Morar em outro país, vale realmente a pena?

[quote=Maracuja]Vou dar a minha contribuicao, sou Analista de Sistemas e fazem cerca de 18 meses que moro no Canada.

[quote=Bruno M Gasparotto]Bom dia amigos do GUJ,

Sei que esse assunto já apareceu aqui muitas vezes, tanto é que passei 2h lendo o forum em topicos sobre isso, mas minha situação tem algumas particularidades, e acredito que ninguem melhor do que vocês programadores, inclusive os que já trabalharam em outras terras, podem me dar uma opnião valiosa que irá pesar em minha decisão.

Meu cenário é o seguinte, sempre tive vontade de morar em outro país, particularmente a Austrália, além de ter um tio que mora lá ha cerca de 5 anos e adora o lugar (infelizmente me fugiu a cidade em que ele trabalha).

[/quote]

Ter alguem da familia por perto ajuda bastante pois a vida pode ser um pouco solitaria no inicio. Minha esposa tem uma tia que mora em Cincinnati que sao cerca de 750 KM de Toronto, onde estou atualmente. Ja fomos nessa tia da minha esposa no natal e em outros dois feriado. E bom encontrar alguem da familia de vez em quando.

[quote=Bruno M Gasparotto]Bom dia amigos do GUJ,

O que mais me deixa decepcionado em morar no Brasil, é a política corrupta do país, que nos afeta bruscamente, acredito que nesse ponto nem preciso entrar em detalhes devido a roubalheira escandalosa que existe por aqui, por mais que eu ame estudar, sei que o retorno em outro lugar poderia ser melhor. Violência e falta de estrutura, são outros fatores que me chamam a atenção também.

[/quote]

Eu do brasil ja perdi a esperanca, principalmente quanto aos politicos e a politica. Eles sempre roubaram, roubam, e vao continuar roubando. Alem de politicos corruptos, eles sao na maioria das vezes muito incompetentes! Ainda aqui as vezes acompanho noticias do brasil mas devia parar com isso, e simplesmente seguir o conselho de um amigo mais velho (quase 50 anos) que me disse uma vez: “Nao perca tempo acompanhando esses casos de corrupcao e etc, invariavelmente nada vai acontecer, ninguem vai ser preso e vc vai ficar decepcionado.”

O retorno em um outro pais, alem do retorno financeiro ser melhor; a estrutura, qualidade de vida que vc pode ter aqui, seguranca, saude (no Canada o sistema de saude e universal, gratuito e bom) e etc e simplesmente incomparavel!

So vindo para ca, morando e etc vc podera ver o quanto o Brasil e ruim!!! Mto ruim!!! Vou exemplificar um pouco para que vc veja que nao falo besteira.

TRABALHO

Quanto a Salario:

Para mim que ja sou senior (8 anos de experiencia). O salario aqui e geralmente melhor que o do Brasil; a grosso modo vc pode pegar os salario de SP e aplicar aqui, tanto como CLT como PJ, os valores em (unidade) sao bem parecidos. Por exemplo, se um salario que pague 7 mil reais em SP CLT, aqui vc vai ter o equivalente a 7 mil dolares. Esse e um salario que nao e nada dificil de conseguir aqui, ou seja vc vai ganhar aqui, quase 15 mil reais! E isso, como “CLT”! Vi que vc comentou de CTBA; morei la varios anos antes de vir para ca, se vc for senior e conseguir um emprego que te pague 7 ou 8 mil reais como PJ se sinta bem feliz ja (lembrando, isso para Senior)! E claro que existem vagas que pagam melhor em CTBA, estou tentanto falar de um salario nao tao dificil de conseguir. Tambem existem vagas que pagam bem melhor aqui. Aqui mesmo na empresa onde estou existem Seniores (profissionais bons, com la seus 20 anos de XP) ganhando cerca de 100 dolares por hora como “PJ”.

Quanto ao trabalho em si:

O trabalho aqui e muito mais tranquilo, planejado e etc. No brasil estava acostumado a trabalhar finais de semana, isso em pelo menos 3 das 4 empresas para as quais trabalhei mais tempo. Nao era incomum fazer 220~230 horas por mes. Conversando com um amigo semana passada, ele comentou assim… “A epoca em que vc nao tinha vida”.

Aqui a semana de trabalho e de 37.5 horas semanais, desde que estou aqui so fiz hora extra quanto implementamos novas releases, que ocorrem a cada 3 meses. Chego no trabalho as 8:30, as 16:30 ja estou indo para casa!!! E incrivel chegar em casa nesse horario e poder aproveitar a vida!

