.
Antes de sair do Brasil deixe todos os seus familiares no Skype, ajuda e muito.
Recomendo ao chegar procurar atividades em grupo na cidade que voce estiver, tente se integrar.

Depende, o que voce considera felicidade? :slight_smile:

Enfim, eu recomendaria voce ir, arranjar emprego e depois “importar” ela. :lol:
Se ela nao gostar voce voltar com ela (ou nao), pelo menos voce tentou… :smiley:

As ruas/rodovias/estradas na Australia sao otimas como as descritas pelo Maracuja.
Nao tenho ideia quanto ao sistema de saude, mas deve ser tao bom quanto ao da NZ / Canada.

Na Australia ha demanda de desenvolvedores intermediarios e seniors.
O que vai fazer a diferenca sera’ o seu nivel de ingles e idade.

No fim sera sua determinacao e vontade - faca um plano e siga.
Boa sorte! :thumbup:

Fala keller, beleza cara?

Nesse final de semana conversei bastante com a mulher, pesquisamos muitos lugares, inclusive em Curitiba, conforme eu havia citado, e o Vini/drsmachado deram as dicas.

A gente meio que definiu assim:
Nos formaremos e faremos pós em São Paulo, isso dará uns 3 anos, então começaremos a procurar trabalho em Curutiba (ainda não sei como fazer isso, essa transição será dificil, pois não poderemos parar de trabalhar, afinal, pagaremos todas as nossas contas, e caso a gente não de conta, ninguem da familia terá meios de nos ajudar, basicamente, um casal comum).
Achando algo em Curitiba, dando pra pagar as contas e alugar algo, nos mudaremos.

Nesses 3 anos, tentaremos deixar nosso inglês em um nível bom, tenho meios de treinar via skype/ventrillo com alguns nativos da língua, acredito que isso ajudará bastante.

Então, procuraremos algo fora do país, de 6 meses a 1 ano para conhecer e ter a experiência, mas nada definitivo ainda. Depois desse período, decidir algo.

O plano é esse, no papel é tudo lindo e maravilhoso, agora é so ir o adaptando no meio do caminho pois nunca saberemos do amanhã e ver se realmente conseguiremos.

Pesquisei sobre Curutiba, moradia, aspecto, custo, e confesso que gostei muito do que vi.
Pesquisei o índice de empregos com base no infojobs (bons quantificadores), e Curitiba tem 6x menos empregos que SP, porém 10x habitantes a menos, isso falando apenas das capitais, achei bem razoável, por mais superficial que seja a análise.

Keller, as políticas de imigração da NZ são parecidas com as da Austrália? E sobre o clima?

Enfim, agradeço a ajuda de todos, essa última semana me ajudou bastante a refletir sobre meu futuro, como falei com minha futura esposa, a única coisa que deve nos segurar em SP, é caso apareça alguma não boa, mas sim incrível oportunidade de emprego, pra conseguir aturar ter que pagar quase 400k num imóvel pra aindar não morar a 30min do trabalho. Não estou cuspindo no prato que como, até porque pessoalmente acho que consegui um ótimo emprego para um estudante na minha situação, algo que eu só esperaria após minha graduação que vem daqui a 1 ano e meio, mas, o fato de sexta-feira eu ter demorado 3h30 pra chegar em casa devido a problemas nos trens (luz->jundiaí, a noite) e quase ter sido atropelado por um Fox fazendo retorno em lugar proibido, que de quebra o passageiro arremesou uma caixa de papelão no meio da rua (porco do kct), meio que me deixaram um pouco desapontado com a rotina paulistana.

Enfim, fica o desabafo, boa semana a todos :slight_smile:

[quote=Bruno M Gasparotto]Outro ponto importante é, vou me casar no final do ano que vem, e minha futura esposa já disse que não quer sair do Brasil, o máximo que ela gostaria de fazer um dia, é mudar de São Paulo (capital, onde vivemos) para Curitiba.
[/quote]

Já seria um bom começo,Curitiba deve ser Top 3 no Brasil em questão de qualidade de vida,senão a melhor.

De uma pesquisada em Porto Alegre - RS a qualidade de vida la e’ bem boa.
E nas ferias voce podera ir ao litoral de Santa Catarina, 4hrs pela freeway e com alguns trechos da BR101 ja duplicado.

A politica de imigracao da NZ e Australia sao quase as mesmas, a da NZ e’ um pouco mais flexivel.
Cidadoes Australianos podem se mudar e viver na Nova Zelandia e vice-versa.

Quanto ao clima, aqui na NZ e’ mais frio do que na Australia em geral.

Durante o inverno tenho que descongelar os vidros do carro quase todas as manhas por exemplo.
Tambem durante o inverno normalmente por volta das 4.30pm comeca a escurecer - 5pm esta noite.

O verao e’ tao bom quanto o verao do Brasil, a diferenca e’ que fica noite as 9pm.
Porem nao tao quente quanto ao Brasil ou quanto a Australia.

Note que tanto aqui(NZ) e na Australia existe um grande indice de cancer de pele.
Isso porque a camada de ozonio e’ mais fina em cima da NZ e Australia.

Enfim, boa sorte com seus planos! :thumbup:

Keller voce disse: "Na Australia ha demanda de desenvolvedores intermediarios e seniors.
O que vai fazer a diferenca sera’ o seu nivel de ingles e idade. ", muita idade, mais difícil arrumar um emprego?

Sim. E isso acontece nao apenas aqui(NZ), mas tambem ai no Brasil.
Na minha opiniao idade ideal de arriscar e’ antes dos 40(quarenta) anos de idade.
Vale lembrar que em qualquer posicao intermediario/senior o nivel de ingles fara a diferenca.

Como falei, possibilidades existem; mas as vezes nao da certo… vou ilustrar

Conheci um cara que tinha tudo pra dar certo, ele falava ingles muito bem,
fez pos-graduacao, bacharel, tirou certificacoes e alem disso ja era um desenvolvedor senior.

Nao conseguiu oferta de emprego aqui(NZ) foi tentar na AUS, mesma coisa.
O que aconteceu? Nao sei! Acho que ha tambem um pouco de sorte nisso tudo, e saber se vender…

Enfim, boa sorte aos que se aventurarem. :thumbup:

*(editado 08/02/2013 = acho que ate’ os 40 anos pra um dev senior com ingles avancado pode dar certo)