Conheci minha esposa em SC, morei la um tempo. Quando decidi voltar para Curitiba (havia estudado la) ela nao queria, depois gostou tanto de curitiba que nao queria sair de la. Resolvi vir para o Canada, consegui um emprego em Calgary, Alberta. Ela nao queria vir, quase desisti de vir por causa dela, teve choro e etc. Depois de uns meses morando la, ela amou tanto que disse: “Jamais quero ir embora daqui”. Pois naos e que alguns meses depois consegui um emprego em Toronto, la estava eu de mudanca mais uma vez, ela nao querendo ir; no entanto hoje ela ADORA aqui tb, inclusive acha melhor do que Calgary.

O importante e deixar claro para sua esposa que nada e definitivo, vc pode vir para ca (ou Australia, onde queira) ficar algum tempo, se vc nao gostar vc simplesmente volta para o brasil! Melhor saber que vc tentou, foi atras dos seus sonhos, do que se arrepender pelo resto da vida e somente imaginar como poderia ter sido!!

O PAIS

O retorno E maior em um bom pais de primeiro mundo sem duvida alguma. Vc alem de ganhar mais, vai pagar BEM mais barato pelas coisas. Veja este exemplo:

http://xpock.com.br/esse-e-o-ford-mustang-2013-e-isso-e-uma-palhacada/

Seguranca

A seguraca aqui e ridiculamente boa, claro que existem crimes e etc, mas e MTO mais seguro que o brasil. Digo riculamente pq e bem isso mesmo, por exemplo: Vejo as vezes aqui uma simples batida de transito, sem feridos, o individuo mal encostou no outro carro, aparecem, 3 viaturas da policia (Dodge Charger, parecido com um camaro), uma ambulancia ou mais, um carro dos bombeiros ou mais!!! E incrivel como acontece qualquer coisinha e vc ve um sem numero de sirenes no lugar!

E possivel andar a noite pelas ruas sem medo, sem medo de parar em sinaleiros e etc.

Saude

Estou com pedras nos rins e tive a oportunidade de comecar a utilizar o sistema de saude Canadense. Fui muito bem atendido, os hospitais sao novos, modernos, e super equipados. Ja fiz varios exames (2), como com este equipamento entre outros. Tudo sem custo. Aqui vc se sente tranquilo, pois sabe que se tiver algum problema, vai ser atendido com presteza e eficiencia!

Qualidade de vida

E incrivel como existem muitas areas verdes aqui! Com excecao do centro de toronto, obviamente, os bairros e cidades metropolitanas sao MUITO arborizadas! Perto de casa mesmo corre uma cliclovia (pathway, como eles chamam aqui, nao so para bicicletas) beirando um riacho, facilmente e uma faixo com pelo menos 50 metros de largura, as vezes bem mais, com varias arvores, gramados, parquinhos para criancas e outras coisas. No raio de 300 metros de casa, e possivel encontrar, 6 campos de futebol (como nao e o canada 5 vezes campeao mundial de futebol!!!), 6 quadras de tenis, 3 campos de baseball, uma cancha de bocha! Existem piscinas publicas tambem, entre outras coisas!

Existem mais parques onde vc pode ir, praias (as dos grandes lagos, quebram um galho), mtas lojas, cinemas. Opcao para todos os gostos! Jogos da NFL, NHL, NBA, shows, eventos. Enfim…

Infra-Estrutura

As ruas nao tem buracos (ta vc encontra alguns, mas e BEM raro!!), as estradas, MEU as estradas… incrivelmente boas, de toronto ate a fronteira com US (London-Detroit) e um TAPETE, na maioria do percurso de 3 a 4 pistas, as vezes 6, nunca menos que 2. Em toronto vc tem como meio de transporte publico, onibus, trem, bondinhos e metro.

Planejamento e tudo na vida.

CONCLUINDO

Eu acho que vale a pena a experiencia, vc sempre pode voltar; Eu mesmo nao penso em ficar aqui para sempre, vou ficar aqui pelo menos mais uns 3 anos e pegar a Cidadania Canadense, que e meu objetivo agora, depois vejo o que faco.

Depois de morar aqui esse tempo, posso dizer, o Brasil e mto pobre e esta a anos luz de um pais como Canada, Australia, Alemanha, Japao, Suecia, USA e etc. (que devem ser parecidos com o Canada). Sinceramente nao acredito que o brasil chegue neste nivel em 50, nem 100 anos. So morando aqui um tempo para ver o QUAO distante estamos disso.

Sinceramente, a vida aqui e muito mais facil e melhor. Se eu tivesse mais familia aqui, certamente JAMAIS voltaria para o Brasil.

Espero que este post te ajude.[/quote]

Desculpe o “up”, mas não pude evitar.

[quote=Maracuja][quote=ViniGodoy ]
Nós temos que parar de achar que vivemos no pior país do mundo. Não é o melhor, mas também não é tão ruim assim. Estamos em franco desenvolvimento e somos nada menos que o país mais poderoso da america latina.
[/quote]

Realmente, nao somos o pior, existem paises piores na Africa e na Asia. Me atrevo a dizer ainda que nao e TAO ruim tambem para o caso de profissionais de TI, pois o mercado nao e ruim e os salarios tambem nao sao tao ruins. Mas para a maioria da populacao e bem ruim. Se vc tiver um salario de 8~9 K vc ja pode se sentir um privilegiado parte de 2% da populacao brasileira. A minoria dos profissionais de TI vai atingir esses valores.

O pais mais poderoso da america latina, pq temos tamanho, grande populacao e um alto PIB. O chile esta avancando muito mais que o brasil, Colombia indo bem tambem.

Nao estamos indo mal, mas o PIB Americano tem grandes chances de ser maior que o do Brasil neste ano. A diferenca esta aumentando e nao diminuido praticamente. Isso que os EUA sao o CENTRO da crise!!![/quote]

Desculpe o “up”, mas não pude evitar.

Keller e Maracuja, como vocês conseguiram uma vaga de emprego fora daqui? Indicação, envio de currículo para sites gringos, multinacional ou simplesmente ousaram mudar-se para o pais com visto de turista e sem emprego?

Ola, no meu caso eu primeiro consegui um visto permanente (via um processo de imigracao para trabalhadores qualificados), vc chega no pais com todos os direitos de um cidadao canadense, no entanto nao pode votar. Depois de 3 anos vc pode requerer a cidadania canadense (vou dar entrada na minha em menso de 6 meses! :D). De posse do visto, mandei 1 curriculo e ja consegui um emprego! :smiley: Tinha um amigo que ja estava em montreal, e me indicou uma emrpesa com vagas abertas, dei sorte, foi facil (ao menos esta parte). Creio que o complicado e vc conseguir o visto.

Bom, se vc fazer isso, vc ja comecou errado e tem grandes chances de nao dar em nada a sua aventura, a nao ser rasgar dinheiro. Visto de turista nao te permite trabalhar, nenhuma empresa vai te contratar. A unica chance aqui (ou 99.9%) e que vc consiga um subemprego, acabe virando um imigrante ilegal e etc etc.

Nao lembro como o Keller fez, mas se nao estou enganado, ja li aqui acho, ele fez o processo de imigracao tambem.

Vc vai encontrar mais alguns esclarecimentos como este abaixo

Nesta thread aqui.

Espero que ajude.

[/quote]

Obrigado pelo texto maracuja. Infelizmente, parece tendência as portas estarem se fechando para quem deseja morar num lugar melhor =/. Passei a manhã realizando algumas pesquisas sobre a Nova Zelândia e, ao que parece, deve ser um dos mais “fáceis” para migrar. Muitos profissionais qualificados na NZ vão para a Austrália em busca de melhores salários, o que faz com que o país sofra com uma crise de profissionais qualificados.

No mais profundo de meu ser (veja só que poético) penso em sair do Brasil e construir uma vida nova longe daqui. Mas esse é um projeto distante, creio que precisarei de, pelo menos, uns cinco anos para me qualificar devidamente. Embora eu seja jovem (19 anos) vou começar desde já para sair o quanto daqui. Apenas espero que até lá não seja tarde demais.

Ola, no meu caso eu primeiro consegui um visto permanente (via um processo de imigracao para trabalhadores qualificados), vc chega no pais com todos os direitos de um cidadao canadense, no entanto nao pode votar. Depois de 3 anos vc pode requerer a cidadania canadense (vou dar entrada na minha em menso de 6 meses! :D). De posse do visto, mandei 1 curriculo e ja consegui um emprego! :smiley: Tinha um amigo que ja estava em montreal, e me indicou uma emrpesa com vagas abertas, dei sorte, foi facil (ao menos esta parte). Creio que o complicado e vc conseguir o visto.

Bom, se vc fazer isso, vc ja comecou errado e tem grandes chances de nao dar em nada a sua aventura, a nao ser rasgar dinheiro. Visto de turista nao te permite trabalhar, nenhuma empresa vai te contratar. A unica chance aqui (ou 99.9%) e que vc consiga um subemprego, acabe virando um imigrante ilegal e etc etc.

Nao lembro como o Keller fez, mas se nao estou enganado, ja li aqui acho, ele fez o processo de imigracao tambem.

Vc vai encontrar mais alguns esclarecimentos como este abaixo

Nesta thread aqui.

Espero que ajude.

[/quote]

Obrigado pelo texto maracuja. Infelizmente, parece tendência as portas estarem se fechando para quem deseja morar num lugar melhor =/. Passei a manhã realizando algumas pesquisas sobre a Nova Zelândia e, ao que parece, deve ser um dos mais “fáceis” para migrar. Muitos profissionais qualificados na NZ vão para a Austrália em busca de melhores salários, o que faz com que o país sofra com uma crise de profissionais qualificados.

No mais profundo de meu ser (veja só que poético) penso em sair do Brasil e construir uma vida nova longe daqui. Mas esse é um projeto distante, creio que precisarei de, pelo menos, uns cinco anos para me qualificar devidamente. Embora eu seja jovem (19 anos) vou começar desde já para sair o quanto daqui. Apenas espero que até lá não seja tarde demais.[/quote]

É barra mesmo colega.

Ultimamente venho ponderando bastante a possibilidade de tentar a vida em outro país. Também sou novo, 21 anos, mas já planejo o futuro.

É mais uma questão de se sentir “um estranho no ninho”. Sabe quando parece que você não pertence a um lugar? Me sinto assim aqui. Só é “bom” quem é espertalhão e “passador de migué”…

Enquanto lá fora a regra são exemplos de cidadania e esforço, aqui a regra são práticas pra se dar bem em cima dos outros. Sinceramente eu ando cansado desse país, cansado desse lugar que não valoriza e nem ao menos reconhece quem trabalha duro por uma boa causa.

Vão dizer que a situação tá assim porque ninguém se esforça pra mudar. Eu me esforço, mas a tal mudança só vai vir daqui a meio século, pelo menos! É uma cultura de vadiagem e roubalheira tão enraizada que só o tempo vai melhorar…

maracuja, uma pergunta importante: você saiu do Brasil com alguma certificação? Se sim, o quanto isso te ajudou? Senão, o quanto isto te fez falta?

Eu tenho 4 certificacoes, eu acho que ajude, e claro, mas nao acho que seja decisivo. Melhor e vc ter uma boa formacao universitaria, isso sim. Acho que serve mais como um bonus, quem sabe ate um criterio de desempate entre dois profissionais igualmente qualificados.

Acho que falta nao deve fazer nao.[/quote]

Obrigado, seus esclarecimentos são de grande valia.

Eu vim para a NZ como turista estudar Ingles, o plano era estudar e tentar algo por 3(tres) meses.
Porem, antes de vir pra ca eu enviei meu curriculo para as empresas atraves dos websites de emprego.

Meu curriculo foi bem recebido pelas empresas de RH e a maioria respondeu querendo marcar uma entrevista.
Entretanto, vale lembrar que eu vim pra NZ em 2008, hoje em dia eu nao tenho ideia de como as coisas estao.

Enfim, depois de um mes estudando Ingles aqui, eu decidi que gostaria de tentar algo.
Apliquei para algumas oportunidades e eventualmente duas empresas se interessaram em patrocinar meu visto.
Depois do visto de trabalho, apliquei para a residencia, e logo mais estarei aplicando para a cidadania.

Websites de emprego na NZ - os mais populares:
http://www.trademe.co.nz/jobs
http://it.seek.co.nz/

Espero que tenha ajudado.
Boa sorte! :smiley:

[quote=keller][quote=Júlio Murta]

Websites de emprego na NZ - os mais populares:
http://www.trademe.co.nz/jobs
http://it.seek.co.nz/

[/quote]
[/quote]

Pelo que sei, a Nova Zelândia permite apenas 20h semanais de trabalho para estrangeiros com visto de estudante (no caso de um intercâmbio). Pelas pesquisas que fiz, é relativamente fácil encontrar serviços temporários e TI (com contrato entre 3 ou 4 meses) mas poucos são Part Time, o que dificulta para quem está na condição de estudante estrangeiro =/.

Vi também os currículos de vários profissionais de TI na NZ e notei que muitos são provenientes da India (e em alguns casos da China). Vi que você citou em outro posts que há bastante racismo com os indianos e chineses. Minha pergunta: você já sentiu discriminado pelos nativos pelo fato de ser brasileiro?

O visto de trabalho que permite 20h de trabalho semanais tem seus requisitos:
http://www.immigration.govt.nz/migrant/stream/study/canistudyinnewzealand/allaboutvisas/

Existe tambem o “working holiday visa” mais informacoes abaixo:
http://www.immigration.govt.nz/migrant/stream/work/workingholiday/brazilwhs.htm

Isso e’ tudo o que eu sei sobre vistos para a NZ.
Talvez esse site ajude: http://www.gobrazilian.co.nz

Oportunidades certamente existem para aqueles que arriscam :wink:
E as experiencias vao sempre ser diferente de pessoa pra pessoa.

Existe um pouco de preconceito ou discriminacao (racismo e’ uma palavra forte) em relacao aos Chineses e Indianos.
Muito antes pelo contrario, sempre fui muito bem tratado pela grande maioria dos nativos.

Se tiver mais duvidas basta perguntar.
Valeu, abraco! :smiley:

Caramba que inveja! Aqui na NZ eles mudaram isso, antigamente era 3(tres) anos.
Porem a maioria (mais da metade) dos novos cidadoes se mudava para a Australia.
Entao mudaram as regras, agora sao 5 (cinco) [longos] anos de espera.

[quote=Maracuja][quote=keller][quote=Maracuja]
Depois de 3 anos vc pode requerer a cidadania canadense - vou dar entrada na minha em menso de 6 meses! :smiley:
[/quote]
Caramba que inveja! Aqui na NZ eles mudaram isso, antigamente era 3(tres) anos.
Porem a maioria (mais da metade) dos novos cidadoes se mudava para a Australia.
Entao mudaram as regras, agora sao 5 (cinco) [longos] anos de espera.

[/quote]

Pois e uma boa mesmo, aqui porem acho que boa porte se muda para os EUA… hehehehehe
Eu mesmo conforme for, sigo este caminho.

Alem do mais, pra vc, mais dois anos, devem passar rapido… afinal… o tempo voa…[/quote]

Cidadão canadense tem passagem livre para os EUA? Como funciona isso?

[quote=Maracuja]Bom, nao e bem assim, mas quase. Devido ao NAFTA, com a cidadania canadense posso conseguir o TN 1, que e muito mais simples do que o TN 2 (para mexicanos); Basicamente, posso simplesmente chegar num posto de fronteira americana e de posse de uma “Job Offer” de uma empresa americana conseguir o TN 1 na hora! Na fronteira! Simples assim.

E uma boa nao!?

[]'s[/quote]

É bem interessante. E me parece não ser tão difícil assim. Com esse TN1 você ganha o direito de trabalhar e morar nos EUA então?

Eu particularmente acho o USA um pais bem bacana pra se morar.
Especialmente se tu ficar em umas das costas, perto do mar.

Verdade cara, agora faltam apenas 9(nove) meses para eu poder aplicar para cidadania.
Com sorte tudo corre bem! Mas eu nao tenho ideia de sair da NZ; por enquanto.

Quanto custa a passagem de aviao por ai? Isso que e’ complicado aqui na NZ e Australia sao um tanto isolados.
Nem me fale em comprar casa, uma casa (boa) aqui na NZ nao sai por menos de 500mil.

Interessante, mesma coisa aqui, na Australia o clima e’ melhor, e os salarios na Australia sao de 10% a 15% maiores que aqui, alem da moeda ser mais valorizada.
Porem, por la (Australia) parece que todo animal ta querendo te matar! Hahahah
http://www.australiangeographic.com.au/topics/wildlife/2013/03/30-of-australias-deadliest-animals/

Na pior das hipoteses, tu volta, ao Canada! Hahah

[quote=keller][quote=Maracuja]
Eu nao tenho nenhum preconceito contra os EUA, na verdade, acho mto bom por ser um pais imenso e com todo tipo de cidade e lugares, frios, quentes, perto de montanhas ou perto do mar… cidades boas, quase como as canadenses (criminalidade e etc) outras ja mais perigosas como as brasileiras quase (Detroit)… e um mar de possibilidades… eu especialmente tenho pensado, tenho que conhecer ainda, Atlanta (Georgia), Raleigh (North Carolina)… ou ate algum lugar na Florida, onde posso encontrar cidades com precos de casas bem mais baratos do que os de Toronto (1/3)…
[/quote]
Quanto custa a passagem de aviao por ai? Isso que e’ complicado aqui na NZ e Australia sao um tanto isolados.
Nem me fale em comprar casa, uma casa (boa) aqui na NZ nao sai por menos de 500mil.

Interessante, mesma coisa aqui, na Australia o clima e’ melhor, e os salarios na Australia sao de 10% a 15% maiores que aqui, alem da moeda ser mais valorizada.
http://www.australiangeographic.com.au/topics/wildlife/2013/03/30-of-australias-deadliest-animals/

Na pior das hipoteses, tu volta, ao Canada! Hahah[/quote]

Falando em padrões brasileiros, o que você define como uma casa boa na NZ? Se possível, mostre uma foto.

[quote=Maracuja][quote=Júlio Murta][quote=keller][quote=Maracuja]
Eu nao tenho nenhum preconceito contra os EUA, na verdade, acho mto bom por ser um pais imenso e com todo tipo de cidade e lugares, frios, quentes, perto de montanhas ou perto do mar… cidades boas, quase como as canadenses (criminalidade e etc) outras ja mais perigosas como as brasileiras quase (Detroit)… e um mar de possibilidades… eu especialmente tenho pensado, tenho que conhecer ainda, Atlanta (Georgia), Raleigh (North Carolina)… ou ate algum lugar na Florida, onde posso encontrar cidades com precos de casas bem mais baratos do que os de Toronto (1/3)…
[/quote]

Na pior das hipoteses, tu volta, ao Canada! Hahah[/quote]

Falando em padrões brasileiros, o que você define como uma casa boa na NZ? Se possível, mostre uma foto.[/quote]

Pode encontrar umas ali… facil procurar, digite no google

[a cidade coloque aqui] real state

Certamente nao sao os barracos brasileiros![/quote]

Muito diferente do Brasil. Hoje voltando do serviço para a casa observei o quanto os moradores de minha cidade (Guarulhos) são obrigados a viver cercados dentro de suas casas (com portões altos e fechados, janelas com grades, câmeras de vigilância e cerca-elétrica nos muros), tudo para diminuir os riscos de ter a casa invadida. Sem contar a quantidade de barracos e casas construídas em terrenos invadidos.

É realmente estranho observar as casas das fotos que você postou e imaginar que aquilo seja para a classe-média. E mais estranho ainda é imaginar que muitas casas não tem portões, no máximo, algumas com cerca baixa.

Por aqui, Auckland x SP sai por mais ou menos 1400 nzd (return), dependendo de promocoes, datas, etc.
Porem a viajem e’ longa e pode passar de 20 horas de voo, que e’ um saco!
E em questao a voos internos e para o USA? Imagino que seja barato.

Por aqui voce encontra voos baratos nesses websites:
http://www.jetstar.co.nz/
http://grabaseat.co.nz/

O que te fez colocar o Canada como “Plano A”?

O preco das casas aqui na NZ - empresas mais populares:
http://www.harcourts.co.nz/

Porem aqui na NZ voce tem que ficar esperto com as “leaky houses”.
Sao casas construidas com material ruim e que tem infiltracao.

[]'s

[quote=Maracuja]

Basicamente 3 coisas:

• Ser o pais com provavelmente um dos maiores niveis de imigrantes hoje em dia e muito multicultural. (No Canada 20% da populacao sao imigritantes, em cidades como Toronto esse nivel chega a 49%, na verdade, morando aqui, acho que tem mais do que isso afinal!!! :D)
  • Proximidade com os EUA (maior e melhor mercado para gente)
  • Proximidade com o Brasil

Esse outro nao contou tanto.

• Cidades entre as melhores do mundo para se viver (Sei que as AUS e NZ tb sao… entao nao conta muito ne! :D)

Vlw[/quote]

Realmente, se eu tivesse que escolher algum lugar fora pra morar e trabalhar, o Canadá seria um deles.

Do lado dos EUA, política de imigrantes muito mais flexível (convenhamos, os EUA é o país mais difícil do mundo pra ir morar) e qualidade de vida alta.

Para os interessados, Saskatchewan esta com processo de imigracao “facinho”, basta ser de uma das varias areas profissionais (entre as quais, Veterinarios, Dentistas, Engenheiros, Quimicos, Matematicos, Medicos, Trabalhadores Sociais, Enfermeiros, Encanadores, Eletricistas, etc.) e falar ingles (comprovado por teste, aplicante principal apenas).